TURMA: Jardim
B
PROFESSORAS: Ana
Maria, Jenifer, Kátia e Rosana.
PROBLEMA: Iniciar
ou não o reconhecimento principalmente das letras do alfabeto e as que compõem
o nome das crianças?
JUSTIFICATIVA:
A habilidade para o traçado começa a se desenvolver a partir dos dois anos e
meio de idade da criança, dependendo do quanto à coordenação motora fina e
grossa dessa criança foi estimulada através de jogos, brincadeiras e atividades
apropriadas para elas. Não há o intuito de acelerar o processo de alfabetização
já que acreditamos que esse processo pode e deve ocorrer naturalmente (ver
acesso).
OBJETIVO GERAL:
Fazer com que a criança conheça e identifique as cores, formas, letras e
números de forma lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Nomear e reconhecer diferentes cores e
formas;
·
Desenvolver percepções visuais e
auditivas;
·
Ampliar vocabulário;
·
Identificar as letras e números e
começar a traçar as iniciais de seus nomes.
CONTEÚDOS:
Música:
Músicas que auxiliem no aprendizado dos temas abordados (apreciação e
conhecimento).
Movimento:
Reportar o corpo a movimentos que envolvam números, letras, cores etc.
Matemática:
Contagem
oral, grandezas e medidas, noções de espaço, formas geométricas, números,
raciocínio lógico.
Natureza
e Sociedade: Meios de transportes, lugares e
paisagens, seres, vivos, fenômenos da natureza.
Linguagem
Oral e Escrita: Linguagem oral, escrita e corporal.
Artes
Visuais: Fazer artístico, exploração de materiais,
observação de imagens e objetos, elementos constituintes da linguagem visual
(forma, cor, volume, etc.).
Identidade
e Autonomia: Nome, eu e o outro, iniciativa para
fazer escolhas.
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa;
·
Cortina dos desesperados;
·
Contação de histórias com livros,
fantoches e dedoches;
·
Nome em alto relevo;
·
Traçar a inicial do nome com palito e
isopor
·
Atividades com pontilhado;
·
Caixa de leite coloridas e grampos de
roupa para trabalhar a coordenação motora fina;
·
Árvore em feltro com letras e números
que mudem de lugar;
·
Desenho livre;
·
Guache, massinha, letras em E.V.A, lápis
de cor, giz de cera;
·
Escrita no azulejo;
·
Dvds da Xuxa e outros cantores que
privilegiem os temas abordados.
CRONOGRAMA: Por
se tratar de um projeto bem amplo, os temas serão trabalhados durante todo o
segundo semestre de 2013, e sempre que se precisarem trabalhar outros temas
estes estarão incluídos.
AVALIAÇÃO:
A
princípio através de brincadeiras e contações de histórias, constatamos que
muitas crianças já possuíam o conhecimento prévio sobre as cores, números e
letras. Mas, depois que cada criança fez alguma atividade
acompanhada individualmente se observou que a maioria “chutava” o que era
pedido, não necessariamente sabiam o que estavam falando. Com isto, resolvemos
anotar em cada atividade em folha as principais dificuldades de cada criança
para tentar ajudá-las a melhorar este quadro.
As
atividades com traçado ajudaram a chegar próximo ao esperado, que é a criança a
começar a traçar e conhecer a inicial de seu nome.
As
brincadeiras e músicas que envolvem letras, cores, formas e números também
possibilitaram um contato a mais no reconhecimento dos mesmos. O projeto é
amplo os resultados são lentos, mas a cada dia cada criança demonstra mais
interesse no que lhe são mostrados e o que realmente interessa é que eles
adquiram um pouco mais de conhecimento de forma lúdica e prazerosa, pois, cada
criança tem o seu tempo e a nós educadores só nos resta respeitar este tempo.
BIBLIOGRAFIA:
Acesso:
HTTP:/estimulandomeusfilhos.bogspot.com.br/2012/09/programa-de-leitura-e-escrita-de-letras.html
ESTIMULAÇÃO
PRECOCE. HOMESCHOOLING, LIVRINHOS, MATERIAL PRÁTICO, MONTESSORI, NOSSA
VIVENCIA, PROGRAMA DE ORTOGRAFIA.
Sou estudante de Pedagogia, amei a matéria é me ajudou muito.
ResponderExcluirparabens
ResponderExcluir