segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PROJETO: A IMITAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO DOS BEBÊS.


TURMA: BERÇÁRIO I A MATUTINO
PROFESSORAS: DENISE E TÂNIA


PROBLEMA: Será que eu condigo fazer esse barulho também?

JUSTIFICATIVA: Desde o nascimento, as crianças reagem ao que veem, ouvem e sentem. Observa tudo o que se passa ao seu redor, procurando entender e dar significado aquilo que para elas ainda é desconhecido. São nos gestos, olhares, choro, balbucios, e imitação que acontece a comunicação com os bebês. Conforme Vygotsky (1987), compreendemos que a criança quando imita, aprende a atividade do outro e realiza aprendizagem. Não se trata de mera cópia, uma vez que para imitar alguém ela precisa compreender o comportamento do outro, envolver-se intelectualmente na atividade, o que implica representá-lo e avaliar a adequação de sua imitação.
Nesse processo inicial de aprendizagem, interagem com o mundo principalmente através da imitação. É assim que eles começam a fazer movimentos de não querer algo, de jogar um beijo, de acenar com a mão, gestos como levar o telefone ao ouvido, e até mesmo quando veem um controle de televisão tentam apontar para a mesma tentando ligar. É nos pequenos gestos que a imitação começa dando sentido ao descobrimento de um mundo novo, é ali que o observamos o interesse com que a criança acompanha o adulto e quando isso influencia em sua aprendizagem. Sendo assim:
“Imitação é uma forma de conhecer o outro, de compreender formas de se relacionar e expressar a partir da vivência com os parceiros sejam crianças ou adultos. Será  a partir da interação que as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas. É  o encontro com o outro que dispara nosso desenvolvimento.” (REVISTA CRIANÇA, 2008)
                                                                                                         

OBJETIVO GERAL: Relacionar-se com o outro através da imitação, a fim de descobrir um mundo de novas descobertas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Manipular diferentes objetos e materiais;
·         Realizar diferentes movimentos gestuais;
·         Interagir com brinquedos;
·         Explorar o corpo com a voz, mãos, pés;
·         Manifestar confiança no ambiente da instituição;
·         Brincar com as demais crianças do CEI, a fim de interagir e socializar-se;
·         Explorar as diversidades sonoras (sons de animais nas músicas);
·         Identificar objetos (dentro, fora);
·         Explorar os movimentos de encaixe, rasgar a fim de desenvolver a coordenação motora fina;

CONTEÚDOS:
·         Comunicação e expressão (linguagem oral);
·         Fazer artístico (artes visuais);
·         Exploração de diferentes materiais (artes visuais);
·         Expressão oral e corporal (música);
·         Linguagem musical (música);
·         Exploração do espaço (identidade e autonomia);
·         Iniciativa para fazer escolhas (identidade e autonomia);
·         Noção de espaço (matemática).
METODOLOGIA:
·         Brincadeiras de jogar beijinhos e acenar com a mão;
·         Utilização do telefone para fazer com que a criança também o leve até o ouvido;
·         Com uma caixa vazia, incentivar para que guardem os brinquedos;
·         Música para imitar o som dos animais;
·         Estimulação para pular;
·         Estimulação para deitar, rolar, engatinhar;
·         Estimulação à fala através de provocações como: apresentar uma bola e instigar a criança a repetir bola, etc.;
·         Folhear livros;
·         Rasgar papel crepom;
·         Imitação de carros, avião, animais;
·         Engatinhar junto com a criança;
·         Com uma caixa fazer com que as crianças joguem bolas dento da caixa e depois tirar da caixa;
·         Estimulação da coordenação motora fina através de peças de montar;

CRONOGRAMA: 30 dias

AVALIAÇÃO:
·         Manipula brinquedos;
·         Produz música utilizando as partes do corpo;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes tipos de sons;
·         Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·         Comunica ideias e sentimentos, através de diferentes linguagens;
·         Imita sons, balbucia silabas, palavras;
·         Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·         Presta atenção ao ouvir alguém falando;
·         Fazer sons de animais ao manipular brinquedos referentes.

  Através da manipulação de diferentes materiais e interação com brinquedo podemos observar o desenvolvimento em progressão das crianças realizando diferentes movimentos gestuais, explorando com as mãos, pés, corpo e voz. Elas manifestaram confiança no ambiente da instituição. Brincaram, interagiram e socializaram-se com as demais crianças do CEI. As crianças exploraram os movimentos de encaixe as diversidades sonoras de todas as atividades, desenvolvendo sua coordenação motora fina.


Referências: Vygotski, L, S.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Revista Criança, 2008.





























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