quinta-feira, 17 de julho de 2014

TEMA: JUNICOPA DO MUNDO

TURMA:MATERNAL II A                      PROFESSORAS: ANDRÉIA SAFANELLI,

ANDRÉIA JAGIELLO, MAIARA BERCI, DÉBORA BRUSCATO.


JUSTIFICATIVA:

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde se está todas as nações se unem e acompanham este grande evento. A TV, o papai, a mamãe, enfim,  adultos e crianças mais velhas falam sobre a Copa o tempo todo, tornando isto algo muito presente na vida das crianças. Assim, busco desenvolver este projeto, aproveitando a oportunidade para ajudá-las a descobrir um pouco mais sobre o que significa a Copa do Mundo, e por coincidir que os jogos da Copa são no mês de junho, prevaleço-me disto para englobar junto ao tema atividades relacionadas a festa junina, explorando e ampliando ainda mais suas capacidades artísticas, corporais, musicais, além de sua linguagem oral e seus conhecimentos de natureza e sociedade.

OBJETIVOS:

-  Ampliar conhecimentos sobre a copa do mundo e Festa Junina
- Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
- Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito as obras;
- Ouvir musicas relacionadas a Copa do mundo e Festa Junina;
- Utilizar a linguagem oral para conversar e expressar seus  desejos, necessidades, opiniões, ideias, sentimentos em interação com o grupo;
- Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...)
- Ampliar os conhecimentos sobre as formas geométricas e cores;
- Desenvolver a coordenação motora fina;                      

METODOLOGIA

- Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar as crianças  que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada a bandeira de nosso pais. Depois as crianças irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas);
- Cada criança levará para casa a impressão da bandeira de um país participante da Copa do mundo para enfeitar com os pais após faremos uma exposição dos trabalhos para o CEI;
- Confecção de um pote temático para a p crianças comerem pipoca no dia da festa junina do CEI;
- Apresentação dos mascotes que já fizeram parte das Copas do mundo para as crianças. Cada criança irá colorir o desenho de um mascote;
- Apresentação da bola Brasuca para as crianças;
- Falar sobre o Fuleco, mascote da Copa. Conversar com as crianças sobre o tatu, seu habitat, etc. Contar a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Fazer máscaras do Fuleco com eles.
- Imprimir desenhos do Fuleco para as crianças colorir;
- Ainda sobre o tema animais, trabalhar as posições (dentro, fora, meio...) usando o livro Era uma vez um tatu-bola;
- Jogar bola no campo do CEI;
- Pintar as unhas das meninas com as cores da nossa bandeira;
- Pintar o cabelo das crianças com spray;
- Pintura facial;
- Ouvir músicas relacionadas a Copa do mundo e a festa junina;
- Apresentação de dança na festa junina do CEI;
- Ouvir musicas juninas;
- Pintar desenhos e realizar colagens relacionadas as musicas: Cai, cai, balão, Pula a fogueira, e Capelinha de melão;
- Visitação ao museu para ver a exposição da Copa do Mundo;
- Brincar de pular rio com corda;
- Degustação de comidas típicas da festa junina: pipoca, cachorro quente, etc...
- Brincar de pescaria;

CRONOGRAMA: 30 dias

AVALIAÇÃO

            O tema foi bem aceito pela turma do Maternal II A. Dentre as atividades desenvolvidas, enfeitamos a bandeira de nosso país, pintando-a com tinta guache verde, amassamos papel amarelo para colar no losango, e para o circulo as crianças recortaram EVA azul. Através desta atividade trabalhamos as formas geométricas e as cores. Percebi que o que mais chamou a  atenção das crianças foi a parte em que puderam pintar com tinta guache a bandeira. Agora algumas já conseguem reconhecer a cores e formas presentes nela, principalmente  o círculo e o retângulo, e ao verem a imagem da bandeira brasileira conseguem reconhecê-la inclusive dentre as outras bandeiras presentes em seu contexto .
            Levamos para sala o globo terrestre e as crianças puderam conhecê-lo, explicamos que cada parte colorida era um país - um lugarzinho - diferente e identificando para elas o Brasil. Ficaram surpreendidas em ver o Globo e o chamavam de bola do mundo
            Outra atividade muito significativa para as crianças foi a de enfeitarem com sua família as bandeiras de alguns países participantes da Copa do Mundo. Os pais foram muito criativos, demonstrando o seu envolvimento e comprometimento com as atividades vivenciadas pelos filhos no CEI. As bandeiras estão expostas ao lado da porta da sala e as crianças gostam de mostrar a que enfeitaram para os outros amiguinhos e professoras e também sentem curiosidade em saber que colega fez as demais.
            A apresentação na festa junina do CEI também foi um sucesso cada uma com seu jeito de ser, umas um pouco mais tímidas, outras um pouco mais desinibidas conseguiram dançar e se divertir mostrando para as demais pessoas presentes o que havíamos ensaiado em sala.
            Além disso, as crianças ficaram surpresas em saber que o Fuleco foi criado a partir de um animal da natureza e adoraram vê-lo formando uma bola. Contamos a história: "Era uma vez um tatu bola através de lâminas de retroprojetor e foi muito interessante, pois alguma delas nunca tinham tido contato com um antes.
             Podemos afirmar que o tema Junicopa do mundo atingiu aos objetivos propostos e que o fascínio que as crianças demonstram a cada nova descoberta é o que nos impulsiona enquanto professoras a buscar sempre mais e melhores maneiras para que elas desenvolvam seus potenciais de forma feliz e através de atividades prazerosas e significativas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário