quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PROJETO CONHECENDO OS ANIMAIS

TURMA: JARDIM B

PROFESSORAS: Josiane Casagrande, Carla, Kátia

Problema: Que animais vivem m no zoológico?

Justificativa: O projeto a ser desenvolvido, surgiu do interesse das crianças, em seus momentos de brincadeiras com os animais emborrachados do C.E.I. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, brinquedos. Dessa maneira, o trabalho com os animais oferece diversas oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. O trabalho com esse  tema desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender.

Objetivo Geral:

Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.
Objetivos específicos:
·Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
-Comparar diversos tipos de animais através da observação  
-Incentivar o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
-Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
-Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
-Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
-Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
-Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memoria musical;
-Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
-Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
-Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
-Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
-Refletir sobre as características individuais de cada animal;
  Conteúdos:
-Comunicação e expressão, oral, corporal e escrita; ( Identidade e autonomia)
-Eu e o outro; (identidade e autonomia)
-Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
-Observação e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
-Interpretação e dramatização musical; (música)
-Canto; (música)
-Linguagem: oral, escrita, corporal; (linguagem)
-Comunicação; (linguagem)
Metodologia:
·         Roda de conversa sobre cada animal a ser estudado;
·         Aula passeio ao Zoológico;
·         Mostrar  imagens de animais;
·         Recorte e colagens;
·         Atividades utilizando  diferentes  materiais como ( prato de papelão, rolo de papel etc;);
·         Pintura com guache;
·        Musicas relacionada ao tema;
 ·         DVD´ s relacionado ao tema: “O Segredo dos animais”, “A Era do Gelo”, “Um intruso no Formigueiro”, “Madagascar”, “Nem que a Vaca tussa”;
·         Desenvolver atividades lúdicas;
·         Desenhar pintar e modelar livremente;
·         Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...;
·         Falar dos animais aquáticos, terrestres e que voam;
·         Montar quebra-cabeças de animais;
·         Brincar com os animais emborrachados;
·         Realizar atividades de saltar, pular, rastejar;
·         Trabalhar o respeito à natureza e aos animais
·         Máscara de animais para as crianças
            Histórias relacionadas ao tema: “Rodolfo o Carneiro”, “Formiga Amiga”, “O Gato e a Menina”, “10 patinhos”, “Dia de Sol na Fazenda”, “O Leão e o Camundongo”, “Os Três Jacarezinhos”, “O menino e o Jacaré”, “Uma Floresta de Histórias”, “Zoológico, uma história de encantos”, “Nem todas as girafas são iguais”, “Gatos e Gatinhos”, “O Sapo está com Fome”, “O Ratinho, o grande morango vermelho maduro, o grande urso esfomeado”;

Avaliação:

.Explora com prazer materiais variados;
.Identifica imagens;
.Fala sobre as imagens que vê;
.Brinca com formas e cores;

Avaliação do projeto animais:

O Projeto Conhecendo os Animais está em fase de desenvolvimento, porém podemos observar o interesse e a curiosidade das crianças. Devido ao tema Animais atrair a atenção das crianças, percebemos que todas realizam as atividades com prazer e alegria. Podemos destacar a aula passeio ao zoológico, que foi muito interessante e percebemos como as crianças ficam encantadas com os animais. Porém podemos que observar que esse projeto esta trazendo  grandes oportunidades de aprendizado para as crianças, com novas experiências nesse tema que tanto as encanta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário