sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PROJETO "UM JARDIM DE SENTIDOS"

O CEI Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca realizaram, em parceria com a Secretaria da Agricultura, EPAGRI, Secretaria da Educação, um projeto chamado "Um Jardim Dos Sentidos", que tem por objetivo construir uma Trilha dos Sentidos com ambiente poluído e outro sensorial, a fim de instigar a Preservação do Meio Ambiente e a estimular os órgãos dos sentidos através de diferentes texturas, cheiros e sons.

A Trilha será apresentada para todas as turmas do CEI, desde Berçário I até pré-escola.
No dia 17/11 aconteceu a apresentação do Projeto para as turmas da Educação Infantil do município de Massaranduba.

Segue o Projeto e algumas fotos das turmas do Pré-escolar explorando a trilha:

TÍTULO: UM JARDIM DE SENTIDOS – Preservação do Meio Ambiente e Exploração dos Sentidos Através da Trilha dos Sentidos.

PROBLEMA: De que forma instigar para a Preservação do Meio Ambiente utilizando os órgãos dos sentidos?

JUSTIFICATIVA:
Neste momento, em que preservar o meio ambiente se torna imprescindível, tem-se que buscar formas de sensibilizar e conscientizar as crianças da importância de seus atos, do fazer diário de cada um. Esse processo precisa ser constante, pois o ser humano constrói sua personalidade no dia a dia, através de suas próprias convicções, da família e da sociedade onde se encontra, e baseia suas ações naquilo que lhe é comum. Nesse contexto, a Educação Ambiental apresenta-se como uma forma eficaz de mudança social, principalmente quando é aplicada nas escolas, abrangendo o público infantil aberto a novos conhecimentos.
A passagem pela trilha permite aos participantes perceber a riqueza de sons, cheiros e texturas que existe na natureza, e a necessidade de preservá-la, sendo, portanto, um instrumento de sensibilização. Essa proposta utiliza os sentidos, e desperta através do tato, da visão, da audição e do olfato, para uma relação mais intensa com a natureza, fazendo a criança sentir-se em harmonia com o meio ambiente, e compreender que dele faz parte.
“Se é mágica a compreensão, mágica será a ação.” (Freire, 1986, p.106)
As aprendizagens a que são submetidas as crianças pequenas devem ser carregadas de muito sentido a ponto de que estas experiências desvelem possibilidades para a auto compreensão do mundo, da vida e da própria existência humana.
Sabemos o quanto as crianças gostam de brincar e interagir ao ar livre, pesquisas revelam a importância da relação da criança com a natureza para seu desenvolvimento, porém devido a urbanização sobraram poucos espaços para nossas crianças brincarem, tornando a escola um espaço propício para fazer acontecer esse contato imprescindível ao desenvolvimento infantil.
O objetivo da realização da trilha no CEI foi sensibilizar todos que por ela passarem, principalmente as crianças, quanto à importância da natureza, da preservação ambiental e do desenvolvimento dos órgãos dos sentidos. Essa atividade também faz parte do Projeto de Educação Ambiental do município de Massaranduba do ano de 2015.
OBJETIVO GERAL: Construir uma Trilha dos Sentidos com ambiente poluído e outro sensorial, a fim de instigar a Preservação do Meio Ambiente e a estimular os órgãos dos sentidos através de diferentes texturas, cheiros e sons.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Promover o contato de diferentes sensações, estimulando os sentidos e, assim, favorecer a ampliação da consciência de si e do mundo que os rodeia;
·         Proporcionar aos alunos a estimulação da linguagem e a interação com diferentes materiais, apresentando imagens e contato com o meio ambiente;
·         Oferecer meios de expansão do potencial da criança, promovendo experiências significativas de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, bem como, atividades que respondam, ao mesmo tempo, às especificidades do grupo e as individualidades de cada criança, respeitando suas necessidades e ritmos individuais aliado ao ambiente acolhedor e afetivo;
·         Sensibilizar para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com diferentes materiais, cheiros e texturas da natureza;
·         Entrar em contato com diferentes elementos da natureza interagindo e brincando com os mesmos.

CONTEÚDOS:
·         Identidade e Autonomia: comunicação oral e corporal; exploração do espaço;
·         Natureza e Sociedade: Seres vivos; consciência ecológica; meio ambiente;
·         Linguagem: linguagem oral e corporal;
·         Matemática: comparação, classificação; noções de espaço;
·         Corpo e Movimento: Capacidades posturais e motoras; coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:
Construindo a Trilha dos Sentidos:
A trilha dos sentidos será feita dentro do pomar que existe no CEI e será permanente. Também será feito no lado de fora do pomar um pequeno trecho de trilha demonstrando a poluição, este trecho será transitório (para ser usado durante a aplicação do projeto).
O espaço vai ser moldando dia a dia, em parceria com o projeto de Educação Ambiental do Município, estaremos fazendo levantamento do material necessário para a construção da trilha dos sentidos e enviando para os parceiros do projeto que são responsáveis em encaminhar este material.
O Jardim terá como "piso" dez diferentes elementos com distintas texturas para que ao andarem descalços possam perceber as sensações que essas podem causar: pedras de rio, cavaco escuro, grama, brita, cavaco claro, brita branca, areia, pedra branca, bolinhas de barro, bambu e bolachas de madeiras.
Paralelamente a este trabalho pretendemos que cada turma realize atividades com as crianças em sala de aula explorando o tema preservação do meio ambiente e órgãos dos sentidos e também pesquisa e estudo sobre as plantas, texturas e demais itens que puderam observar na trilha dos sentidos. Importante realizar rodas de conversas antes das crianças entrarem em contato com a trilha.
Quando cada turma entrar em contato com a trilha pretende-se que observem os ambientes,  o primeiro poluído e o segundo a própria trilha dos sentidos,  que despertem a  curiosidade natural  e que manipulem, observem, cheirem e escutem o que tem em sua volta. Assim feito, será possível observar as expressões dos rostos, a delicadeza das mãozinhas, os movimentos de pinça, bem como o recuo de alguns, até ouvir "tem cheio bom"(tem cheiro bom).
Então, realizaremos nossa intervenção: "Isso mesmo tem cheiro bom, vamos cheirar as outras também..., vamos experimentar." Assim será possível observar que o momento foi prazeroso para eles e, assim, a proposta ganhará sentido.
Será o lúdico em sintonia com a natureza. As crianças vão poder correr sobre as várias texturas, espontaneamente poderão descobrir e cheirar flores e chás, ajuntar e jogaram pedras, colocar os dedinhos entre as bolachas de madeira, tocar a areia, brita, etc. Um grande momento de leitura e conhecimento de uma nova realidade.
Os resultados esperados mostrarão que projetos como este são importantes no processo de conscientização ambiental, pois além de ressaltar a riqueza e a importância da natureza, ainda trabalha sentidos, emoções, individualidades.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
·         2 canos de 6 m com 25 mm;
·         Lona preta 6 x 4 m;
·         250 blocos de cimento fechado de 10 cm(se for bloco fechado não precisa de cimento e areia);
·         4 sacos cavaco escuro;
·         4 sacos de cavaco claro;
·         1,5 m de grama esmeralda;
·         6 latas  de pedrinha de rio grossa;
·         1 m cúbico brita;
·         4 latas de brita branca;
·         10 sacos de pedra branca;
·         10 sacos de bolinha de barro;
·         1 m cúbico areia fina (praia);
·         20 varas de bambu verde;
·         10 bolachas de madeira;
·         4 pneus de carro;
·         6 sacos terra preparada;
·         Mão de obra para fazer a trilha.

Plantas
·         14 pés de podocarpos;
·         02 pés de citronela;
·         04 pés de buchinhos;
·         06 pés de antúrios;
·         02 pés de estrelícia.

CRONOGRAMA: Agosto e novembro de 2015.
AVALIAÇÃO:
·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Reconhece o ambiente e as possibilidades de cada local do CEI para brincadeiras e outros usos;
·         Utiliza a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões, ideias e relatar vivências nas diversas situações de integração com o grupo;
·         Interage com os seres vivos apresentados;
·         Nomeia algumas plantas;
·         Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
·         Brinca conhecendo a natureza;
·         Realiza comparações em diferentes contextos;
·         Demonstra noções de classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor, forma, espessura, textura);
·         Apresenta noção de espaço (dentro, fora, perto, longe);
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·         Demonstra coordenação motora fina e ampla.









































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