segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PROJETO: COMER BEM DESDE NENÉM (ALIMENTAÇÃO)



TURMA: BERÇÁRIO I A VESPERTINO
PROFESSORAS: TATIANI E SUZANA

PROBLEMÁTICA: Por que precisamos diversificar nossa alimentação?

JUSTIFICATIVA: Com o crescimento das nossas crianças, precisamos de uma dieta apropriada para os menores, mesmo que no CEI, o cardápio seja de acordo com as necessidades das crianças, percebemos a má aceitação de alguns alimentos, também é uma maneira de incentivar a reeducar a alimentação aliando este projeto com a família. As crianças desde muito pequenas devem ser estimuladas a desenvolver bons hábitos alimentares, ter um cardápio diversificado. A experimentação de frutas, verduras e legumes pode virar uma brincadeira e oferece liberdade as crianças terem iniciativa própria e sozinhos podem descobrir o gosto diversificado e divertido de outros alimentos.
Hoje em dia é muito comum às famílias serem consumidoras de alimentos rápidos e fáceis de fazer, mais através desta facilidade se esconde o perigo, as pessoas não percebem e acabam deixando de lado uma alimentação mais saudável e apropriada para os adultos e principalmente para as crianças que em fase de crescimento precisam de uma dieta balanceada. Não que os doces, chocolates e os alimentos industrializados não possam ser consumidos, mais de maneira razoável, para não se tornarem prejudiciais a saúde.

OBJETIVO GERAL:
·         Introduzir os diferentes alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual e reconhecer a importância de consumir alimentos saudáveis.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de estimular  a criação de bons  hábitos alimentares;
·         Identificar as preferências alimentares das crianças;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde, dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos mesmos;
·         Identificar cores, texturas e os diferentes sabores.

CONTEÚDOS:
·         Linguagem: Oral, corporal, comunicação e expressão;
·         Artes visuais: exploração de materiais;
·         Música: Diversidades sonoras;
·         Identidade e Autonomia: Alimentação.

METODOLOGIA:
·         Bilhete solicitando aos pais frutas variadas e realizar uma experimentação, manuseio e observação das mesmas com os bebês;
·         Dia da alface: Manuseio e experimentação da mesma;
·         Fantoches de frutas e verduras para a explicação e contação de histórias;
·         Máscaras de frutas e verduras para manuseio;
·         Músicas relacionadas a alimentação, comer comer, meu lanchinho, sopa...;
·         Contação de história: O sanduíche da Maricota, e após a contação da história folhear revistas e procurar alimentos e mostrar aos bebês;
·         Confecção da maçã gigante pintada com as mãozinhas dos bebês;
·         Solicitar aos pais o rótulo ou imagem do alimento preferido do seu filho;

CRONOGRAMA: Um mês.

AVALIAÇÃO:
·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·         Aceita diferentes alimentos;
·         Experimenta e explora diferentes materiais;
·         Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·         Balbucia.


AVALIAÇÃO FINAL

O projeto alimentação foi muito produtivo, as crianças demonstraram adorar o projeto.
A atividade que mais chamou a atenção da turma foi à degustação de frutas que os pais trouxeram de casa, todos experimentaram as diversas frutas e demonstraram adorar as diferentes frutas.
As famílias também participaram do projeto trazendo para o CEI a fruta diferenciada utilizada no projeto e também o alimento que o seu filho mais gosta para a confecção do painel com os alimentos preferidos das crianças.

Um projeto muito tradicional que para nossas crianças da turma do berçário I “A” foi uma novidade atrás da outra, com certeza foi de grande contribuição para o desenvolvimento de cada criança.

























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