quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PROJETO: LETRAS, NÚMEROS, CORES E FORMAS.


TURMA: Jardim B

PROFESSORAS: Ana Maria, Jenifer, Kátia e Rosana.

PROBLEMA: Iniciar ou não o reconhecimento principalmente das letras do alfabeto e as que compõem o nome das crianças?

JUSTIFICATIVA: A habilidade para o traçado começa a se desenvolver a partir dos dois anos e meio de idade da criança, dependendo do quanto à coordenação motora fina e grossa dessa criança foi estimulada através de jogos, brincadeiras e atividades apropriadas para elas. Não há o intuito de acelerar o processo de alfabetização já que acreditamos que esse processo pode e deve ocorrer naturalmente (ver acesso).

OBJETIVO GERAL: Fazer com que a criança conheça e identifique as cores, formas, letras e números de forma lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Nomear e reconhecer diferentes cores e formas;

·         Desenvolver percepções visuais e auditivas;

·         Ampliar vocabulário;

·         Identificar as letras e números e começar a traçar as iniciais de seus nomes.

 

CONTEÚDOS:

 

Música: Músicas que auxiliem no aprendizado dos temas abordados (apreciação e conhecimento).

Movimento: Reportar o corpo a movimentos que envolvam números, letras, cores etc.

Matemática: Contagem oral, grandezas e medidas, noções de espaço, formas geométricas, números, raciocínio lógico.

Natureza e Sociedade: Meios de transportes, lugares e paisagens, seres, vivos, fenômenos da natureza.

Linguagem Oral e Escrita: Linguagem oral, escrita e corporal.

Artes Visuais: Fazer artístico, exploração de materiais, observação de imagens e objetos, elementos constituintes da linguagem visual (forma, cor, volume, etc.).

Identidade e Autonomia: Nome, eu e o outro, iniciativa para fazer escolhas.

 

METODOLOGIA:

 

·         Roda de conversa;

·         Cortina dos desesperados;

·         Contação de histórias com livros, fantoches e dedoches;

·         Nome em alto relevo;

·         Traçar a inicial do nome com palito e isopor

·         Atividades com pontilhado;

·         Caixa de leite coloridas e grampos de roupa para trabalhar a coordenação motora fina;

·         Árvore em feltro com letras e números que mudem de lugar;

·         Desenho livre;

·         Guache, massinha, letras em E.V.A, lápis de cor, giz de cera;

·         Escrita no azulejo;

·         Dvds da Xuxa e outros cantores que privilegiem os temas abordados.

 

CRONOGRAMA: Por se tratar de um projeto bem amplo, os temas serão trabalhados durante todo o segundo semestre de 2013, e sempre que se precisarem trabalhar outros temas estes estarão incluídos.

AVALIAÇÃO:

A princípio através de brincadeiras e contações de histórias, constatamos que muitas crianças já possuíam o conhecimento prévio sobre as cores, números e letras. Mas, depois que cada criança fez alguma atividade acompanhada individualmente se observou que a maioria “chutava” o que era pedido, não necessariamente sabiam o que estavam falando. Com isto, resolvemos anotar em cada atividade em folha as principais dificuldades de cada criança para tentar ajudá-las a melhorar este quadro.

As atividades com traçado ajudaram a chegar próximo ao esperado, que é a criança a começar a traçar e conhecer a inicial de seu nome.

As brincadeiras e músicas que envolvem letras, cores, formas e números também possibilitaram um contato a mais no reconhecimento dos mesmos. O projeto é amplo os resultados são lentos, mas a cada dia cada criança demonstra mais interesse no que lhe são mostrados e o que realmente interessa é que eles adquiram um pouco mais de conhecimento de forma lúdica e prazerosa, pois, cada criança tem o seu tempo e a nós educadores só nos resta respeitar este tempo.

BIBLIOGRAFIA:

Acesso: HTTP:/estimulandomeusfilhos.bogspot.com.br/2012/09/programa-de-leitura-e-escrita-de-letras.html

ESTIMULAÇÃO PRECOCE. HOMESCHOOLING, LIVRINHOS, MATERIAL PRÁTICO, MONTESSORI, NOSSA VIVENCIA, PROGRAMA DE ORTOGRAFIA.










2 comentários: