TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: Josiane Casagrande, Carla, Kátia
Problema: Que animais vivem
m no zoológico?
Justificativa: O projeto a ser desenvolvido, surgiu do interesse
das crianças, em seus momentos de brincadeiras com os animais emborrachados do
C.E.I. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por
estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, brinquedos.
Dessa maneira, o trabalho com os animais oferece diversas oportunidades de
aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo
social e natural. O trabalho com esse tema desperta o interesse natural das crianças
desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as
capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a
educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens
significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que
faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender.
Objetivo Geral:
Proporcionar um contato direto
entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas
espécies e suas principais características.
Objetivos específicos:
·Conhecer os diversos animais apontando
para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras
peculiaridades relativas a cada espécie);
-Comparar diversos tipos de animais
através da observação
-Incentivar o respeito a natureza e a
familiarizar-se com os animais conhecendo suas características, onde vivem e
para que servem;
-Manipular diferentes
objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio;
-Criar trabalhos de arte através da
produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o
mundo;
-Observar imagens diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
-Explorar diferentes gêneros e ritmos
musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
-Cantar e interpretar diversas músicas
a fim de desenvolver a memoria musical;
-Explorar as diversidades sonoras
(sons de animais);
-Escolher livros para leitura e
apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura
infantil;
-Explorar o ambiente, descobrindo e
entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características,
cuidados básicos e valorização da vida;
-Desenvolver atitudes de manutenção e
preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
-Refletir sobre as características
individuais de cada animal;
Conteúdos:
-Comunicação e expressão, oral,
corporal e escrita; ( Identidade e autonomia)
-Eu e o outro; (identidade e
autonomia)
-Exploração de diferentes materiais;
(artes visuais)
-Observação e conversação sobre
imagens e objetos; (artes visuais)
-Interpretação e dramatização musical;
(música)
-Canto; (música)
-Linguagem: oral, escrita, corporal;
(linguagem)
-Comunicação; (linguagem)
Metodologia:
· Roda de conversa sobre cada animal a
ser estudado;
· Aula passeio ao Zoológico;
· Mostrar imagens de animais;
· Recorte e colagens;
· Atividades utilizando diferentes
materiais como ( prato de papelão, rolo de papel etc;);
· Pintura com guache;
· Musicas relacionada ao tema;
·
DVD´ s relacionado ao tema: “O Segredo dos animais”, “A Era do Gelo”,
“Um intruso no Formigueiro”, “Madagascar”, “Nem que a Vaca tussa”;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Desenhar pintar e modelar livremente;
· Fazer pintura coletiva individual com
as mãos, pincéis...;
· Falar dos animais aquáticos,
terrestres e que voam;
· Montar quebra-cabeças de animais;
· Brincar com os animais emborrachados;
· Realizar atividades de saltar, pular,
rastejar;
· Trabalhar o respeito à natureza e aos
animais
· Máscara de animais para as crianças
Histórias relacionadas ao tema:
“Rodolfo o Carneiro”, “Formiga Amiga”, “O Gato e a Menina”, “10 patinhos”, “Dia
de Sol na Fazenda”, “O Leão e o Camundongo”, “Os Três Jacarezinhos”, “O menino
e o Jacaré”, “Uma Floresta de Histórias”, “Zoológico, uma história de
encantos”, “Nem todas as girafas são iguais”, “Gatos e Gatinhos”, “O Sapo está
com Fome”, “O Ratinho, o grande morango vermelho maduro, o grande urso
esfomeado”;
Avaliação:
.Explora com prazer materiais
variados;
.Identifica imagens;
.Fala sobre as imagens que vê;
.Brinca com formas e cores;
Avaliação do projeto
animais:
O Projeto Conhecendo os Animais
está em fase de desenvolvimento, porém podemos observar o interesse e a
curiosidade das crianças. Devido ao tema Animais atrair a atenção das crianças,
percebemos que todas realizam as atividades com prazer e alegria. Podemos destacar
a aula passeio ao zoológico, que foi muito interessante e percebemos como as
crianças ficam encantadas com os animais. Porém podemos que observar que esse
projeto esta trazendo grandes
oportunidades de aprendizado para as crianças, com novas experiências nesse
tema que tanto as encanta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário