quinta-feira, 9 de junho de 2011

CORES E FORMAS

Brincando com Cores e Formas
Turma: Maternal II B
Professoras: Adinéia, Dalva, Dolarice, Josiane M.
Problema: Que cor é essa?
Justificativa: Nesta  fase é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas possibilitando assim a criação e a identificação.
Objetivo Geral: Expressar desejos, pensamentos e interesse em descobrir cores e formas através de manuseio e contatos com tintas e demais materiais concretos.
Objetivo Específicos:
·         Identificar cores e formas, nomear cores: amarelo, azul, vermelho e verde;
·         Nomear formas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
·         Ampliar vocabulário;
·         Desenvolver percepção visual, auditiva e tátil;
·         Ampliar conhecimento de mundo;
·         Produzir trabalhos de arte utilizando linguagem dos desenhos, da pintura, da colagem e da construção.
Conteúdos:
·         Comparação, classificação, formas geométricas e raciocínio lógico – matemática;
·         Expressão oral e corporal – música;
·         Fazer artístico – arte visuais;
·         Exploração de diferentes materiais;
·         Elementos constituintes (forma e cor);
·         Linguagem oral, escrita, corporal – linguagem;
·         Expressividade e coordenação motora – movimento;
·         Exploração do espaço – identidade e autonomia;
·         Iniciativas para fazer escolhas – identidade e autonomia.
       Metodologia:
·         Desenhar em papel as formas geométricas  (tamanhos grandes);
·         Pintar com guache com as cores que vamos trabalhar azul, amarelo, verde, vermelho;
·         Recortar e colar no chão da sala, cobrir com papel contact transparente.  A partir desta atividade explorar com as crianças os nomes e as formas dos desenhos. Ex. Bruno vai dentro do círculo vermelho e assim sucessivamente;
·         Separando objetos: colocar no centro da sala diversos objetos com as cores trabalhadas e pedir para as crianças separarem e colocarem dentro das cores iguais;
 Não colocar cores que não estamos trabalhando. Ex. Pegar algumas bolinhas da piscina e peças de montar e pedir para que eles colocam dentro das cores indicadas: Círculo está no chão e é vermelho, então pedir para colocar as bolinhas vermelhas.
·         É muito importante durante toda a execução dos trabalhos estar falando as palavras corretas dos nomes das figuras geométricas.
·         Desenhar na cerâmica com tinta guache. Nesta atividade deixar à disposição dos alunos as cores que estamos trabalhando para que eles fiquem a vontade para usar a cor que quiser. Intervir pedindo para fazer desenhos das formas geométricas. Ex. Cássio faz um quadrado azul. Neste momento observar a reação dos colegas;
·         Passeando no CEI – usar todo espaço físico interno e externo para explorar as cores e as formas. Ex. A amarelinha pintada no chão do corredor. No parque, balanço, etc;
·         Fazer passeio até o semáforo para identificar as cores do sinal;
·         Confeccionar um palhaço. Desenhar um palhaço no papel, bem grande, fazer colagem, pintura, recorte de revista. Expor na sala como se fosse um móbile.
Avaliação:
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados;
·         Brinca com formas e cores;
·         Reconhece algumas cores;
·         Reconhece algumas formas;
·         Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores). 


















     

Nenhum comentário:

Postar um comentário