BRINCANDO
COM AS CORES
TURMA: MATERNAL I B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, JANINA E FERNANDA
JUSTIFICATIVA:
Na faixa etária na qual as crianças se
encontram a curiosidade está sempre muito aguçada. Desta forma, a vontade de
aprender e conhecer está sempre presente no dia a dia das crianças, para tanto,
devido a curiosidade das crianças de saber o que é determinado objeto ou que
cor tem, sentimos a necessidade de desenvolver este projeto que tem como
principal objetivo o conhecimento e aprendizagem das cores identificando-as no
cotidiano da turma.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver
a coordenaçao motora fina, visando á produção de marcas gráficas, através das
cores.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Brincar com as
linguagens artística, a fim de expressar
seu potencial criativo;
- Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
- Conhecer as cores
primárias, a fim de identifica-lás no dia-a-dia;
- Brincar com as
cores primárias, a fim de identificar novas cores a partir de misturas de
tintas.
CONTEÚDOS:
-
Fazer artistíco (ARTES VISUAIS);
-
Exploração de diferentes materiais(ARTES VISUAIS);
-
Elementos constituintes da linguagem visual( ponto, linha, forma, cor, volume,
contrastes, luz, texturas) (ARTES VISUAIS);
-
Linguagem musical( MÚSICA);
-
Higiene( NATUREZA E SOCIEDADE);
-
Comparação(MATEMÁTICA);
METODOLOGIA:
- Mostrar quais são as cores primárias e
dialogar sobre onde a encontramos(ex: roupas, natureza, brinquedos etc...);
- Passeio, para observar as cores
variadas que encontramos a nossa volta;
- Folhear revistas para encontrar as
cores;
- Brincar com massinha de modelar;
- Brincar com as cores primárias
misturando-as para identificar novas cores;
- Confeccionar um arco-íris para ser
exposto;
- Pintar na parede de piso com pincel e
tinta guache;
- Confeccionar uma paisagem utilizando
carimbos dos pés e mãos das crianças;
- DVD’S refentes ao tema.
CRONOGRAMA:
De 17/08 á 17/09.
AVALIAÇÃO:
- Reconhece e identifica as cores;
- Experimenta diferentes materiais;
- Explora com prazer diferentes
materiais;
- Brinca com formas e cores;
- Fala sobre as imagens que vê.
A turma demonstrou aceitação com o
projeto desenvolvido, tanto nas atividades como nas explicações as crianças
mostraram - se participativas. Algumas das crianças da turma já conhecem e
sabem reconhecer as cores primárias nos diferentes contextos do dia a dia. Por
se tratar de um projeto mais complexo para algumas crianças, estaremos
trabalhando as cores até o final do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário