PROGRAMA HORTA ESCOLA
O Projeto Hora Escola já vem sendo desenvolvido no CEI Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca nos anos de 2009 e 2010. Neste ano de 2011 a Prefeitura Municipal de Massaranduba está implantando este projeto para todas as escolas do município. Como fundamentos para este programa as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Agricultura e Meio ambiente do Município de Massaranduba, em parceria com a Comunidade Escolar oferece o Programa Horta Escola, considerando os novos tempos e expectativas sobre o desenvolvimento sustentável que queremos, é função social pertinente à Escola renovar comportamentos simples e hábitos saudáveis em busca da qualidade de vida. Nesse sentido, adequar práticas de equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano passam pelos princípios de responsabilidade. Trata-se então de um novo olhar sobre a alimentação saudável e a preservação do meio ambiente; sob o foco principal da Horta Escolar, integrando as diversas fontes e valorizando os recursos disponíveis de aprendizagem.
OBJETIVOS DO PROGRAMA HORTA ESCOLA:
1. Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem com as atividades do campo e uso da terra;
2. Identificar técnicas de manuseio do solo e dos vegetais produzidos;
3. Conhecer técnicas da cultura orgânica;
4. Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
5. Estudar os componentes: água, solo e nutrientes.
6. Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
7. Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados e sua nomeação correta;
8. Cooperar em projetos coletivos;
9. Buscar informações e dados na Secretaria de Agricultura e Epagri para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
10. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
Através dos objetivos indicados pelo Programa Horta Escola e as experiências adquiridas nos anos de 2009 e 2010, o CEI Ivete Spézia Schmitt e o Pré-escolar Gotinha Sapeca já realizou o preparo da terra para a horta e as crianças realizaram o plantio das mudas. Também foi semeado beterraba e alface nas sementeiras, que ao tornarem-se mudas serão plantas em nossa horta.
“Só cuidamos daquilo que aprendemos a amar e, para amar, precisamos conhecer e estabelecer algum tipo de relação”. A vivência da horta escolar pode transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. É importante colher e saborear o que foi plantado pelas próprias mãos, podendo ser uma atividade realmente significativa para as crianças, algo que ficará registrado em suas vidas.
REFERÊNCIAS:
NASCIMENTO, Patrícia L. Plantar, colher, cuidar e saborear! EDUCATIVA, Rio de Janeiro, p. 38, fev. mar. 2009.
Entrega dos materiais vindos da Prefeitura
Dia do plantio das sementeiras e da horta
Sementeiras no dia 26/05/2011
Horta no dia 31/05/2011
Horta no dia 16/06/2011
Horta no dia 07/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário