quarta-feira, 24 de junho de 2015

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROFESSORA: JURÁRIA
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II MATUTINO E VESPERTINO

Problema - De que forma incentivar a importância de termos uma alimentação saudável?

Justificativa - A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais. Ações de estímulos a adoção de hábitos alimentares saudáveis por meio de atividades educativas que informe e motivem escolhas individuais, ações de apoio a adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricional equilibrada no meio escolar e ações de proteção a alimentação saudável por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. Assim consiste de que o tema se insere ou deve ser inserido no primeiro campo de ações da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos naturais, incluindo no cardápio de alimentação da escola na qual se justifica a elaboração de um projeto simples, porém significativo para a construção de hábitos alimentares saudáveis. 

Objetivo geral- Conscientizar as crianças a cultivar hortaliças, promovendo o consumo de alimentos saudáveis para promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

Objetivos específicos-
-compreender a importância de termos uma alimentação saudável.
- identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
- criar hábitos alimentares.
- desenvolver a coordenação motora.
- reconhecer e interagir com a fauna e flora.
- sensibilizar para a prevenção e qualidade do meio ambiente.
- desenvolver noções de quantidade.
- ensinar a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.

Conteúdos-
- identidade e autonomia: Saúde e bem estar, iniciativas de escolhas.
- artes visuais: exploração de diferentes materiais.
- música: canto.
-linguagem: linguagem oral, escrita e corporal; contato com a linguagem e escrita; relatos de suas vivências.
- matemática: contagem oral, noções de tempo.
- corpo e movimento: coordenação motora ampla e fina.
- natureza e sociedade: meio ambiente, seres vivos.

Metodologia-
- roda de conversa.
-plantio e cultivo das hortaliças.
-regar e cuidar da horta.
-preparo e degustação da receita.
-atividades impressas.
-atividades com diferentes materiais: giz de cera, tinta, papel, cola, gliter.
-músicas.
-história.
-cartaz: recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis.
-identificação de frutas e verduras através do olfato.

Cronograma: 01-06 a 12-06

Avaliação-
-explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais, formas, cores e texturas.
- participa das atividades propostas.
-demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive.
-realiza contagem oral.
-demonstra coordenação motora ampla e fina.
-valoriza atitudes relacionadas a saúde e o bem estar individual e coletivo.
-apresenta bons hábitos alimentares.
-responde as perguntas dirigidas.














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