quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROJETO: QUANTO MEDE?


PROJETO QUANTO MEDE?
TURMA: PRE II B MATUTINO
PRFESSORA: LIDIANE 

PROBLEMA: Como medimos as coisas?

JUSTIFICATIVA: Na Educação Infantil as crianças buscam respostas para as suas curiosidades. Éimportante propor às mesmas, atividades que as façam encontrar essas respostas.  O projeto “Quanto mede?” surgiu da afirmação de uma criança, falando que o pai da outra media “dois quilos de altura”, e o outro contestou que não, que ele “era o maior e media um quilo”.   Sem dúvida é uma boa maneira de introduzir o trabalho com grandezas e medidas. Por isso buscou-se interagir com conceitos de medidas e grandezas convencionais e não convencionais, fazendo com que as crianças saibam o que será mensurado: o peso de um objeto, a capacidade de um recipiente, o comprimento de um espaço ou o tempo. Para atingir essas metas, o processo de aprendizagem fica mais completo quando o trabalho é iniciado com a valorização e o uso de métodos não usuais, já utilizados pelas crianças em situações cotidianas e em seguida, levando-as ao conhecimento de que cada medida tem o seu instrumento próprio e padrãoa ser utilizado.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
·         DÚVIDAS:- Como o peso funciona?
                                 - Que medida tem a classe toda?
                                 - Quantos pesos eu tenho?
                                 - Como se mede a altura?
·         CERTEZAS:- O meu pai tem dois quilos de altura – ele é mais grande.
                    - Eu já sou grande, bato aqui (nariz) da minha irmã.
                    - Meu pai já é bem velho, ele tem 4 + 2.
                    - A gente mede com a régua. 

OBJETIVO GERAL: Estudar as unidades de medidas utilizadas no dia a dia, a fim de compreender quais são e para que servem. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
·         Explorar e experimentar diferentes objetos e materiais;
·         Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos;
·         Desenvolver o traçado de letras e números;
·         Relacionar a ideia de números e quantidade;
·         Descobrir e distinguir características semelhantes e diferentes, combinar, classificar e separar;
·         Respeitar características pessoais relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor a fim de promover o respeito a diversidade;
·         Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo. 

CONTEÚDOS:
·         IDENTIDADE E AUTONOMIA: Valores; Eu e o outro; Comunicação e Expressão de desejos e Sentimentos;
·         MOVIMENTO: Sensações, Equilíbrio, Coordenação motora Ampla e Fina;
·         MÚSICA: Expressão Corporal; Apreciação musical;
·         ARTES VISUAIS: Exploração de diversos materiais, Observação e Exploração de imagens e objetos; Apreciação de obras de arte; Leitura de obras de arte;
·         LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Relato de suas vivências, Observação e manuseio de Material Impresso, Contato com a Leitura e a escrita;
·         NATUREZA E SOCIEDADE: Objeto e processo de transformação;
·         MATEMÁTICA: Números, Contagem oral, Raciocínio lógico, Grandezas e medidas, Noções de tempo, Noções de espaço. 

METODOLOGIA:
·         Pesquisar sobre as formas de medidas;
·         Fazer salto em distância e medir os centímetros;
·         Trabalhar a letra da poesia “O Relógio” de Vinícius de Moraes;
·         Cantar, dançar e ouvir músicas variadas de acordo com o tema;
·         Ler histórias e pedir para que elas contem histórias sobre medidas e tamanhos;
·         Realizar atividades de leitura e escrita, relacionadas com o tema;
·         Realizar diariamente uma roda de conversa;
·         Trabalhos com diferentes tipos de papel;
·         Brincar com massinha de modelar, trabalhando tamanhos;
·         Fazer gráficos de medida de altura e peso das crianças;
·         Utilizar uma fita métrica e uma balança para registrar os pesos e as medidas;
·         Fazer um relógio com ponteiros móveis;
·         Trazer fita métrica, régua, trena, litros, relógio e calendário para as crianças manusearem e realizarem atividades.

CRONOGRAMA: 02 de Maio a 08 de junho.

AVALIAÇÃO: Far-se-á mediante:
·         Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções;
·         Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
·         Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);
·         Manuseia com interesse materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo;
·         Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·         Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·         Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc;
·         Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;
·         Utiliza instrumentos de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais;
·         Faz comparações (leve/pesado,alto/baixo,mais/menos, quente/frio).








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