TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: ADRIANA P. RANGHETTI; PRISCILA DERETTI;
ANA MARIA A.
PROBLEMA: De que
forma as crianças do Jardim B podem conhecer e familiarizarem-se com as letras?
JUSTIFICATIVA: A
aprendizagem da linguagem escrita é um processo de aprendizagem que se inicia
desde muito cedo, à medida que a criança entra em contato com o mundo letrado e
presenciam diversas situações de uso da escrita, como, familiares lendo,
fazendo lista de compra, escrevendo, etc, e por isso despertam o interesse
pelas letras. As crianças do Jardim B apresentam interesse em conhecer as
letras, principalmente, as que fazem parte do seu nome. Realizando este projeto
com o alfabeto e o nome de cada um a criança também vai se apropriando da
compreensão do sistema de representação da escrita.
No
processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais
diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e
hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as
crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com
as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 1998, p. 21).
Ao proporcionar
experiências concretas de aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento
gradativo das capacidades de comunicação e expressão das crianças. A partir da
observação e do interesse das crianças pelas letras desenvolvemos este projeto
que irá mostrar a importância de familiarizar a criança com o processo de
alfabetização.
OBJETIVO GERAL:
Estabelecer contato com a linguagem escrita a fim de reconhecer algumas letras
do alfabeto e do nome da criança apropriando-se de algumas noções de escrita.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
*Familiarizar-se com a história de seu nome;
*Explorar diferentes materiais e objetos para
expressar sua criatividade;
*Participar de brincadeiras musicais;
*Conhecer letras do alfabeto;
*Estabelecer contato com a linguagem escrita;
*Apropriar-se de algumas noções de letramento;
*Reconhecer seu nome em diferentes situações;
*Familiarizar-se com a escrita iniciando o processo de
traçado das letras;
*Interessar-se por escrever, ainda que não de forma
convencional;
*Brincar com números em diferentes situações;
*Desenvolver a coordenação motora durante as diversas
atividades que serão realizadas.
CONTEÚDOS:
*Identidade e
autonomia: Nome; Significado do nome;
*Artes visuais:
Exploração de diferentes materiais;
*Música: Canto;
*Linguagem: Oral,
escrita e corporal; Contato com a leitura e a escrita;
*Matemática:
Contagem oral; Números;
*Corpo e Movimento:
Coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
*Colar um novo
alfabeto na sala e apresentar as letras para as crianças;
*Perguntar: Para que
servem as letras? Onde tem letas? Quem conhece alguma letra? Dentro da nossa
sala é possível visualizar letras?
*Fazer móbiles para
a sala com o nome de cada um. Cada criança vai pintar as letras de seu nome.
Após a professora coloca o nome junto com a foto da criança e pendura no teto
da sala;
*Gráfico
distribuindo o nome das crianças de acordo com a inicial de cada um: Cada
criança recebe seu nome escrito e deverá distribuir no gráfico de acordo com a
inicial de seu nome, por exemplo, Ana ficará na coluna da letra A;
*Hora da chamada:
Preparar crachás com o nome das crianças. Na hora da chamada todos os nomes são
colocados na coluna Casa, a professora mostra o crachá e eles deverão
reconhecer seu nome e quem veio coloca seu crachá na coluna Escola;
*A canoa virou:
Organizar a turma em roda e no meio colocar os crachás dos nomes. Cantar o
verso da cantiga “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava _______ lá
do fundo do mar”, falar o nome da criança e pedir que ela retire seu crachá do
meio da roda;
*Desenhando o
colega: Misturar os crachás e deixar que cada criança escolha um, cada um deve
tentar reconhecer o nome do amigo que pegou e depois desenhar o seu colega,
após apresentar seu trabalho falando para os demais quem desenhou;
*O livro dos nomes: Pedir
para os pais descreverem o significado do nome da criança. Após montar uma
folha com o nome e o significado do nome de cada um. Em roda falar para a turma
o significado de cada nome. Pedir que cada criança faça seu auto retrato no
folha de seu nome. Ao termino das atividades montar um livro com todos os nomes
e as produções de cada criança, expor o livro para que as demais turmas e pais
possam consulta-lo;
*Oferecer alfabeto
móvel, pedir para cada um escolher uma letra e tentar nomeá-la;
*Observar através de
passeios onde podemos encontrar letras;
*Visitar a
biblioteca do Pedro Aleixo para escolher e manusear livros;
*Utilizar fantoche
do alfabeto para as crianças manusearem e fazer contação de histórias;
*Contação de
histórias relacionadas as letras do alfabeto: Bichodário (Telma Guimarães),
Alfabeto dos Pingos (Mary França e Eliardo França), A de amor e A de ABC (Eloí
Elisabet), Coleção cada letra é uma história (Maria Luisa Amorim);
*Jogos relacionados
as letras do alfabeto: Jogo de dado (Letras e imagens), Dominó dos animais
(Nomes e imagens);
*Cantar músicas
relacionadas com as letras do alfabeto: Abecedário da Xuxa, Ciranda das latras
(Coleção cada letra uma história), ABC da Galinha Pintadinha;
*Trazer figuras de
casa com a inicial do nome e montar um cartaz;
*Avental das letras:
Colar no avental algumas letras, deixar que as crianças toquem e tentem
reconhecer a letra. Realizar este momento algumas vezes, sempre com letras
diferentes;
*Massinha de
modelar;
*Pintura no azulejo;
*Carimbos;
*Tentativa de
escrita do nome;
*Passar o dedo com
tinta em cima do nome;
*Recortar de
revistas as letras do nome;
*Quebra-cabeça com o
nome, exemplo: Bruno: b-r-u-n-o;
*Com palito de
picolé montar a primeira letra do nome;
*Preencher com
guache a primeira letra do nome;
*Culinária: Com massa de pão fazer a letra do nome, assar e
depois degustar;
*Colar recursos
naturais no nome: folhas, sementes, areia, etc;
*Tapete do alfabeto:
com tampinhas de garrafas cada criança colocar em cima da ou das letras do nome;
*Escrever no rosto
da criança a primeira letra de seu nome e no outro lado a de um amigo que
escolher.
CRONOGRAMA: 01/09 à 31/10/2014
(Durante este projeto serão intercalados outros projetos e temas que serão
trabalhados neste período).
AVALIAÇÃO:
*Conhece a história da escolha de seu nome;
*Demonstra atitude de atenção ao ouvir;
*Participa das atividades interagindo com os elementos
do grupo;
*Explora com prazer materiais variados;
*Reconhece cores e formas;
*Respeita o seu trabalho e dos colegas;
*Demonstra prazer ao ouvir sons;
*Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
*Memoriza canções reproduzindo parte delas;
*Reconhece o som de seu próprio nome;
*Difere letras de desenhos;
*Reconhece seu nome escrito;
*Faz escolhas de livros para apreciar e folhear;
*Realiza contagem oral;
*Brinca de contar;
*Identifica quantidades;
Nenhum comentário:
Postar um comentário