PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: ROSANA W. JANAINE E VANIA.
PROBLEMA: Qual a base de uma alimentação saudável?
JUSTIFICATIVA:
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde (RODRIGUEZ, 2005). As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, destacando-se os primeiros anos como um período muito importante para o estabelecimento de hábitos que promovam a saúde do indivíduo (PHILIPPI,2003), evitando patologias como anemias, diabetes tipo II, cardiopatias, síndromes metabólicas e outras morbidades associadas com os altos e crescentes índices de obesidade observados entre as crianças (CRIPPS, 2005).
Assim, os profissionais de saúde que cuidam de crianças devem se preocupar em fornecer orientações que possam trazer maior saúde e conforto na idade adulta (CARVALHAES,2002; LEÃO, 2005).
A alimentação é importante não somente para satisfazer as necessidades nutricionais da criança, mas deve ser vista também como um fator educacional na promoção da mastigação, da deglutição e do contato com novos sabores. As formas de aprendizagem da criança na alimentação se dão por exposição repetida e apresentação de alimentos desconhecidos (DEVINCENZI, 2004).
A criança deve seguir o padrão alimentar da família. Continuando o processo de formação de hábitos alimentares, evitar guloseimas em excesso e fora do horário das refeições, oferecendo como sobremesa ou no lanche da tarde. É desaconselhável a ingestão de refrigerantes em substituição ao leite ou aos sucos de frutas (LEÃO, 2005).
Para as crianças entre dois e três anos de idade, a alimentação deve ser capaz de suprir as demandas de macro e micronutrientes. A necessidade de maior cuidado em relação à alimentação deste grupo decorre principalmente do fato de nessa faixa etária ocorrer a incorporação de novos hábitos alimentares, implicando o conhecimento de novos sabores, texturas e cores, experiências sensoriais que influenciarão diretamente o padrão alimentar a ser adotado. Durante este período, a alimentação da criança pode ser a mesma da família, com algumas adaptações em relação à forma de preparo e apresentação dos alimentos de acordo com a idade (PHILLIPI, 2003).
Recomenda-se fazer a introdução de novos alimentos e preparações de forma gradual, respeitando-se os interesses da criança e auxiliando no aprendizado do consumo de uma dieta equilibrada. A criança, ao experimentar e aceitar o alimento apresenta uma grande chance de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares (PHILIPPI, 2003).
OBJETIVO GERAL: Proporcionar às crianças contato com verduras, frutas e legumes, para que elas conheçam e possa correlacionar o que comem com aquilo que estão vendo e manuseando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Demonstrar a importância da alimentação saudável com as crianças e com seus pais e responsáveis.
· Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável, bem como estender os bons hábitos alimentares à família da criança.
METODOLOGIA:
· Roda de conversa (explicar como funciona a pirâmide alimentar e confecção da mesma);
· Músicas, CDs e DVDs com conteúdos relacionados ao tema;
· Confecção de trabalho para amostra com diferentes materiais;
· Recortar/rasgar e colar figuras relacionadas ao tema (mural);
· Visita a horta e se possível semear verduras;
· Massinha;
· Contação de histórias com dedoches e fantoches;
· Exposição de guia de alimentação saudável ao público;
· Literatura infantil;
· Observação e preparo de alimentos (gelatina, salada de alface);
· Lanche comunitário;
· Noções básicas de higiene com o corpo e os alimentos.
CONTEÚDO:
· Alimentação e higiene (identidade e autonomia);
· Desenho, pintura, colagem etc...(artes visuais);
· Canções e músicas (música);
· Coordenação motora (movimento);
· Explorar diferentes materiais (artes visuais);
· Conto e reconto de histórias (linguagem e comunicação).
CRONOGRAMA: 26/09/2011 à 18/10/2011
AVALIAÇÃO:
· Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
· Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar).
· Desenvolve memória e conhecimento musical através de repertório de canções.
· Desenvolveu hábito alimentar saudável.
nossa equipe do berçario zona norte amou o blog, parabéns pelo post de qualidade, excelente assunto
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