quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PROJETO CORES


BRINCANDO COM AS CORES
TURMA: MATERNAL I B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, JANINA E FERNANDA

JUSTIFICATIVA:
Na faixa etária na qual as crianças se encontram a curiosidade está sempre muito aguçada. Desta forma, a vontade de aprender e conhecer está sempre presente no dia a dia das crianças, para tanto, devido a curiosidade das crianças de saber o que é determinado objeto ou que cor tem, sentimos a necessidade de desenvolver este projeto que tem como principal objetivo o conhecimento e aprendizagem das cores identificando-as no cotidiano da turma.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver a coordenaçao motora fina, visando á produção de marcas gráficas, através das cores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Brincar com as linguagens artística,  a fim de expressar seu potencial criativo;
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- Conhecer as cores primárias, a fim de identifica-lás no dia-a-dia;
- Brincar com as cores primárias, a fim de identificar novas cores a partir de misturas de tintas.

CONTEÚDOS:
- Fazer artistíco (ARTES VISUAIS);
- Exploração de diferentes materiais(ARTES VISUAIS);
- Elementos constituintes da linguagem visual( ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas) (ARTES VISUAIS);
- Linguagem musical( MÚSICA);
- Higiene( NATUREZA E SOCIEDADE);
- Comparação(MATEMÁTICA);

METODOLOGIA:
- Mostrar quais são as cores primárias e dialogar sobre onde a encontramos(ex: roupas, natureza, brinquedos etc...);
- Passeio, para observar as cores variadas que encontramos a nossa volta;
- Folhear revistas para encontrar as cores;
- Brincar com massinha de modelar;
- Brincar com as cores primárias misturando-as para identificar novas cores;
- Confeccionar um arco-íris para ser exposto;
- Pintar na parede de piso com pincel e tinta guache;
- Confeccionar uma paisagem utilizando carimbos dos pés e mãos das crianças;
- DVD’S refentes ao tema.

CRONOGRAMA: De 17/08 á 17/09.

AVALIAÇÃO:
- Reconhece e identifica as cores;
- Experimenta diferentes materiais;
- Explora com prazer diferentes materiais;
- Brinca com formas e cores;
- Fala sobre as imagens que vê.


A turma demonstrou aceitação com o projeto desenvolvido, tanto nas atividades como nas explicações as crianças mostraram - se participativas. Algumas das crianças da turma já conhecem e sabem reconhecer as cores primárias nos diferentes contextos do dia a dia. Por se tratar de um projeto mais complexo para algumas crianças, estaremos trabalhando as cores até o final do ano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário