TURMA:MATERNAL II A PROFESSORAS: ANDRÉIA SAFANELLI,
ANDRÉIA JAGIELLO, MAIARA BERCI, DÉBORA BRUSCATO.
JUSTIFICATIVA:
O futebol é uma das maiores
paixões do povo brasileiro. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos
para torcer por seu país, não importa onde se está todas as nações se unem e
acompanham este grande evento. A TV, o papai, a mamãe, enfim, adultos e crianças mais velhas falam sobre a
Copa o tempo todo, tornando isto algo muito presente na vida das crianças. Assim,
busco desenvolver este projeto, aproveitando a oportunidade para ajudá-las a
descobrir um pouco mais sobre o que significa a Copa do Mundo, e por coincidir
que os jogos da Copa são no mês de junho, prevaleço-me disto para englobar
junto ao tema atividades relacionadas a festa junina, explorando e ampliando ainda
mais suas capacidades artísticas, corporais, musicais, além de sua linguagem
oral e seus conhecimentos de natureza e sociedade.
OBJETIVOS:
- Ampliar conhecimentos sobre a copa do mundo e
Festa Junina
- Desenvolver atitudes de
respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
- Criar trabalhos de arte através
da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o
mundo;
- Apreciar e cuidar dos trabalhos
produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito as obras;
- Ouvir musicas relacionadas a
Copa do mundo e Festa Junina;
- Utilizar a linguagem oral para
conversar e expressar seus desejos, necessidades,
opiniões, ideias, sentimentos em interação com o grupo;
- Identificar o lugar de pessoas
e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...)
- Ampliar os conhecimentos sobre
as formas geométricas e cores;
-
Desenvolver a coordenação motora fina;
METODOLOGIA
- Para
iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar as
crianças que existem muitos lugares e
que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a
identificação será mostrada a bandeira de nosso pais. Depois as crianças irão
confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas
as cores e formas geométricas);
- Cada
criança levará para casa a impressão da bandeira de um país participante da Copa
do mundo para enfeitar com os pais após faremos uma exposição dos trabalhos
para o CEI;
-
Confecção de um pote temático para a p crianças comerem pipoca no dia da festa
junina do CEI;
-
Apresentação dos mascotes que já fizeram parte das Copas do mundo para as
crianças. Cada criança irá colorir o desenho de um mascote;
-
Apresentação da bola Brasuca para as crianças;
- Falar
sobre o Fuleco, mascote da Copa. Conversar com as crianças sobre o tatu, seu
habitat, etc. Contar a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto
significa. Fazer máscaras do Fuleco com eles.
-
Imprimir desenhos do Fuleco para as crianças colorir;
- Ainda sobre
o tema animais, trabalhar as posições (dentro, fora, meio...) usando o livro
Era uma vez um tatu-bola;
- Jogar
bola no campo do CEI;
- Pintar
as unhas das meninas com as cores da nossa bandeira;
- Pintar
o cabelo das crianças com spray;
- Pintura
facial;
- Ouvir
músicas relacionadas a Copa do mundo e a festa junina;
- Apresentação
de dança na festa junina do CEI;
- Ouvir
musicas juninas;
- Pintar desenhos
e realizar colagens relacionadas as musicas: Cai, cai, balão, Pula a fogueira,
e Capelinha de melão;
-
Visitação ao museu para ver a exposição da Copa do Mundo;
- Brincar
de pular rio com corda;
- Degustação
de comidas típicas da festa junina: pipoca, cachorro quente, etc...
- Brincar
de pescaria;
CRONOGRAMA: 30 dias
AVALIAÇÃO
O tema foi bem aceito pela turma do
Maternal II A. Dentre as atividades desenvolvidas, enfeitamos a bandeira de
nosso país, pintando-a com tinta guache verde, amassamos papel amarelo para
colar no losango, e para o circulo as crianças recortaram EVA azul. Através
desta atividade trabalhamos as formas geométricas e as cores. Percebi que o que
mais chamou a atenção das crianças foi a
parte em que puderam pintar com tinta guache a bandeira. Agora algumas já
conseguem reconhecer a cores e formas presentes nela, principalmente o círculo e o retângulo, e ao verem a imagem
da bandeira brasileira conseguem reconhecê-la inclusive dentre as outras
bandeiras presentes em seu contexto .
Levamos para sala o globo terrestre
e as crianças puderam conhecê-lo, explicamos que cada parte colorida era um
país - um lugarzinho - diferente e identificando para elas o Brasil. Ficaram
surpreendidas em ver o Globo e o chamavam de bola do mundo
Outra atividade muito significativa para
as crianças foi a de enfeitarem com sua família as bandeiras de alguns países
participantes da Copa do Mundo. Os pais foram muito criativos, demonstrando o
seu envolvimento e comprometimento com as atividades vivenciadas pelos filhos
no CEI. As bandeiras estão expostas ao lado da porta da sala e as crianças
gostam de mostrar a que enfeitaram para os outros amiguinhos e professoras e
também sentem curiosidade em saber que colega fez as demais.
A apresentação na festa junina do
CEI também foi um sucesso cada uma com seu jeito de ser, umas um pouco mais tímidas,
outras um pouco mais desinibidas conseguiram dançar e se divertir mostrando
para as demais pessoas presentes o que havíamos ensaiado em sala.
Além disso, as crianças ficaram
surpresas em saber que o Fuleco foi criado a partir de um animal da natureza e
adoraram vê-lo formando uma bola. Contamos a história: "Era uma vez um
tatu bola através de lâminas de retroprojetor e foi muito interessante, pois
alguma delas nunca tinham tido contato com um antes.
Podemos afirmar que o tema Junicopa do mundo
atingiu aos objetivos propostos e que o fascínio que as crianças demonstram a
cada nova descoberta é o que nos impulsiona enquanto professoras a buscar sempre
mais e melhores maneiras para que elas desenvolvam seus potenciais de forma
feliz e através de atividades prazerosas e significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário