terça-feira, 1 de novembro de 2011

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: ROSANA W. JANAINE E VANIA.


PROBLEMA: Qual a base de uma alimentação saudável?

JUSTIFICATIVA:
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde (RODRIGUEZ, 2005). As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, destacando-se os primeiros anos como um período muito importante para o estabelecimento de hábitos que promovam a saúde do indivíduo (PHILIPPI,2003), evitando patologias como anemias, diabetes tipo II, cardiopatias, síndromes metabólicas e outras morbidades associadas com os altos e crescentes índices de obesidade observados entre as crianças (CRIPPS, 2005).
Assim, os profissionais de saúde que cuidam de crianças devem se preocupar em fornecer orientações que possam trazer maior saúde e conforto na idade adulta (CARVALHAES,2002; LEÃO, 2005).
A alimentação é importante não somente para satisfazer as necessidades nutricionais da criança, mas deve ser vista também como um fator educacional na promoção da mastigação, da deglutição e do contato com novos sabores. As formas de aprendizagem da criança na alimentação se dão por exposição repetida e apresentação de alimentos desconhecidos (DEVINCENZI, 2004).
A criança deve seguir o padrão alimentar da família. Continuando o processo de formação de hábitos alimentares, evitar guloseimas em excesso e fora do horário das refeições, oferecendo como sobremesa ou no lanche da tarde. É desaconselhável a ingestão de refrigerantes em substituição ao leite ou aos sucos de frutas (LEÃO, 2005).
Para as crianças entre dois e três anos de idade, a alimentação deve ser capaz de suprir as demandas de macro e micronutrientes. A necessidade de maior cuidado em relação à alimentação deste grupo decorre principalmente do fato de nessa faixa etária ocorrer a incorporação de novos hábitos alimentares, implicando o conhecimento de novos sabores, texturas e cores, experiências sensoriais que influenciarão diretamente o padrão alimentar a ser adotado. Durante este período, a alimentação da criança pode ser a mesma da família, com algumas adaptações em relação à forma de preparo e apresentação dos alimentos de acordo com a idade (PHILLIPI, 2003).
Recomenda-se fazer a introdução de novos alimentos e preparações de forma gradual, respeitando-se os interesses da criança e auxiliando no aprendizado do consumo de uma dieta equilibrada. A criança, ao experimentar e aceitar o alimento apresenta uma grande chance de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares (PHILIPPI, 2003).

OBJETIVO GERAL: Proporcionar às crianças contato com verduras, frutas e legumes, para que elas conheçam e possa correlacionar o que comem com aquilo que estão vendo e manuseando.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Demonstrar a importância da alimentação saudável com as crianças e com seus pais e responsáveis.
·        Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável, bem como estender os bons hábitos alimentares à família da criança.

METODOLOGIA:
·        Roda de conversa (explicar como funciona a pirâmide alimentar e confecção da mesma);
·        Músicas, CDs e DVDs com conteúdos relacionados ao tema;
·        Confecção de trabalho para amostra com diferentes materiais;
·        Recortar/rasgar e colar figuras relacionadas ao tema (mural);
·        Visita a horta e se possível semear verduras;
·        Massinha;
·        Contação de histórias com dedoches e fantoches;
·        Exposição de guia de alimentação saudável ao público;
·        Literatura infantil;
·        Observação e preparo de alimentos (gelatina, salada de alface);
·        Lanche comunitário;
·        Noções básicas de higiene com o corpo e os alimentos.

CONTEÚDO:
·        Alimentação e higiene (identidade e autonomia);
·        Desenho, pintura, colagem etc...(artes visuais);
·        Canções e músicas (música);
·        Coordenação motora (movimento);
·        Explorar diferentes materiais (artes visuais);
·        Conto e reconto de histórias (linguagem e comunicação).

CRONOGRAMA: 26/09/2011 à 18/10/2011

AVALIAÇÃO:
·         Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
·         Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar).
·         Desenvolve memória e conhecimento musical através de repertório de canções.
·         Desenvolveu hábito alimentar saudável.






















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