quinta-feira, 17 de julho de 2014

PROJETO: INSETOS

TURMA:MATERNAL I                                    PROFESORAS:ROSANA,CLARICE,SUZANA

PROBLEMA:

JUSTIFICATIVA: Através da observação, constatamos o fascínio que as crianças do Maternal I tem por estes pequenos seres vivos, principalmente as formigas, borboletas e centopeias que eles encontram na área externa da sala e arredores do CEI. A curiosidade sobre estes pequenos seres nos proporcionou trabalhar este projeto.

OBJETIVO GERAL: Conhecer como são, onde moram, o que comem, se possuem asas e voam entre outras curiosidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular o conhecimento e preservação dos insetos;
Conhecer suas características básicas (cores, quantidades de pernas/asas), se rastejam, andam ou voam;
Conhecer um pouco mais sobre as borboletas e sua metamorfose;
Possibilitar através da observação destes seres, ampliar a curiosidade das crianças;
Trabalhar medidas (grande, pequeno, alto e baixo...)

CONTEUDOS:

Eu e o outro (Identidade e Autonomia),
Exploração do Espaço (Identidade e Autonomia),
Canto (Música e Dança),
Fazer Artístico (Artes Visuais),
Exploração de diferentes materiais (Artes Visuais),
Ampliação do Vocabulário (Linguagem),
Seres Vivos (Natureza e Sociedade),
Consciencia Ecológica (Natureza e Sociedade),
Contagem Oral e Comparação (Matemática),
Coordenação Motora e Fina (Corpo e Movimento).

METODOLOGIA:

Roda de conversa,
Pintura com guache,lápis de cor, giz de cera, canetinha,
Confecção de insetos em diferentes materiais e de um formigueiro com garrafa pet e papel craft;
Contação de histórias sobre o tema,
Música, canções de roda,
Passeio e observação de insetos dentro e fora do CEI;
Nomear e reconhecer os insetos mostrados,
Fantoches, dedoches e teatrinhos.

CRONOGRAMA: Aprox: 21 dias retornando sempre que houver oportunidades de encaixes em outros projetos.

AVALIAÇÃO: Nicole , Davi, Nauane, Amanda, Nicoli e Maria Eduarda Sousa ficam deitados ou sentados no piso do solário observando as formigas e centopeia que por ali passam, e fazem comentários como a formiguinha “tá” andando no buraquinho prô?, ou repetem o que as professoras falam como: não é para matar a formiguinha.... A formiguinha está carregando um pedacinho de folhinha, etc...No campinho Nicole acompanha o carreiro das formigas através da cerca, Amanda mata tudo que vê pela frente. Nos passeios todos observam as borboletas, suas cores e formatos, nas atividades pintaram bastante com guache criando formigas, formigueiro, aranhas, centopeia, joaninhas, borboletas e lagartas.
Em uma tarde fomos ao Colégio Pedro Aleixo buscar livros de ciências usados para mostrar as gravuras de diversos insetos e recortá-los (com auxílio), depois os colamos em um cartaz para observarmos e falar sobre eles.
Embora muitos não respondem o que é perguntado, parece que estão compreendendo tudo que é mostrado e falado, e por ser um projeto que partiu da curiosidade da criança tornou-se prazeroso e interessante.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário