PROJETO ANUAL: A
BORBOLETA
TURMA: PRE II B
MATUTINO
PROFESSORA:
LIDIANE
PROBLEMA:
Que nome vamos dar a nossa turma?
JUSTIFICATIVA:
A criança entra na escola e começa a fazer parte de um grupo que muitas vezes
desconhece e até difere. Surge então a necessidade de aproximar-se e sentir-se participante.
Por isso, eleger um nome para a turma que formam agora, de acordo com o que a
identifica e trabalhá-lo, faz com as crianças se sintam mais próximas e exercitem
a cidadania. A escolha do nome da borboleta encontrada na sala realizou-se de
forma coletiva e democrática, contribuindo na formação do sujeito crítico e ao mesmo
tempo incitando a curiosidade e a criatividade das crianças, além de educa-las para
o contato com os seres vivos e o ambiente. Sendo assim, a turma ficou
caracterizada como a turma das borboletas, devido à borboleta Bela.
CONHECIMENTOS
PRÉVIOS:
·
DÚVIDAS:-
Por que ela tem asas para voar?
- Por que ela
parece que tem olhos nas asas?
- O que acontece
quando ela morre?
- O que elas comem?
- Todas as borboletas nascem de casulo?
·
CERTEZAS:-
Ela voa.
- Ela é da natureza.
- Nasce de um casulo.
OBJETIVO
GERAL: Participar da escolha de um tema que caracterize o grupo, a fim de
eleger um nome para o mesmo, despertando a curiosidade, estabelecendo relações
sociais e explorando o meio ambiente e os seres vivos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
a coordenação motora ampla e fina;
·
Explorar
e experimentar diferentes objetos e materiais;
·
Elaborar
textos coletivos;
·
Aprender
a conviver no espaço educativo, sentindo-se parte integrante do mesmo;
·
Expressar
suas necessidades, desejos e sentimentos;
·
Desenvolver
o traçado de letras e números;
·
Explorar
o ambiente, entrando em contato cm os seres vivos;
·
Ampliar
o repertório de canções;
·
Relacionar
a ideia de números e quantidade;
·
Sensibilizar
para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·
Explorar
o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·
Fazer
leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos;
·
Descobrir
e distinguir características semelhantes e diferentes, combinar, classificar e
separar;
CONTEÚDOS:
·
IDENTIDADE
E AUTONOMIA: Valores; Eu e o outro; Comunicação e Expressão de Desejos e
Sentimentos;
·
MOVIMENTO:
Sensações, Equilíbrio, Coordenação motora Ampla e Fina;
·
MÚSICA:
Expressão Corporal; Apreciação musical;
·
ARTES
VISUAIS: Exploração de diversos materiais, Observação e Exploração de imagens e
objetos; Apreciação de obras de arte; Leitura de obras de arte;
·
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA: Relato de suas vivências, Observação e manuseio de Material
Impresso, Contato com a Leitura e a escrita;
·
NATUREZA
E SOCIEDADE: Lugares e Paisagens, Seres vivos;
·
MATEMÁTICA:
Formas Geométricas, Números, Contagem oral, Raciocínio lógico.
METODOLOGIA:
·
Pesquisar
sobre a borboleta;
·
Fazer
uma eleição para escolher um nome para a borboleta;
·
Fazer
um painel para a porta com o tema de borboletas;
·
Pintar
um jardim e borboletas no piso com tinta guache;
·
Desenhar
a Bela na agenda;
·
Fazer
uma releitura da obra de arte “Borboleta” de Romero Britto;
·
Montar
uma história sequenciada da borboleta Bela;
·
Trabalhar
a letra da poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes;
·
Cantar,
dançar e ouvir músicas variadas de acordo com o tema;
·
Ler
histórias e pedir para que elas contem histórias de borboletas, através do
manuseio de livros;
·
Realizar
atividades de leitura e escrita utilizando a palavra borboleta e Bela;
·
Realizar
diariamente uma roda de conversa;
·
Trabalhos
com diferentes tipos de papel;
·
Brincar
com massinha de modelar, fazendo borboletas;
CRONOGRAMA:
01 a 23 de março.
AVALIAÇÃO:
Far-se-á mediante:
·
Participa
de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
·
Expressa-se
corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
·
Demonstra
motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar,
empilhar).
·
Manuseia
com interesse materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas
ao grupo.
·
Reconhece
e escreve letras, números e palavras.
·
Valoriza
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·
Estabelece
relação entre diferentes espécies de seres vivos caracterizando-os.
·
Explora
e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar,etc.
·
Relaciona
à ideia de número a quantidade correspondente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário