Brincando Com as Cores
Jardim B
Professoras: Kátia, Suellin, Tatiane R.
Problema: Qual cor é esta?
Justificativa: Este projeto tem objetivo de fazer com que a criança conheça as cores de forma lúdica, pois elas estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante proporcionar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversas cores que compõe o mundo que rodeia, possibilitando a criança a identifica – lá, pois são curiosas e participativas por estarem em constante processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
Conhecimentos Prévios
Dúvidas: Nome das cores.
Certezas: Que o mundo tem cores.
Objetivo Geral: Identificar as cores sempre relacionando com alguma coisa, para melhor fixação, a fim de que aprendam brincando, aprimorando seu cognitivo durante todo o desenvolvimento do projeto.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico;
· Identificar as cores;
· Nomear as cores corretamente;
· Ampliar o vocabulário;
· Estimular a coordenações: motora, visual e auditiva;
· Instigar a criatividade;
· Socializar através de brincadeiras;
· Observar imagens a fim de identificar cores;
· Relatar as cores presentes;
· Brincar com as linguagens artísticas;
· Expressar seu potencial criativo;
· Explorar música que envolva o nome de cores;
· Desenvolver a memória musical;
· Fixar as cores;
· Brincar com as cores nos diversos contextos;
· Despertar a curiosidade e interesse pelas cores.
Conteúdos:
· Exploração do espaço;
· Comunicação e expressão oral e corporal;
· Expressividade;
· Coordenação motora ampla e fina;
· Linguagem oral;
· Exploração de diversos materiais;
· Elementos constituintes da linguagem visual;
· Observação e coordenação sobre as cores;
· Dramatização musical;
· Linguagem musical;
· Comparação e quantidade de cores;
· Contagem oral;
· Raciocínio lógico;
· Cores;
· Semelhança e diferença.
Metodologias:
· Relato das cores através da observação de imagens;
· Culinária de gelatina;
· Enfeitar a sala;
· Roda de conversa;
· Passeio;
· Brincadeiras com espelhos, revistas;
· Música, dança;
· Histórias;
· Dramatização(fantoches, máscaras);
· Desenho e pintura;
· Recursos tecnológicos (DVD, computador);
· Recortar e colar;
· Pintura facial;
· Exposição de trabalhos.
Cronograma: 25/04/11 à 25/05/11
Avaliação:
· Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
· Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
· Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
· Reage aos estímulos da linguagem;
· Nomeia e identifica as cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário