PROJETO DA TURMA: TORTUGUITAS
TURMA: JARDIM A
PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, CARINA E VÂNIA
TÍTULO: Uma tartaruga em minha sala.
PROBLEMA: Como é a vida da tartaruga?
JUSTIFICATIVA:
É um bicho pré-histórico, quieto, muito dócil e que se adapta facilmente à vida moderna. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo, põem as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte como se estivesse morto. É o animal mais lento entre os vertebrados.
A tartaruga é uma espécie que vive na água marinha ou doce. Ela possui casco achatado e suas patas terminam afinadas como se fossem nadadeiras. As tartarugas se alimentam de frutas doces, verduras, legumes, peixes, camarões e algas.
Existem tartarugas machos e fêmeas que na época da desova saem do mar e vão para a praia quando não há mais luminosidade. Às vezes percorrem distâncias enormes até encontrar um lugar ideal para fazer o ninho. Em média são 120 ovos que parecem bolinhas de ping-pong. Dos 120 ovos, quase todos vingam, mas poucas tartaruguinhas conseguem chegar à vida adulta. O maior centro mundial de criação de animais de estimação “os Estados Unidos” detalha que 40% de pessoas têm como mascote uma tartaruga. O sucesso das tartarugas como bicho de estimação gera um hobby dos mais estruturados no mundo todo.
A curiosidade em conhecer a tartaruga e suas características surgiu quando uma das crianças da sala do jardim A comentou que tinha uma tartaruga de estimação. Todos ficaram curiosos para ver e conhecer o animal. Observando todo este interesse elaboramos o Projeto “Uma tartaruga em minha sala”. Este projeto também deu o nome a turma “Tortuguitas”, pois aproveitamos este momento para englobar no projeto o conhecimento de seres vivos, letras e números.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
· Dúvidas:
- Por que a tartaruga se esconde dentro do seu casco?
- A tartaruga só coloca ovos na areia ou também em cima das pedras?
- Quantos ovos será que ela coloca em um único ninho?
- Quanto tempo demora para a tartaruga nascer?
- O que a tartaruga come?
- Quanto tempo vive uma tartaruga?
- Por que a tartaruga é lenta?
- Por que a tartaruga vive dentro e fora da água?
- Será que ela se esconde dentro do casco porque ela tem medo de nós?
· Certezas:
- Ela é verde.
- Tem o casco duro.
- É grande.
- Se esconde dentro do casco.
- Ela é lenta.
· OBJETIVO GERAL:
- Explorar o ambiente com a tartaruga a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e a valorização da vida dos seres vivos.
· OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Ampliar a expressão oral através do jogo de adivinhações. Essa atividade desenvolve a habilidade de pensar nas características dos animais e realizar descrições.
- Desenvolver a expressão oral e a imaginação.
- Desenvolver relações de formas e cores.
- Estabelecer a relação entre o número e sua quantidade.
- Desenvolver a capacidade de refletir sobre gostos e preferências.
- Aprender a participar de atividades em grupo.
- Desenvolver a coordenação motora e a sequência.
- Reconhecer e identificar as letras do alfabeto.
CONTEÚDOS:
· Artes visuais:
- Exploração de diferentes materiais
- Fazer artístico
· Identidade e Autonomia
- Família
- Eu e o outro
- Exploração do espaço
- Saúde e bem-estar (higiene/alimentação)
· Música
- Expressão oral e corporal
- Canto
· Linguagem
- Comunicação
- Linguagem oral, escrita e corporal
· Natureza
- Seres vivos
METODOLOGIA:
· Vivenciar a experiência de uma tartaruga real, trazida por uma criança da nossa turma, dando-lhe um nome;
· Conversar sobre a tartaruga, seu habitat, suas espécies e suas características;
· Trabalhar com diversas cores;
· Trabalhar com a coordenação motora e montagem de quebra-cabeças;
· Utilizar o jogo da memória para trabalhar lógica e raciocínio;
· Identificar as letras do alfabeto através de materiais diferenciados;
· Trabalhar formas e coordenação motora no arrastar os animais até a sombra;
· Trabalhar quantidade e noção do espaço e lugar: quantas tartarugas há na areia e quantas tartarugas há na água até o numero 10;
· Reconhecer e identificar as letras da palavra “Tartaruga”, bem como de seu nome e os números de 0 a 10;
· Confeccionar tartaruga com material reciclável;
· Contação de histórias: “O piquenique das tartarugas” e “A lebre e a tartaruga”;
· Dançar e cantar músicas;
· Confeccionar cartazes e mascote para a sala;
· Aula-passeio com piquenique na propriedade do Pesque-Pague Dori.
AVALIAÇÃO:
- Explora com prazer materiais variados;
- Expressa sua opinião sobre as imagens vistas;
- Relata fatos e experiências;
-Interage com os seres vivos apresentados;
- Realiza contagem oral;
- Reconhece as letras do alfabeto e identifica as que pertencem ao seu nome.
Amei, adaptarei para realizar este projeto com meus pequeninos do berçário, parabéns prof.
ResponderExcluirPARABENS!! GOSTARIA DE SAER COMO CONFECCIONOU O MASCOTE PARA A SALA..
ResponderExcluirBelo projeto, parabéns professoras também adaptarei para os pequeninos do Berçário
ResponderExcluir