quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PROJETO: ANIMAIS, CONHECER E APRENDER PARA AMAR E PRESERVAR.

TURMA: BERÇÁRIO II B

PROFESSORAS: Dilva, Andreia J. e Susane

PROBLEMA: Como desenvolver metodologias educacionais com as crianças do Berçário II B, através do envolvimento com o tema “Conhecendo os Animais”?

JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças apresentam um grande interesse pelos animais, tema que desperta naturalmente a sua curiosidade. Dessa maneira, o trabalho com os bichos oferece diversas oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. Levando em consideração que os animais fazem parte da vida de várias crianças no seu cotidiano através da criação de animais domésticos, nos filmes, desenhos, músicas, brinquedos, histórias, etc, o trabalho com esse tema se torna importante, pois através da diversificada gama de situações as crianças são estimuladas a realização de observações, identificações e relações entre os diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu conhecimento.

OBJETIVO GERAL: Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se.
·         Observar imagens diversas a fim de identificá-las.
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.
·         Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil.
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida.
·         Reconhecer alguns animais e plantas.
·         Noções de identificação do lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...)
·         Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
·         Participar de brincadeiras e jogos que envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros a fim de explorar os movimentos do corpo e o controle muscular;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;

CONTEÚDOS:

·         Iniciativa para fazer escolhas; (Eixo Identidade e Autonomia).
·         Exploração de diferentes materiais; (Eixo Artes Visuais).
·         Produção de marcas gráficas; (Eixo Artes Visuais).
·         Observação e conversação de imagens e objetos; (Eixo Artes Visuais).
·         Canto; (Eixo Música).
·         Expressão oral e corporal; (Eixo Música).
·         Comunicação; (Eixo Linguagem).
·         Seres vivos; (Eixo Natureza E Sociedade).
·         Noções de espaço (Eixo Corpo e Matemática)
·         Sensações; (Eixo Corpo e Matemática).

METODOLOGIAS:
·         Leitura de historias que tem como tema os animais;
·         Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;
·         Promover de forma diferente a contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização;
·         Manuseio de animais de brinquedos;
·         Exploração de diferentes materiais como: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel, massinha de modelar, giz de cera;
·         Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
·         Confecção de um mural sobre o tema Animais na porta da sala;
·         Musicas relacionada ao tema;
·         Confecção de um livrinho de cantos;
·         Visita de alguns animais na sala;
·         Assistir DVDs sobre animais;
·         Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
·         Fazer o cachorro e o gato com caixa de papelão;
·         Brincar de jogar o dado com figuras de animais e relacionar com outra igual;
·         Colar figuras de animais nas bolinhas de plásticos da sala e de caixa de papelão para as crianças encaixarem as bolinhas dentro;
·         Confecção de móbiles para sala com o tema;
·         Explorar textura do que cobre a pele de cada animal. Exemplo: pelô, pena, etc;
·         Brincadeiras com os animais de brinquedo solicitando que as crianças peguem dentro da caixa, coloquem dentro do berço e assim por diante a fim de desenvolver as primeiras noções destes conceitos: (dentro, fora, em baixo, em cima);

CRONOGRAMA: Dois meses.
AVALIAÇÃO
  • Brinca com outras crianças (de seu grupo e de outras salas);
  • Identifica imagens nos mais diversos contextos como: DVD, desenhos, livros e histórias;
·         Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·         Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
  • Manuseia livros, folheando-os;
  • Explora sons, texturas e imagens dos livros;
  • Interage com seres vivos apresentados;
·         Nomeia e reconhece alguns animais e plantas (flor, árvore, gato, cachorro...) fazendo tentativas de fala ou imitação;
·         Apresenta primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem ordens como: pegue o brinquedo dentro da caixa, busque os brinquedos que estão fora...
·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
  • Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos de controle muscular como: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.
  • Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;

AVALIAÇÃO
            O projeto foi de grande valia pois por se tratar de um assunto que interessa muito as crianças - animais - as mesmas puderam aprender de forma significativa e prazerosa desenvolvendo suas habilidades e interagindo dentro das "atividades"  propostas.
             Um dos momentos que mais gostaram foi o dia em que tivemos a visita de um cachorrinho na sala. Curiosas pela  novidade todas queriam pegá-lo e fazer carinho nele.
             Elas também adoraram as histórias e músicas sobre os bichinhos, principalmente a do jacaré, sendo que agora a maioria delas já conseguem acompanhar os gestos presentes no canto. A caixa confeccionada para que elas colocassem as bolinhas dentro e as caixas em forma de gato e cachorro também fizeram o maior sucesso.

            Por se tratar do primeiro projeto proposto por nós depois da adaptação da turma que ocorreu em julho, também serviu de base para preparação de projetos futuros já que algumas atividades tiveram que ser adaptadas para atender melhor os desejos e possibilidades de nossas crianças.













Nenhum comentário:

Postar um comentário