O mundo dos dinossauros
Pré-escolar II A Vespertino
Professora: Shara
Problema: Porque não existem mais dinossauros?
Justificativa:
Ampliando nosso conhecimento sobre os dinossauros, despertando o interesse sobre a evolução e a história de vida em nosso planeta, tornando ainda mais fascinante a história sobre os dinossauros. Com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhões de anos atrás.
No entanto existem várias teorias sobre a extinção dos dinossauros. Para alguns cientistas, o movimento dos continentes provocou mudanças nas correntes marítimas e o clima do planeta, a temperatura baixou e os invernos ficaram rigorosos. Mas a teoria mais aceita é a que supõem a queda na superfície da Terra de um asteróide. A Terra ficou escura e fria, e muitas plantas morreram. A falta de alimento causou a morte de animais herbívoros e dos carnívoros que deles se alimentavam.
Esta teoria ganhou grande apoio quando, em 1990 um grupo de cientistas encontrou no México uma enorme cratera com cerca de 180 km de diâmetro. Essa descoberta que forçou a idéia de que realmente um enorme meteorito se chocaria contra a Terra.
Conhecimentos prévios:
Certezas:
· Que alguns dinossauros comem carne e outros comem vegetais;
· Os dinossauros existiram há muitos anos atrás e não existem mais;
Dúvidas:
· Como e onde viviam os dinossauros?
· Como nasciam os dinossauros?
· Porque eles sumiram?
· Do que se alimentavam?
Objetivo Geral:
Ampliar novos conhecimentos através de pesquisas, observações, sobre os dinossauros a fim de que explorem sobre a extinção e a necessidade dá preservação das espécies existentes.
Objetivos Específicos:
· Compreender o que é extinção e o modo de sobrevivência dos dinossauros;
· Despertar a curiosidade sobre diferentes espécies de dinossauros;
· Compreender que cada ser ocupa seu espaço e tem um papel a desempenhar;
Conteúdos:
· Coordenação motora: ampla e fina (Movimento);
· Seres vivo e meio ambiente (Natureza e Sociedade);
· Linguagem: oral, escrita, corporal (Linguagem);
· Elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas) – (Artes Visuais);
Metodologia:
· O filho da professora Josiane vem a nossa sala de aula para apresentar os livros e falar um pouco sobre as curiosidades do mundo dos dinossauros;
· Tarefa para pais e alunos: Pesquisar o nome e as características de uma espécie de dinossauro ou trazer um dinossauro de casa ou fazer um desenho;
· Confecção de uma maquete do habitat dos dinossauros – construiremos árvores, rios, montanhas;
· Enfatizar a letra D, recortar em revistas formar palavras que começam com a letra D (nomes dos colegas ou palavras de objetos);
· Brincadeira achando letrinhas e formando palavrinhas;
· Como sabemos que os dinossauros existiram se eles foram extintos e ninguém nunca os viu? Explicação sobre os paleontólogos e os fósseis. Irei explicar o que é o paleontólogo, falar sobre seu trabalho e como descobriram os dinossauros;
· Pesquisar na internet sobre a cadeia alimentar;
· Faremos uma pesquisa de classificação dos dinossauros herbívoros e carnívoros, algumas curiosidades, vídeos e imagens;
· Desenvolveremos o raciocínio lógico matemático na questão das quantidades, no caso as patas dos dinossauros, classificando os bípedes, quadrúpedes e comparando suas medidas e formas;
· A escolha do nome que daremos ao nosso mascote dinossauro;
· Confeccionar o dinossauro preferido de cada aluno utilizando argila. Depois de pronto serão expostos na maquete;
· Quebra-cabeça dos dinossauros;
· Vídeos:
v Jurassik Park;
v Os Dinossauros;
v Vale encantado dos dinossauros;
Em seguida faremos uma roda de conversa;
· Confeccionar um vulcão de argila e aplicar uma experiência;
v Experiência da erupção das lavas de um vulcão, material:
· Argila ou massa de modelar;
· Uma tábua para servir de base do vulcão;
· Fermento em pó;
· Vinagre;
· Anilina culinária vermelha;
v Como fazer:
· Esculpir um vulcão em argila ou massa de modelar em uma base;
· No buraco, colocar um pouco de fermento em pó;
· Colocar algumas gotinhas de anilina vermelha;
· Jogar o vinagre;
Por que acontece?
Em uma reação química, substâncias misturadas reagem ou se combinam de alguma maneira, formando uma substância nova, diferente das substâncias químicas usadas para produzi-las. Assim, quando o vinagre entra em contato com o fermento (o bicarbonato de sódio), provoca uma reação química que produz um gás. Esse gás liberado pela reação é gás carbônico, que faz a lava do vulcão subir e espirar.
Cronograma:
25/04 a 13/05/2011
Avaliação:
· Demonstra capacidade de memorização;
· Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
· Dramatiza situações vividas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário