TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: Dilva, Andreia J. e Susane
PROBLEMA:
Como desenvolver metodologias educacionais com as crianças do Berçário II B,
através do envolvimento com o tema “Conhecendo os Animais”?
JUSTIFICATIVA:
Desde pequenas, as crianças apresentam um grande interesse pelos animais, tema que
desperta naturalmente a sua curiosidade. Dessa maneira, o trabalho com os
bichos oferece diversas oportunidades de aprendizagem e de ampliação da
compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. Levando em
consideração que os animais fazem parte da vida de várias crianças no seu
cotidiano através da criação de animais domésticos, nos filmes, desenhos,
músicas, brinquedos, histórias, etc, o trabalho com esse tema se torna
importante, pois através da diversificada gama de situações as crianças são
estimuladas a realização de observações, identificações e relações entre os
diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu
conhecimento.
OBJETIVO
GERAL: Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e
o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades
dirigidas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Brincar com as demais crianças do grupo e da
instituição a fim de interagir e socializar-se.
·
Observar
imagens diversas a fim de identificá-las.
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória
musical.
·
Escolher livros
para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse
pela literatura infantil.
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida.
·
Reconhecer alguns animais e plantas.
·
Noções de
identificação do lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam
(dentro, fora, perto, longe...)
·
Brincar
com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas
potencialidades.
·
Participar
de brincadeiras e jogos que envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir
e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar,
correr, andar, saltar, manusear, entre outros a fim de explorar os movimentos
do corpo e o controle muscular;
·
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão;
CONTEÚDOS:
·
Iniciativa para fazer escolhas; (Eixo Identidade e Autonomia).
·
Exploração de diferentes materiais; (Eixo
Artes Visuais).
·
Produção
de marcas gráficas; (Eixo Artes
Visuais).
·
Observação
e conversação de imagens e objetos; (Eixo Artes Visuais).
·
Canto; (Eixo Música).
·
Expressão
oral e corporal; (Eixo Música).
·
Comunicação;
(Eixo Linguagem).
·
Seres
vivos; (Eixo Natureza E Sociedade).
·
Noções de espaço (Eixo Corpo e Matemática)
·
Sensações;
(Eixo Corpo e Matemática).
METODOLOGIAS:
·
Leitura de historias que tem como tema
os animais;
·
Imitação de sons e gestos dos animais
observados, nomeando-os;
·
Promover de forma diferente a contação
de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros
alternados, dramatização;
·
Manuseio de animais de brinquedos;
·
Exploração de diferentes materiais como:
desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel,
massinha de modelar, giz de cera;
·
Carimbo dos dedinhos dos animais
apresentados;
·
Confecção de um mural sobre o tema
Animais na porta da sala;
·
Musicas relacionada ao tema;
·
Confecção de um livrinho de cantos;
·
Visita de alguns animais na sala;
·
Assistir DVDs sobre animais;
·
Mostrar figuras grandes e coloridas de
animais;
·
Fazer o cachorro e o gato com caixa de
papelão;
·
Brincar de jogar o dado com figuras de
animais e relacionar com outra igual;
·
Colar figuras de animais nas bolinhas de
plásticos da sala e de caixa de papelão para as crianças encaixarem as bolinhas
dentro;
·
Confecção de móbiles para sala com o
tema;
·
Explorar textura do que cobre a pele de
cada animal. Exemplo: pelô, pena, etc;
·
Brincadeiras com os animais de brinquedo
solicitando que as crianças peguem dentro da caixa, coloquem dentro do berço e
assim por diante a fim de desenvolver as primeiras noções destes conceitos:
(dentro, fora, em baixo, em cima);
CRONOGRAMA:
Dois meses.
AVALIAÇÃO
- Brinca com outras crianças
(de seu grupo e de outras salas);
- Identifica imagens nos mais diversos contextos
como: DVD, desenhos, livros e histórias;
·
Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·
Canta e
realiza movimentos de interpretação musical;
- Manuseia livros, folheando-os;
- Explora sons, texturas e imagens dos livros;
- Interage com seres vivos
apresentados;
·
Nomeia e reconhece alguns animais e plantas (flor,
árvore, gato, cachorro...) fazendo tentativas de fala ou imitação;
·
Apresenta primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem
ordens como: pegue o brinquedo dentro da caixa, busque os brinquedos que estão
fora...
·
Segura,
examina e explora objetos de diferentes formas;
- Utiliza suas habilidades
motoras para realizar movimentos de controle muscular como: encaixar,
enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar,
engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear,
entre outros.
- Demonstra prazer em
movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
AVALIAÇÃO
O
projeto foi de grande valia pois por se tratar de um assunto que interessa
muito as crianças - animais - as mesmas puderam aprender de forma significativa
e prazerosa desenvolvendo suas habilidades e interagindo dentro das
"atividades" propostas.
Um dos momentos que mais gostaram foi o dia em
que tivemos a visita de um cachorrinho na sala. Curiosas pela novidade todas queriam pegá-lo e fazer
carinho nele.
Elas também adoraram as histórias e músicas
sobre os bichinhos, principalmente a do jacaré, sendo que agora a maioria delas
já conseguem acompanhar os gestos presentes no canto. A caixa confeccionada
para que elas colocassem as bolinhas dentro e as caixas em forma de gato e
cachorro também fizeram o maior sucesso.
Por
se tratar do primeiro projeto proposto por nós depois da adaptação da turma que
ocorreu em julho, também serviu de base para preparação de projetos futuros já
que algumas atividades tiveram que ser adaptadas para atender melhor os desejos
e possibilidades de nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário