Brincando com Cores e Formas
Turma: Maternal II B
Professoras: Adinéia, Dalva, Dolarice, Josiane M.
Problema: Que cor é essa?
Justificativa: Nesta fase é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas possibilitando assim a criação e a identificação.
Objetivo Geral: Expressar desejos, pensamentos e interesse em descobrir cores e formas através de manuseio e contatos com tintas e demais materiais concretos.
Objetivo Específicos:
· Identificar cores e formas, nomear cores: amarelo, azul, vermelho e verde;
· Nomear formas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
· Ampliar vocabulário;
· Desenvolver percepção visual, auditiva e tátil;
· Ampliar conhecimento de mundo;
· Produzir trabalhos de arte utilizando linguagem dos desenhos, da pintura, da colagem e da construção.
Conteúdos:
· Comparação, classificação, formas geométricas e raciocínio lógico – matemática;
· Expressão oral e corporal – música;
· Fazer artístico – arte visuais;
· Exploração de diferentes materiais;
· Elementos constituintes (forma e cor);
· Linguagem oral, escrita, corporal – linguagem;
· Expressividade e coordenação motora – movimento;
· Exploração do espaço – identidade e autonomia;
· Iniciativas para fazer escolhas – identidade e autonomia.
Metodologia:
· Desenhar em papel as formas geométricas (tamanhos grandes);
· Pintar com guache com as cores que vamos trabalhar azul, amarelo, verde, vermelho;
· Recortar e colar no chão da sala, cobrir com papel contact transparente. A partir desta atividade explorar com as crianças os nomes e as formas dos desenhos. Ex. Bruno vai dentro do círculo vermelho e assim sucessivamente;
· Separando objetos: colocar no centro da sala diversos objetos com as cores trabalhadas e pedir para as crianças separarem e colocarem dentro das cores iguais;
Não colocar cores que não estamos trabalhando. Ex. Pegar algumas bolinhas da piscina e peças de montar e pedir para que eles colocam dentro das cores indicadas: Círculo está no chão e é vermelho, então pedir para colocar as bolinhas vermelhas.
· É muito importante durante toda a execução dos trabalhos estar falando as palavras corretas dos nomes das figuras geométricas.
· Desenhar na cerâmica com tinta guache. Nesta atividade deixar à disposição dos alunos as cores que estamos trabalhando para que eles fiquem a vontade para usar a cor que quiser. Intervir pedindo para fazer desenhos das formas geométricas. Ex. Cássio faz um quadrado azul. Neste momento observar a reação dos colegas;
· Passeando no CEI – usar todo espaço físico interno e externo para explorar as cores e as formas. Ex. A amarelinha pintada no chão do corredor. No parque, balanço, etc;
· Fazer passeio até o semáforo para identificar as cores do sinal;
· Confeccionar um palhaço. Desenhar um palhaço no papel, bem grande, fazer colagem, pintura, recorte de revista. Expor na sala como se fosse um móbile.
Avaliação:
· Experimenta diferentes materiais;
· Explora com prazer materiais variados;
· Brinca com formas e cores;
· Reconhece algumas cores;
· Reconhece algumas formas;
· Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário