MEU
NOME É ...
TURMA:
PRÉ-ESCOLAR I MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA:
JANAINE
PROBLEMA: Porque eu tenho este nome?
JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada
intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração
deste projeto. É importante que a criança conheça a história de seu nome e
também realize atividades com nomes próprios, pois é uma boa estratégia para
que elas comecem a refletir e conhecer as letras e sua função social.
OBJETIVO
GERAL: Conhecer o nome próprio
e de seus colegas em diversos contextos, a história destes nomes e iniciar a
escrita dos mesmos.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM:
- Conhecer a história
do próprio nome;
- Experimentar e
explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e
fantasia na construção de trabalhos artísticos;
- Produzir som com o
próprio corpo, a fim de utilizá-lo como recurso na produção musical;
- Recontar histórias a
fim de estabelecer sequência de fatos;
- Reconhecer seu nome
em diversas situações do cotidiano;
- Interessar-se por
escrever ainda que não de forma convencional;
- Identificar papéis
sociais existentes em seu grupo de convívio;
- Utilizar a contagem
oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
- Relacionar a ideia
de número à quantidade correspondente;
- Utilizar o corpo
para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com
espontaneidade;
- Desenvolver noções
de lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás.
CONTEÚDOS:
- IDENTIDADE E
AUTONOMIA: Eu e o outro, Significado do nome;
- ARTES VISUAIS: Fazer
artístico;
- MÚSICA: Expressão
corporal;
- LINGUAGEM: Contato
com a leitura e escrita;
- NATUREZA E
SOCIEDADE: Família;
- MATEMÁTICA: Contagem
oral, noções de espaço;
- CORPO E MOVIMENTO:
Coordenação motora ampla e fina, lateralidade;
METODOLOGIA:
- Roda de conversa
sobre os nomes, as letras que utilizamos para escrever, a importância de
ter um nome;
- Pesquisa com as
famílias sobre quem escolheu os nomes e seus significados;
- Utilizar lápis e outros
materiais para escrever o nome;
- Atividade: recortar
de revistas a primeira letra do nome;
- Recortar as letras
do nome e colar no caderno na sequencia;
- Atividades impressas: pintar as letras do
meu nome; circular meu nome, quantas letras tem meu nome, qual a primeira
e a última letra do meu nome,
- Música utilizando os
nomes das crianças;
- Massinha de modelar:
fazer as letras do seu nome;
- Dinâmicas;
- Histórias
diversificadas;
- Atividade: cada
criança recebe uma folha com um nome escrito (de outro colega),
identificar de quem é o nome que recebeu e desenhar como é este colega;
- Dança da cadeira dos
nomes;
- Jogo da memória com
nomes e fotos;
- Confeccionar o nome
para por na caixinha de fósforos tendo fora a foto de cada criança e
dentro as letras para montar os nomes;
- Atividades de
pontilhado com a inicial do nome, e nome completo;
- Pintar com tinta
guache as letras do nome;
- Atividades
impressas;
CRONOGRAMA: Este projeto será
realizado com mais intensidade a partir de 01/04 à 30/05, portanto será
desenvolvido e trabalhado durante todo o ano.
AVALIAÇÃO:
·
Demonstra
atitude de atenção para ouvir;
·
Conhece
a história da escolha do seu nome;
·
Narra
fatos em sequência temporal e causal;
·
Diferencia
o desenho da escrita;
·
Diferencia
as letras dos números;
·
Reconhece
e escreve letras, números e palavras;
·
Respeita
as regras de boa convivência;
·
Relaciona
à ideia de número a quantidade correspondente;
Nenhum comentário:
Postar um comentário