segunda-feira, 16 de maio de 2011

EU E MINHA FAMÍLIA

Projeto: Eu e a Minha Família
Turma: Maternal II A
Professoras: Vania, Janaine e Rosana W.

PROBLEMA: Porque tenho uma família? Quem sou eu?

JUSTIFICATIVA: A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, uma marca de diferença entre as pessoas, por isto torna-se importante trabalhar o respeito à identidade de cada criança do CEI. Junto ao tema identidade é interessante lembrar a família, pois ela é o modelo que a criança vê e convive todos os dias. É preciso mostrar à criança o valor da família a qual pertence. Todos temos uma família e será ela que nos ajudará a trilhar nossas vidas.

OBJETIVO GERAL: Compreender que cada um tem uma identidade e que é preciso aprender que pertencemos a um grupo social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Proporcionar momentos de construção da identidade;
  • Favorecer o reconhecimento da própria imagem e a do colega;
  • Compreender que cada um e cada família têm suas características, maneiras diferentes de ser e de viver;
  • Valorizar a família;
  • Propiciar a compreensão de que fazemos parte de uma família.

CONTEÚDOS:
  • Eu e o outro (identidade e autonomia);
  • Família (natureza e sociedade);
  • Desenho, pintura, colagem (artes visuais);
  • Explorar diferentes materiais (artes visuais);
  • Canções e músicas (música);
  • Coordenação motora (movimento);
  • Contação de história (linguagem e comunicação);
  • Grandeza e medidas (matemática).

METODOLOGIA:
  • Roda de conversa;
  • Contação de histórias com livros, dedoches e fantoches;
  • Atividade de pintura;
  • Canções e músicas;
  • Entrevista com os pais;
  • Árvore Genealógica;
  • Pintar com guache;
  • Mural (nesta casa mora),fotos da criança com a família.

CRONOGRAMA: 25/ 02 à 21/03/2011

AVALIAÇÃO:

As crianças trouxeram as fotos de seus familiares, os que sabem falar disseram o nome de seus pais e irmãos, ajudaram as professoras na construção do mural e observaram cada foto lá exposta.
No decorrer dos dias muitos pais levaram seus filhos para verem as demais fotos e perguntavam quem eram os amiguinhos que ali estavam, algumas crianças balbuciavam alguns nomes outros só observavam.
Na contação de histórias falou-se muito da importância da família, nas diferenças entre as pessoas, no respeito a que todas merecem. As crianças maiores demonstraram que entenderam o que lhes foi transmitido já as menores precisam ouvir mais vezes sobre o cuidado com o outro e sobre tudo que foi falado.
Muitos deles viram sua imagem refletida e se reconhecem, outros observam sua imagem sem muito interesse, mas todos se identificam ao serem chamados pelo nome e até repetem o nome do amiguinho, falam quando o pai de outro chega para buscá-lo no CEI, etc.
A árvore genealógica proporcionou a muitos adultos conhecer a descendência de muitas crianças do maternal as quais até o momento não conheciam. De um modo geral, o projeto trouxe bons resultados, precisa ser melhorado no decorrer do ano e cada vez mais a criança tem que ser estimulada a torna-se um indivíduo que faz parte de uma sociedade e que tem direito e deveres a cumprir.






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