sexta-feira, 8 de julho de 2011

CANTANDO, DANÇANDO E APRENDENDO

CANTANDO, DANÇANDO E APRENDENDO...

Professoras: Shara, Isolde, Cheila G. e Denise
Turma: Maternal I

Problema: Como a música pode contribuir para o desenvolvimento infantil?

Justificativa: A música é uma ferramenta pedagógica muito rica e eficaz. É através dela que as crianças se expressam. De acordo com Pires (2008, p.13):

“... musicalizar é inserir a criança, no mundo da música, fazendo-a experimentar diversas sensações através do ouvir e produzir música, levando-a ao conhecimento dos termos musicais corretos, possibilitando o manuseio de instrumentos musicais e permitindo a livre expressão musical.”

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, ritmo, atenção, socialização e afetividade. Além disso, proporciona o desenvolvimento da linguagem oral, expressão corporal, neurológico, afetiva e motor da criança.
Percebe-se que por meio da música, dança, a criança expressa alegria, manifesta a espontaneidade e se comunica de diferentes formas. As atividades musicais proporcionam momentos de descontração, lazer e consequentemente aprendizagens significativas no desenvolvimento infantil.

Objetivo Geral:
Conhecer e valorizar os diferentes estilos musicais, expressar-se através da música;

Objetivos Específicos:

  • Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver momentos de ritmo e dança;
  • Motivar e integrar as crianças através da música;
  • Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
  • Estimular através da música os movimentos do corpo;
  • Interagir com diversos brinquedos e materiais sonoros;
  • Levar a criança a descobrir a diferença entre sons fortes e fracos;
  • Conhecer e valorizar as possibilidades de expressão;
  • Expressar-se através dos movimentos.

Conteúdos:

  • Comunicação e expressão (oral e corporal) – Identidade e Autonomia;
  • Expressividade, equilíbrio, percepção de ritmo – Movimento;
  • Comunicação, variedade musical – Linguagem;
  • Fazer artístico, exploração de diferentes materiais - Artes Visuais;
  • Canto e dança – Música;
  • Velocidade (rápido, lento, depressa, devagar) – Matemática,

Metodologia:

·         Ouvir e cantar diferentes tipos musicais, cantigas de roda;
·         Produzir várias coreografias (gestos, dança) a partir das músicas ouvidas;
·         Construir instrumentos musicais utilizando material reciclável;
·         Realizar brincadeiras com músicas, exemplo: Estátua...
·         Confeccionar uma bolsa com CD’s de músicas diversas para as crianças levarem para casa e ouvirem;
·         Fazer um livrinho com letras de cantigas de roda e músicas infantis;
·         Usar o despertador para as crianças procurarem da onde vem o som;
·         Assistir DVD’s musicais e com gestos.

Cronograma: 02/05 a 03/06
Avaliação:
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu corpo;
·         Imita sons, ações e gestos;
·         Demonstra prazer em se movimentar e ao ouvir sons;
·         Participa de momentos de musicalização.

Referência:
PIRES, Gisele Brandelo Camargo. Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. Uniasselvi, 2008.













Nenhum comentário:

Postar um comentário