Projeto
Anual
Projeto: Turma da Imaginação
Professoras:
Cheila R., Jenifer, Leidimara, Dalva
Turma:
Jardim B
Problema: Como encontrar uma característica do Jardim B, na
qual se possa desenvolver um projeto que dará o nome da turma?
Justificativa: Este é um projeto do CEI que tem como objetivo principal
encontrar uma característica que se destaque na turma em que trabalhamos, sendo
que esta característica ajudará a dar o nome a turma. Observando a turma do
Jardim B percebemos que nos momentos de contar histórias e na hora das
brincadeiras, as crianças demonstraram facilidade em criar personagens
imaginários utilizando bastante o faz de conta para dar vida aos personagens.
“Ao brincar de faz de conta, as crianças buscam imitar, imaginar,
representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra,
que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou
um animal, que um lugar “faz de conta” que é outro”. (Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil, 1988, p. 22)
Por este motivo intitulamos
a nossa turma como TURMA DA IMAGINAÇÃO, sendo que pretendemos dar mais ênfase
ao lúdico no cotidiano. A brincadeira e o faz de conta não só ensinam os
conteúdos de forma lúdica, como também possibilitam entender as crianças em
seus diferentes tempos, ritmos e formas de aprender. Assegurando o tempo e o
espaço para brincar, o educador contribui decisivamente para o desenvolvimento
e aprendizagem das crianças, destacando que a brincadeira do faz de conta é uma
rica experiência que propicia uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Objetivo Geral: Construir juntamente com as crianças formas de
experimentar momentos lúdicos através do faz de conta e da imaginação,
contribuindo assim para uma aprendizagem diferenciada.
Objetivos Específicos:
·
Expressar seus desejos,
pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos para desenvolver sua
autonomia;
·
Experimentar
brincadeiras que utilizam a imaginação, interagindo com as demais crianças do
grupo e da instituição;
·
Manipular diferentes
objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte
através da produção gráfica e plástica, como um meio de comunicar-se e expressar-se
com o mundo;
·
Brincar com as
linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
·
Explorar o corpo com a
voz, mãos, pés, produzindo música e instigando o faz de conta;
·
Participar de
brincadeiras musicais que envolvam histórias;
·
Estabelecer a
comunicação através da linguagem oral e corporal, a fim de interagir com o
adulto ou com outra criança por meio do faz de conta;
·
Recontar histórias
conhecidas com aproximação às características da história original, referente
aos personagens, cenários, objetos;
·
Explorar e utilizar os
movimentos de recorte, pintura, desenho, rasgar, para desenvolver a coordenação
motora fina;
·
Explorar de forma lúdica
os diferentes cantinhos da sala, se utilizando da imaginação e do faz de conta.
Conteúdos:
IDENTIDADE E
AUTONOMIA:
·
Eu e o outro;
·
Exploração do espaço;
·
Iniciativa para fazer
escolhas;
·
Comunicação e expressão:
oral, corporal e escrita.
ARTES VISUAIS:
·
Fazer Artístico;
·
Exploração de diferentes
materiais;
MÚSICA:
·
Expressão oral e
corporal;
·
Canto;
·
Linguagem musical;
·
Interpretação e
dramatização musical;
LINGUAGEM:
·
Linguagem oral, escrita
e corporal;
·
Comunicação;
·
Gêneros e formas de
expressão;
·
Gêneros textuais;
CORPO E MOVIMENTO:
·
Expressividade;
·
Coordenação motora ampla
e fina.
Metodologia:
·
Brincadeiras de faz de
conta;
·
Contação de histórias e comentários
sobre os personagens;
·
Brincadeiras livres e
dirigidas;
·
Contação de histórias
utilizando fantoches e recontação das mesmas por parte das crianças;
·
Canções infantis que
estimulem o movimento e a manifestação de diferentes gestos;
·
Confecção de “Cantinhos”
temáticos na sala;
·
Cantinho “FUNDO DO MAR”:
confecção de animais e painel;
·
Cantinho da “FLORESTA”:
confecção de animais e painel (3D);
·
Pesquisa na internet
sobre os animais da fauna brasileira.
Avaliação:
·
Experimenta diferentes
materiais;
·
Explora com prazer
materiais variados;
·
Respeita o seu trabalho
e de seus colegas;
·
Identifica, observa e
relaciona imagens;
·
Fala sobre as imagens
que vê;
·
Expressa sua opinião
sobre as imagens vistas;
·
Utiliza diversos
elementos da linguagem visual;
·
Rabisca e demonstra
avanços no processo de rabiscação;
·
Explora as
possibilidades de transformação e manipulação de materiais;
·
Canta e realiza
movimentos de interpretação musical;
·
Participa de
brincadeiras musicais, jogos catados e rítmicos;
·
Memoriza canções
reproduzindo parte delas;
·
Reconta histórias
conhecidas com aproximação à original;
·
Manuseia livros, folheando;
·
Explora sons, texturas e
imagens dos livros;
·
Desenha e fala sobre o
que desenhou;
·
Reconhece imagens e
expressa este conhecimento;
·
Dramatiza situações
vividas ou imaginárias;
·
Demonstra habilidades em
ações que utilizam a coordenação motora fina;
·
Explora os diferentes
espaços (cantinhos) construídos na sala para brincar de faz de conta;
·
Participa com interesse
das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário