Projeto: Grupo Cachorro
Pré-escolar Misto Matutino
Professora Vanessa
Problema: Nossa turma precisa de um nome.
Justificativa: A criança entra na escola e começa a fazer parte de um novo grupo que muitas vezes desconhece. Para torna-las participantes e estimular a cooperação e respeito um com o outro surgiu a ideia de darmos um nome a nossa turma, portanto foi realizado roda de conversa na qual foram escolhidas algumas sugestões de nomes para a turma. Dentre as sugestões foi realizada uma votação entre as crianças e que decidiram pelo nome “Grupo Cachorro”. Depois de decidido o nome da turma a professora e as crianças resolveram conhecer melhor o animal cachorro.
Conhecimentos Prévios - dúvidas e certezas:
- Por que os cães mordem?
- Eles comem só ração?
- Os cães são bravos?
Objetivo Geral: Participar da discussão e eleição de um nome para a turma a fim de realizar escolhas e estabelecer relações sócias. Estudar sobre o cachorro, nome da turma escolhido pelas crianças.
Objetivos específicos:
- Desenvolver coordenação motora;
- Elaborar textos coletivos;
- Valorizar a vivência em sociedade;
- Expressar desejos e sentimentos;
- Desenvolver a escrita (de letras e números);
- Explorar o ambiente;
- Estudar e conhecer sobre o cachorro;
- Ampliar o repertório de canções.
Conteúdos:
- Valores, eu e o outro, comunicação, expressão de desejos e sentimentos;
- Sensações, equilíbrio, coordenação motora;
- Expressão corporal;
- Exploração de diversos materiais;
- Relato de suas vivências;
- Lugares e paisagens, seres vivos;
- Formas geométricas e números.
Metodologia:
- Eleger o nome para a turma através de votação;
- Fazer uma pintura para a porta com o tema escolhido;
- Bolinhas de papel para cobrir a letra C;
- Atividades de registro (lógica e matemática);
- Músicas;
- Filme: Romeu, um vira lata atrapalhado;
- Conhecer um cachorro e elaborar uma ficha de identificação;
- Releitura da obra de Gustavo Rosa – Dog (1990);
- Releitura da obra de Romero Britto – Cão;
- Buffet de cachorro quente com o que as crianças gostam (cada um traz algo de casa).
Cronograma: 2 semanas (09-20/maio)
Avaliação: Fár-se-a mediante:
- Colabora com a rotina da turma;
- Participa das atividades propostas;
- Demonstra motricidade fina;
- Expressa-se corporalmente/oralmente;
- Reconhece e estabelece traçado de letras e números;
- Reação diante das situações da sala;
As crianças mostraram grande interesse pelo projeto, pois quando é feito um estudo com animais elas mostram grande participação e muita curiosidade. O momento que mais chamou a atenção das crianças foi quando puderam fazer a ficha de um cachorro que a professora trouxe na sala de aula. O trabalho com projetos traz grande contribuição na aprendizagem, as crianças estudam temas do interesse delas, podem fazer questionamentos, colaborar com informações que já tem conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário