quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Projeto: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL


Turma:Jardim A

Professora:Juliane Morsch, Jordana

Problemática:Como ter uma alimentação saudável?

Justificativa:

A alimentação saudável é uma grande aliada para viver mais e melhor.
Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos naturais para não sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxicos e etc. Mas para o bom funcionamento do nosso organismo nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo eliminar tudo o que não presta. A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado, mas uma gombinação  deliciosa de alimentos. O que como adultos muitas vezes sabemos, apesar não colocamos em prática,mas ensinar as crianças passa a ser muito importante, porque boa parte do que se aprende e vivencia na primeira infância se leva para vida toda. Nesse período além de propormos a degustação de alimentos saudável, também  faremos a visualização do mesmo através da pirâmide  alimentar.

Objetivo Geral:

Desenvolver e ampliar hábitos alimentares saudáveis respeitando os gostos  individuais de cada criança.

Objetivos Específicos

Desenvolver atitudes relacionadas á alimentação a fim de aprender a comer sozinho e criar bons hábito alimentares.
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades de manuseio.
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito ás obras.
Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, fichas com nomes, receita,etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento.
Recontar histórias conhecidas com aproximação as características da história original referente personagens, cenário e objetos.
Realizar trabalho em equipe e expressar opiniões e experiências;
Desenvolver noções de comprimento, peso, volume, tempo, temperatura,velocidade nas diferentes situações de aprendizagem a fim de que se aproprie destes conceitos.
Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.

Conteúdos
Saúde e bem estar(higiene e alimentação).
Observação e conversão sobre imagens e objetos.
Exploração de diferentes materiais.
Gêneros textuais.
Comparação.
Grandezas e medidas.
Sensações.

Metodologia

Roda de conversa;
Caixa surpresa com alimentos;
Atividades sobre alimentação: necessidade, saúde, gostos , cheiros, texturas, mastigação, de onde vem;
Pintura co guache;
Pintura com lápis de cor;
Salada de frutas;
Piquenique;
Receita;
Degustação;

AVALIAÇÃO

Aceita diferentes alimentos;
Come com independência;
Conhece e reproduz oralmente parlendas e cantos;
Demonstra capacidade de memorização;
Fala sobre as imagens que vê;
Experimenta diferentes materiais; 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário