sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PROJETO SALADA MISTA (ALIMENTAÇÃO)

PROJETO: SALADAMIST
TURMA: MATERNAL II A
            PROFESSORAS: DOLARICE, TATIANI, PRISCILAA (ALIMENTAÇÃO)
PROBLEMÁTICA: Por que precisamos diversificar nossa alimentação?


JUSTIFICATIVA: Com o crescimento das nossas crianças, precisamos de uma dieta apropriada para os menores, mesmo que no CEI, o cardápio seja de acordo com as necessidades das crianças, percebemos a má aceitação de alguns alimentos, também é uma maneira de incentivar a reeducar a alimentação alienando este projeto com a família. As crianças desde muito pequenas devem ser estimuladas a desenvolver bons hábitos alimentares, ter um cardápio diversificado. A experimentação de frutas, verduras e legumes pode virar uma brincadeira e da liberdade as crianças tem iniciativa própria e sozinhos podem descobrir o gosto diversificado e divertido e outros alimentos.
Hoje em da é muito comum as famílias serem consumidoras de alimentos rápidos e fáceis de fazer, mais através desta facilidade se esconde o perigo, as pessoas não percebem e acabam deixando de lado uma alimentação mais saudável e apropriada para os adultos e principalmente para as crianças que em fase de crescimento precisam de uma dieta balanceada. Não que os doces, chocolates e os alimentos industrializados não posaam ser consumidos, mais de maneira razoável, para não se tornarem prejudiciais a saúde.
  

OBJETIVO GERAL:
·         Introduzir os diferentes alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual e reconhecer a importância de consumir alimentos saudáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Identificar as preferências alimentares das crianças;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que faz bem a nossa saúde, dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos mesmos;
·         Identificar cores, texturas e os diferentes sabores;

CONTEÚDOS:
·         Linguagem: Oral, corporal, comunicação e expressão;
·         Movimento: Corpo humano;
·         Matemática: Cores e formas;
·         Natureza e Sociedade: noções de higiene, saúde, sentidos apurados;
·         Artes visuais: exploração de matérias, imagens e objetos;
·         Música: participação em músicas cantadas e interpretadas;
·         Identidade e Autonomia: expressão de objetos, desagrados e preferências;

PROCEDIMENTOS:
·         Bilhete solicitando aos pais frutas variadas e realizar uma experimentação;
·         Fantoches de frutas e verduras para a explicação e contação de histórias;
·         Máscaras de frutas e verduras para manuseio;
·         Músicas relacionadas ao assunto;
·         Visitar a horta, explorar os canteiros;
·         Confeccionar um cartaz com rótulos enviados pelos pais e dividir os alimentos que podem ser consumidos sempre e outros só de vez em quando;
·         Livro das vogais e dos alimentos: A:abacaxi E:espinafre, I: Iogurte, O:ovo, U:uva;
·         Bolinho de alface realizado com as crianças para degustação;
·         Contação de história: O sanduíche da Maricota e após a história recortar de revistas alimentos para a realização do nosso sanduíche da Maricota;
·         Obra de Romero Brito A maçã, pintar igual utilizando giz de cera;

CRONOGRAMA: Um mês.

AVALIAÇÃO:
·         Possui habilidade de se alimentar sozinho;
·         Se alimenta de diversos alimentos;
·         Possui noções de higiene adequadas a sua faixa etária;
·         Demonstrou interesse pelo projeto;

AVALIAÇÃO FINAL
A partir da curiosidade das crianças partimos para o próximo ponto de partida onde a chegada é o conhecimento e a descoberta do inusitado.
Cada projeto finalizado nos traz a alegria de poder ter realizado com os pequenos algo inédito para a vida dos mesmos.

O projeto foi bastante atrativo, pois se tratava de alimentos o que chamou bastante a atenção das crianças. A atividade que mais chamou a atenção da turma foi a atividade do preparo do bolinho de alface, todos adoraram usar a touca de cozinheira e acharam muito curioso poder mexer da tigela com a massa do bolinho. Depois de pronto apenas  dois não quiseram experimentar a receita, o restante adorou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário