segunda-feira, 16 de maio de 2011

NOME DA TURMA: CACHORRO

Projeto: Grupo Cachorro
Pré-escolar Misto Matutino
Professora Vanessa

Problema: Nossa turma precisa de um nome.

Justificativa: A criança entra na escola e começa a fazer parte de um novo grupo que muitas vezes desconhece. Para torna-las participantes e estimular a cooperação e respeito um com o outro surgiu a ideia de darmos um nome a nossa turma, portanto foi realizado roda de conversa na qual foram escolhidas algumas sugestões de nomes para a turma. Dentre as sugestões foi realizada uma votação entre as crianças e que decidiram pelo nome “Grupo Cachorro”. Depois de decidido o nome da turma a professora e as crianças resolveram conhecer melhor o animal cachorro.

Conhecimentos Prévios - dúvidas e certezas:
  • Por que os cães mordem?
  • Eles comem só ração?
  • Os cães são bravos?
Objetivo Geral: Participar da discussão e eleição de um nome para a turma a fim de realizar escolhas e estabelecer relações sócias. Estudar sobre o cachorro, nome da turma escolhido pelas crianças.

Objetivos específicos:
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Elaborar textos coletivos;
  • Valorizar a vivência em sociedade;
  • Expressar desejos e sentimentos;
  • Desenvolver a escrita (de letras e números);
  • Explorar o ambiente;
  • Estudar e conhecer sobre o cachorro;
  • Ampliar o repertório de canções.
Conteúdos:
  • Valores, eu e o outro, comunicação, expressão de desejos e sentimentos;
  • Sensações, equilíbrio, coordenação motora;
  • Expressão corporal;
  • Exploração de diversos materiais;
  • Relato de suas vivências;
  • Lugares e paisagens, seres vivos;
  • Formas geométricas e números.
Metodologia:
  • Eleger o nome para a turma através de votação;
  • Fazer uma pintura para a porta com o tema escolhido;
  • Bolinhas de papel para cobrir a letra C;
  • Atividades de registro (lógica e matemática);
  • Músicas;
  • Filme: Romeu, um vira lata atrapalhado;
  • Conhecer um cachorro e elaborar uma ficha de identificação;
  • Releitura da obra de Gustavo Rosa – Dog (1990);
  • Releitura da obra de Romero Britto – Cão;
  • Buffet de cachorro quente com o que as crianças gostam (cada um traz algo de casa).
Cronograma: 2 semanas (09-20/maio)

Avaliação: Fár-se-a mediante:
  • Colabora com a rotina da turma;
  • Participa das atividades propostas;
  • Demonstra motricidade fina;
  • Expressa-se corporalmente/oralmente;
  • Reconhece e estabelece traçado de letras e números;
  • Reação diante das situações da sala;
As crianças mostraram grande interesse pelo projeto, pois quando é feito um estudo com animais elas mostram grande participação e muita curiosidade. O momento que mais chamou a atenção das crianças foi quando puderam fazer a ficha de um cachorro que a professora trouxe na sala de aula. O trabalho com projetos traz grande contribuição na aprendizagem, as crianças estudam temas do interesse delas, podem fazer questionamentos, colaborar com informações que já tem conhecimento.












Nenhum comentário:

Postar um comentário