TURMA:
BERÇÁRIO I A MATUTINO
PROFESSORAS:
DENISE E TÂNIA
PROBLEMA: Será que eu
condigo fazer esse barulho também?
JUSTIFICATIVA: Desde o
nascimento, as crianças reagem ao que veem, ouvem e sentem. Observa tudo o que
se passa ao seu redor, procurando entender e dar significado aquilo que para
elas ainda é desconhecido. São nos gestos, olhares, choro, balbucios, e
imitação que acontece a comunicação com os bebês. Conforme Vygotsky (1987),
compreendemos que a criança quando imita, aprende a atividade do outro e
realiza aprendizagem. Não se trata de mera cópia, uma vez que para imitar
alguém ela precisa compreender o comportamento do outro, envolver-se
intelectualmente na atividade, o que implica representá-lo e avaliar a
adequação de sua imitação.
Nesse processo inicial
de aprendizagem, interagem com o mundo principalmente através da imitação. É
assim que eles começam a fazer movimentos de não querer algo, de jogar um
beijo, de acenar com a mão, gestos como levar o telefone ao ouvido, e até mesmo
quando veem um controle de televisão tentam apontar para a mesma tentando
ligar. É nos pequenos gestos que a imitação começa dando sentido ao
descobrimento de um mundo novo, é ali que o observamos o interesse com que a
criança acompanha o adulto e quando isso influencia em sua aprendizagem. Sendo
assim:
“Imitação
é uma forma de conhecer o outro, de compreender formas de se relacionar e
expressar a partir da vivência com os parceiros sejam crianças ou adultos. Será a partir da interação que as crianças
descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se,
elaborarem regras coletivas. É o
encontro com o outro que dispara nosso desenvolvimento.” (REVISTA CRIANÇA,
2008)
OBJETIVO GERAL:
Relacionar-se com o outro através da imitação, a fim de descobrir um mundo de
novas descobertas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Manipular diferentes objetos e
materiais;
·
Realizar diferentes movimentos gestuais;
·
Interagir com brinquedos;
·
Explorar o corpo com a voz, mãos, pés;
·
Manifestar confiança no ambiente da
instituição;
·
Brincar com as demais crianças do CEI, a
fim de interagir e socializar-se;
·
Explorar as diversidades sonoras (sons
de animais nas músicas);
·
Identificar objetos (dentro, fora);
·
Explorar os movimentos de encaixe,
rasgar a fim de desenvolver a coordenação motora fina;
CONTEÚDOS:
·
Comunicação e expressão (linguagem
oral);
·
Fazer artístico (artes visuais);
·
Exploração de diferentes materiais
(artes visuais);
·
Expressão oral e corporal (música);
·
Linguagem musical (música);
·
Exploração do espaço (identidade e
autonomia);
·
Iniciativa para fazer escolhas
(identidade e autonomia);
·
Noção de espaço (matemática).
METODOLOGIA:
·
Brincadeiras de jogar beijinhos e acenar
com a mão;
·
Utilização do telefone para fazer com
que a criança também o leve até o ouvido;
·
Com uma caixa vazia, incentivar para que
guardem os brinquedos;
·
Música para imitar o som dos animais;
·
Estimulação para pular;
·
Estimulação para deitar, rolar,
engatinhar;
·
Estimulação à fala através de
provocações como: apresentar uma bola e instigar a criança a repetir bola, etc.;
·
Folhear livros;
·
Rasgar papel crepom;
·
Imitação de carros, avião, animais;
·
Engatinhar junto com a criança;
·
Com uma caixa fazer com que as crianças
joguem bolas dento da caixa e depois tirar da caixa;
·
Estimulação da coordenação motora fina
através de peças de montar;
CRONOGRAMA: 30 dias
AVALIAÇÃO:
·
Manipula brinquedos;
·
Produz música utilizando as partes do
corpo;
·
Movimenta-se ao ouvir diferentes tipos
de sons;
·
Manifesta confiança no ambiente da
instituição;
·
Comunica ideias e sentimentos, através
de diferentes linguagens;
·
Imita sons, balbucia silabas, palavras;
·
Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·
Presta atenção ao ouvir alguém falando;
·
Fazer sons de animais ao manipular
brinquedos referentes.
Através da manipulação de diferentes
materiais e interação com brinquedo podemos observar o desenvolvimento em
progressão das crianças realizando diferentes movimentos gestuais, explorando
com as mãos, pés, corpo e voz. Elas manifestaram confiança no ambiente da instituição.
Brincaram, interagiram e socializaram-se com as demais crianças do CEI. As
crianças exploraram os movimentos de encaixe as diversidades sonoras de todas
as atividades, desenvolvendo sua coordenação motora fina.
Referências: Vygotski,
L, S.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Revista
Criança, 2008.
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