quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AULAS-PASSEIO

AULAS-PASSEIO

Durante os estudos sobre Massaranduba e também em outros ocasiões durante o ano as professoras e crianças do CEI Ivete Spézia Schmitt e pré-escolar Gotinha Sapeca usaram do recurso de aulas-passeio para conhecer lugares, paisagens, animais, que estavam estudando, afim de mesclar o prazer, a investigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.

Mas o que é aula-passeio?

A aula-passeio é uma atividade planejada pelo professor com a turma com o objetivo de proporcionar ao aluno uma forma mais significativa e mais autêntica de aprendizagem. A aula-passeio, quando planejada cooperativamente e desenvolvida com critérios, oferece condições para:
·             Enriquecimento de experiências;
·             Desenvolvimento de atitudes de valorização e respeito à propriedade alheia;
·             Integração de diversas áreas de estudo;
·             Desenvolvimento da habilidade de ouvir com atenção, acatar ordem superior e explorar fontes de informação.
(fonte: http://www.ipeduca.com.br/home/aula_passeio.asp, acesso em 16 nov. 2011).


Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. É o caso das aulas-passeio (ou estudos de campo), dos cantinhos pedagógicos e da troca de correspondência entre escolas. (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml?page=all, acesso em 16 nov. 2011).

Freinet criou várias técnicas pedagógicas, uma delas seria a “aula-passeio”, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim no que acontecia fora dela, Freinet idealizava esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola. Ele criou a aula-passeio para atingir um objetivo maior, que é despertar nas crianças uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais e de sua história.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Paulo Freire)

Na semana dedicada ao estudo sobre Massaranduba realizamos algumas aulas-passeio, cada uma relacionada ao trabalho que as professoras estavam desenvolvendo.

Turmas do Pré-escolar matutino e Jardim A visitando e observando uma figueira centenária localizada no 1º Braço do Norte






















Turma do Maternal II A visitando a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, Casa da Juventude e o Portal de entrada da cidade


































Turmas do Jardim A e Jardim B Vespertino observando a natureza de Massaranduba no bairro Campinha















Nenhum comentário:

Postar um comentário