quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROJETO: A BORBOLETA


PROJETO ANUAL: A BORBOLETA
TURMA: PRE II B MATUTINO
PROFESSORA: LIDIANE 

PROBLEMA: Que nome vamos dar a nossa turma?

JUSTIFICATIVA: A criança entra na escola e começa a fazer parte de um grupo que muitas vezes desconhece e até difere. Surge então a necessidade de aproximar-se e sentir-se participante. Por isso, eleger um nome para a turma que formam agora, de acordo com o que a identifica e trabalhá-lo, faz com as crianças se sintam mais próximas e exercitem a cidadania. A escolha do nome da borboleta encontrada na sala realizou-se de forma coletiva e democrática, contribuindo na formação do sujeito crítico e ao mesmo tempo incitando a curiosidade e a criatividade das crianças, além de educa-las para o contato com os seres vivos e o ambiente. Sendo assim, a turma ficou caracterizada como a turma das borboletas, devido à borboleta Bela. 

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
·                   DÚVIDAS:- Por que ela tem asas para voar?
                                 - Por que ela parece que tem olhos nas asas?
                                 - O que acontece quando ela morre?
                                 - O que elas comem?
                                  - Todas as borboletas nascem de casulo?
·                   CERTEZAS:- Ela voa.
                     - Ela é da natureza.
                     - Nasce de um casulo. 

OBJETIVO GERAL: Participar da escolha de um tema que caracterize o grupo, a fim de eleger um nome para o mesmo, despertando a curiosidade, estabelecendo relações sociais e explorando o meio ambiente e os seres vivos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
·        Explorar e experimentar diferentes objetos e materiais;
·        Elaborar textos coletivos;
·        Aprender a conviver no espaço educativo, sentindo-se parte integrante do mesmo;
·        Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos;
·        Desenvolver o traçado de letras e números;
·        Explorar o ambiente, entrando em contato cm os seres vivos;
·        Ampliar o repertório de canções;
·        Relacionar a ideia de números e quantidade;
·        Sensibilizar para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·        Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·        Descobrir e distinguir características semelhantes e diferentes, combinar, classificar e separar;

CONTEÚDOS:
·        IDENTIDADE E AUTONOMIA: Valores; Eu e o outro; Comunicação e Expressão de Desejos e Sentimentos;
·        MOVIMENTO: Sensações, Equilíbrio, Coordenação motora Ampla e Fina;
·        MÚSICA: Expressão Corporal; Apreciação musical;
·        ARTES VISUAIS: Exploração de diversos materiais, Observação e Exploração de imagens e objetos; Apreciação de obras de arte; Leitura de obras de arte;
·        LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Relato de suas vivências, Observação e manuseio de Material Impresso, Contato com a Leitura e a escrita;
·        NATUREZA E SOCIEDADE: Lugares e Paisagens, Seres vivos;
·        MATEMÁTICA: Formas Geométricas, Números, Contagem oral, Raciocínio lógico. 

METODOLOGIA:
·        Pesquisar sobre a borboleta;
·        Fazer uma eleição para escolher um nome para a borboleta;
·        Fazer um painel para a porta com o tema de borboletas;
·        Pintar um jardim e borboletas no piso com tinta guache;
·        Desenhar a Bela na agenda;
·        Fazer uma releitura da obra de arte “Borboleta” de Romero Britto;
·        Montar uma história sequenciada da borboleta Bela;
·        Trabalhar a letra da poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes;
·        Cantar, dançar e ouvir músicas variadas de acordo com o tema;
·        Ler histórias e pedir para que elas contem histórias de borboletas, através do manuseio de livros;
·        Realizar atividades de leitura e escrita utilizando a palavra borboleta e Bela;
·        Realizar diariamente uma roda de conversa;
·        Trabalhos com diferentes tipos de papel;
·        Brincar com massinha de modelar, fazendo borboletas; 

CRONOGRAMA: 01 a 23 de março. 

AVALIAÇÃO: Far-se-á mediante:
·        Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
·        Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
·        Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar).
·        Manuseia com interesse materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo.
·        Reconhece e escreve letras, números e palavras.
·        Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·        Estabelece relação entre diferentes espécies de seres vivos caracterizando-os.
·        Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar,etc.
·        Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente.






























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