PROJETO QUANTO MEDE?
TURMA: PRE II B
MATUTINO
PRFESSORA:
LIDIANE
PROBLEMA:
Como medimos as coisas?
JUSTIFICATIVA: Na Educação Infantil as crianças buscam
respostas para as suas curiosidades. Éimportante propor às mesmas, atividades
que as façam encontrar essas respostas.
O projeto “Quanto mede?” surgiu da afirmação de uma criança, falando que
o pai da outra media “dois quilos de altura”, e o outro contestou que não, que
ele “era o maior e media um quilo”. Sem
dúvida é uma boa maneira de introduzir o trabalho com grandezas e medidas. Por
isso buscou-se interagir com conceitos de medidas e grandezas convencionais e
não convencionais, fazendo com que as crianças saibam o que será mensurado: o
peso de um objeto, a capacidade de um recipiente, o comprimento de um espaço ou
o tempo. Para atingir essas metas, o processo de aprendizagem fica mais
completo quando o trabalho é iniciado com a valorização e o uso de métodos não
usuais, já utilizados pelas crianças em situações cotidianas e em seguida,
levando-as ao conhecimento de que cada medida tem o seu instrumento próprio e
padrãoa ser utilizado.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
·
DÚVIDAS:- Como o peso funciona?
- Que medida tem a classe toda?
- Quantos pesos eu tenho?
- Como se mede a altura?
·
CERTEZAS:- O meu pai tem dois quilos de altura – ele é mais
grande.
- Eu já sou grande, bato
aqui (nariz) da minha irmã.
- Meu pai já é bem velho,
ele tem 4 + 2.
- A gente mede com a régua.
OBJETIVO GERAL: Estudar as unidades de medidas utilizadas
no dia a dia, a fim de compreender quais são e para que servem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
·
Explorar e experimentar diferentes objetos e materiais;
·
Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos;
·
Desenvolver o traçado de letras e números;
·
Relacionar a ideia de números e quantidade;
·
Descobrir e distinguir características semelhantes e
diferentes, combinar, classificar e separar;
·
Respeitar características pessoais relacionadas ao gênero,
cultura, peso, estatura, cor a fim de promover o respeito a diversidade;
·
Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso,
volume e tempo.
CONTEÚDOS:
·
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Valores; Eu e o outro; Comunicação
e Expressão de desejos e Sentimentos;
·
MOVIMENTO: Sensações, Equilíbrio, Coordenação motora Ampla
e Fina;
·
MÚSICA: Expressão Corporal; Apreciação musical;
·
ARTES VISUAIS: Exploração de diversos materiais, Observação
e Exploração de imagens e objetos; Apreciação de obras de arte; Leitura de
obras de arte;
·
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Relato de suas vivências,
Observação e manuseio de Material Impresso, Contato com a Leitura e a escrita;
·
NATUREZA E SOCIEDADE: Objeto e processo de transformação;
·
MATEMÁTICA: Números, Contagem oral, Raciocínio lógico,
Grandezas e medidas, Noções de tempo, Noções de espaço.
METODOLOGIA:
·
Pesquisar sobre as formas de medidas;
·
Fazer salto em distância e medir os centímetros;
·
Trabalhar a letra da poesia “O Relógio” de Vinícius de
Moraes;
·
Cantar, dançar e ouvir músicas variadas de acordo com o
tema;
·
Ler histórias e pedir para que elas contem histórias sobre
medidas e tamanhos;
·
Realizar atividades de leitura e escrita, relacionadas com
o tema;
·
Realizar diariamente uma roda de conversa;
·
Trabalhos com diferentes tipos de papel;
·
Brincar com massinha de modelar, trabalhando tamanhos;
·
Fazer gráficos de medida de altura e peso das crianças;
·
Utilizar uma fita métrica e uma balança para registrar os
pesos e as medidas;
·
Fazer um relógio com ponteiros móveis;
·
Trazer fita métrica, régua, trena, litros, relógio e
calendário para as crianças manusearem e realizarem atividades.
CRONOGRAMA: 02 de Maio a 08 de junho.
AVALIAÇÃO: Far-se-á mediante:
·
Participa de atividades que envolvem histórias,
brincadeiras, jogos e canções;
·
Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e
de outros movimentos;
·
Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar,
amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);
·
Manuseia com interesse materiais impressos como livros,
revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo;
·
Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·
Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços
coletivos e do meio ambiente;
·
Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para
desenhar, pintar, modelar, etc;
·
Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;
·
Utiliza instrumentos de medidas de comprimento, peso,
volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais;
·
Faz comparações (leve/pesado,alto/baixo,mais/menos,
quente/frio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário