quinta-feira, 16 de junho de 2011

BRINCANDO COM AS CORES

Brincando Com as Cores
Jardim B
Professoras: Kátia, Suellin, Tatiane R.

Problema: Qual cor é esta?

Justificativa: Este projeto tem objetivo de fazer com que a criança conheça as cores de forma lúdica, pois elas estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante proporcionar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversas cores que compõe o mundo que rodeia, possibilitando a criança a identifica – lá, pois são curiosas e participativas por estarem em constante processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

Conhecimentos Prévios
Dúvidas: Nome das cores.
Certezas: Que o mundo tem cores.

Objetivo Geral: Identificar as cores sempre relacionando com alguma coisa, para melhor fixação, a fim de que aprendam brincando, aprimorando seu cognitivo durante todo o desenvolvimento do projeto.

Objetivos Específicos:
·        Desenvolver o raciocínio lógico;
·        Identificar as cores;
·        Nomear as cores corretamente;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Estimular a coordenações: motora, visual e auditiva;
·        Instigar a criatividade;
·        Socializar através de brincadeiras;
·        Observar imagens a fim de identificar cores;
·        Relatar as cores presentes;
·        Brincar com as linguagens artísticas;
·        Expressar seu potencial criativo;
·        Explorar música que envolva o nome de cores;
·        Desenvolver a memória musical;
·        Fixar as cores;
·        Brincar com as cores nos diversos contextos;
·        Despertar a curiosidade e interesse pelas cores.

Conteúdos:
·        Exploração do espaço;
·        Comunicação e expressão oral e corporal;
·        Expressividade;
·        Coordenação motora ampla e fina;
·        Linguagem oral;
·        Exploração de diversos materiais;
·        Elementos constituintes da linguagem visual;
·        Observação e coordenação sobre as cores;
·        Dramatização musical;
·        Linguagem musical;
·        Comparação e quantidade de cores;
·        Contagem oral;
·        Raciocínio lógico;
·        Cores;
·        Semelhança e diferença.

Metodologias:
·        Relato das cores através da observação de imagens;
·        Culinária de gelatina;
·        Enfeitar a sala;
·        Roda de conversa;
·        Passeio;
·        Brincadeiras com espelhos, revistas;
·        Música, dança;
·        Histórias;
·        Dramatização(fantoches, máscaras);
·        Desenho e pintura;
·        Recursos tecnológicos (DVD, computador);
·        Recortar e colar;
·        Pintura facial;
·        Exposição de trabalhos.

Cronograma: 25/04/11 à 25/05/11

Avaliação:
·        Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·        Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·        Reage aos estímulos da linguagem;
·        Nomeia e identifica as cores.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário