quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROJETO: BRINCANDO COM AS LETRINHAS

TÍTULO: BRINCANDO COM AS LETRINHAS

TURMA: JARDIM A

PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, VÂNIA E CARINA

 

PROBLEMA: Tudo pode ser escrito?


JUSTIFICATIVA: Partindo da realidade da sala, onde as crianças têm um grande interesse em conhecer as letras principalmente as letras que fazem parte do seu nome, neste projeto mostraremos que além do nome tudo pode ser escrito e que as letras não estão somente no nome, mas sim encontramos letras em quase tudo no nosso dia a dia. Além disso na faixa etária que nossas crianças se encontram é de suma importância que começamos a introduzir na sua aprendizagem as letras e a importância delas para nossas vidas, que assim reconheçam, aprendam e vão aos poucos aperfeiçoando ainda mais a escrita.

OBJETIVO GERAL: Reconhecer as letras do alfabeto a partir do contato com atividades que envolvam a linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Estabelecer contato com a linguagem oral e escrita em livros, revistas, jornais, literatura infantil a fim de conhecer as letras do alfabeto.
·        Recolher a letra inicial do seu nome no alfabeto da sala.
·        Reconhecer o seu nome em diversas situações do cotidiano.

CONTEÚDOS: IDENTIDADE AUTONOMIA
Comunicação e expressão oral, corporal;
Escrita;
Iniciativa para fazer escolhas;
Nome;
Eu e o outro.

ARTES VISUAIS
Fazer artístico;
Exploração de diferentes materiais.

MÚSICA
Expressão oral e corporal;
Linguagem;
Canto.

LINGUAGEM
Gêneros textuais;
Comunicação.

METODOLOGIA
·        Música da Xuxa: A B Cdário da Xuxa.
·        Cartaz com as letras do alfabeto no chão para que as crianças possam identificar a inicial do nome.
·        Imprimir alfabeto para que as crianças possam colar a sequência do seu nome seguindo a escrita da professora.
·        Livro do alfabeto.
·        Roda de conversa sobre o alfabeto.
·        Atividades de recorte colagem e pinturas.
·        Passeio pela cidade para ver e reconhecer algumas letras.

AVALIAÇÃO:
·        Reconhecer o som do seu próprio nome.
·        Interessar-se pela fala.
·        Participar oralmente das ações do grupo, repete gestos orais ou palavras.
·        Demonstra compreensão no uso de novas palavras.
·        Reconhece a letra inicial do seu nome no alfabeto.
·        Reconhece o seu nome em diversas situações do cotidiano.














ALFABETO NO CHÃO DA SALA

CRIANÇAS COLOCANDO-SE EM FRENTE A LETRA INICIAL DE SEU NOME












Nenhum comentário:

Postar um comentário