quarta-feira, 3 de junho de 2015

MEU NOME É...

MEU NOME É ...
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: JANAINE

PROBLEMA: Porque eu tenho este nome?

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto. É importante que a criança conheça a história de seu nome e também realize atividades com nomes próprios, pois é uma boa estratégia para que elas comecem a refletir e conhecer as letras e sua função social.

OBJETIVO GERAL: Conhecer o nome próprio e de seus colegas em diversos contextos, a história destes nomes e iniciar a escrita dos mesmos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  • Conhecer a história do próprio nome;
  • Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
  • Produzir som com o próprio corpo, a fim de utilizá-lo como recurso na produção musical;
  • Recontar histórias a fim de estabelecer sequência de fatos;
  • Reconhecer seu nome em diversas situações do cotidiano;
  • Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
  • Identificar papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
  • Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
  • Relacionar a ideia de número à quantidade correspondente;
  • Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
  • Desenvolver noções de lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás.

CONTEÚDOS:
  • IDENTIDADE E AUTONOMIA: Eu e o outro, Significado do nome;
  • ARTES VISUAIS: Fazer artístico;
  • MÚSICA: Expressão corporal;
  • LINGUAGEM: Contato com a leitura e escrita;
  • NATUREZA E SOCIEDADE: Família;
  • MATEMÁTICA: Contagem oral, noções de espaço;
  • CORPO E MOVIMENTO: Coordenação motora ampla e fina, lateralidade;

METODOLOGIA:
  • Roda de conversa sobre os nomes, as letras que utilizamos para escrever, a importância de ter um nome;
  • Pesquisa com as famílias sobre quem escolheu os nomes e seus significados;
  • Utilizar lápis e outros materiais para escrever o nome;
  • Atividade: recortar de revistas a primeira letra do nome;
  • Recortar as letras do nome e colar no caderno na sequencia;
  •  Atividades impressas: pintar as letras do meu nome; circular meu nome, quantas letras tem meu nome, qual a primeira e a última letra do meu nome,
  • Música utilizando os nomes das crianças;
  • Massinha de modelar: fazer as letras do seu nome;
  • Dinâmicas;
  • Histórias diversificadas;
  • Atividade: cada criança recebe uma folha com um nome escrito (de outro colega), identificar de quem é o nome que recebeu e desenhar como é este colega;
  • Dança da cadeira dos nomes;
  • Jogo da memória com nomes e fotos;
  • Confeccionar o nome para por na caixinha de fósforos tendo fora a foto de cada criança e dentro as letras para montar os nomes;
  • Atividades de pontilhado com a inicial do nome, e nome completo;
  • Pintar com tinta guache as letras do nome;
  • Atividades impressas;

CRONOGRAMA: Este projeto será realizado com mais intensidade a partir de 01/04 à 30/05, portanto será desenvolvido e trabalhado durante todo o ano.

AVALIAÇÃO:
·         Demonstra atitude de atenção para ouvir;
·         Conhece a história da escolha do seu nome;
·         Narra fatos em sequência temporal e causal;
·         Diferencia o desenho da escrita;
·         Diferencia as letras dos números;
·         Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·         Respeita as regras de boa convivência;
·         Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;













Nenhum comentário:

Postar um comentário