quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROJETO ANUAL: TURMA DA IMAGINAÇÃO


Projeto Anual
Projeto: Turma da Imaginação
Professoras: Cheila R., Jenifer, Leidimara, Dalva
Turma: Jardim B
Problema: Como encontrar uma característica do Jardim B, na qual se possa desenvolver um projeto que dará o nome da turma?
Justificativa: Este é um projeto do CEI que tem como objetivo principal encontrar uma característica que se destaque na turma em que trabalhamos, sendo que esta característica ajudará a dar o nome a turma. Observando a turma do Jardim B percebemos que nos momentos de contar histórias e na hora das brincadeiras, as crianças demonstraram facilidade em criar personagens imaginários utilizando bastante o faz de conta para dar vida aos personagens.
“Ao brincar de faz de conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz de conta” que é outro”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1988, p. 22)
 Por este motivo intitulamos a nossa turma como TURMA DA IMAGINAÇÃO, sendo que pretendemos dar mais ênfase ao lúdico no cotidiano. A brincadeira e o faz de conta não só ensinam os conteúdos de forma lúdica, como também possibilitam entender as crianças em seus diferentes tempos, ritmos e formas de aprender. Assegurando o tempo e o espaço para brincar, o educador contribui decisivamente para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, destacando que a brincadeira do faz de conta é uma rica experiência que propicia uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Objetivo Geral: Construir juntamente com as crianças formas de experimentar momentos lúdicos através do faz de conta e da imaginação, contribuindo assim para uma aprendizagem diferenciada.

Objetivos Específicos:
·         Expressar seus desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos para desenvolver sua autonomia;
·         Experimentar brincadeiras que utilizam a imaginação, interagindo com as demais crianças do grupo e da instituição;
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica, como um meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·         Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
·         Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música e instigando o faz de conta;
·         Participar de brincadeiras musicais que envolvam histórias;
·         Estabelecer a comunicação através da linguagem oral e corporal, a fim de interagir com o adulto ou com outra criança por meio do faz de conta;
·         Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original, referente aos personagens, cenários, objetos;
·         Explorar e utilizar os movimentos de recorte, pintura, desenho, rasgar, para desenvolver a coordenação motora fina;
·         Explorar de forma lúdica os diferentes cantinhos da sala, se utilizando da imaginação e do faz de conta. 

Conteúdos:
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·         Eu e o outro;
·         Exploração do espaço;
·         Iniciativa para fazer escolhas;
·         Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita. 

ARTES VISUAIS:
·         Fazer Artístico;
·         Exploração de diferentes materiais; 

MÚSICA:
·         Expressão oral e corporal;
·         Canto;
·         Linguagem musical;
·         Interpretação e dramatização musical; 

LINGUAGEM:
·         Linguagem oral, escrita e corporal;
·         Comunicação;
·         Gêneros e formas de expressão;
·         Gêneros textuais; 

CORPO E MOVIMENTO:
·         Expressividade;
·         Coordenação motora ampla e fina. 

Metodologia:
·         Brincadeiras de faz de conta;
·         Contação de histórias e comentários sobre os personagens;
·         Brincadeiras livres e dirigidas;
·         Contação de histórias utilizando fantoches e recontação das mesmas por parte das crianças;
·         Canções infantis que estimulem o movimento e a manifestação de diferentes gestos;
·         Confecção de “Cantinhos” temáticos na sala;
·         Cantinho “FUNDO DO MAR”: confecção de animais e painel;
·         Cantinho da “FLORESTA”: confecção de animais e painel (3D);
·         Pesquisa na internet sobre os animais da fauna brasileira. 

Avaliação:
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados;
·         Respeita o seu trabalho e de seus colegas;
·         Identifica, observa e relaciona imagens;
·         Fala sobre as imagens que vê;
·         Expressa sua opinião sobre as imagens vistas;
·         Utiliza diversos elementos da linguagem visual;
·         Rabisca e demonstra avanços no processo de rabiscação;
·         Explora as possibilidades de transformação e manipulação de materiais;
·         Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
·         Participa de brincadeiras musicais, jogos catados e rítmicos;
·         Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·         Reconta histórias conhecidas com aproximação à original;
·         Manuseia livros, folheando;
·         Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·         Desenha e fala sobre o que desenhou;
·         Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·         Dramatiza situações vividas ou imaginárias;
·         Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·         Explora os diferentes espaços (cantinhos) construídos na sala para brincar de faz de conta;
·         Participa com interesse das atividades propostas.
Cronograma:Este projeto terá início no dia 06/02 e será trabalhado o ano todo em períodos intercalados, devido ser o projeto que dá nome a turma.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário