segunda-feira, 16 de maio de 2011

DESCOBRINDO O CORPO ATRAVÉS DOS CINCO SENTIDOS

Projeto: Descobrindo o Corpo através dos Cinco Sentidos, dando ênfase nas Cores.

Turma: Jardim A
Professoras: Eunice Feder Ronchi
Leidimara Berci
Janina Kasprowicz

Problema: Como descobrir o corpo através dos cinco sentidos com as crianças do Jardim?

Justificativa: Observamos a importância e a necessidade de as crianças aprenderem e aprofundar mais sobre o tema tendo em vista, que muitas crianças ainda não possuem certos conceitos sobre o corpo e os cinco sentidos. Sabendo da importância e da necessidade do papel pedagógico, social e educativo para as crianças desta fase da pequena infância, nós professoras devemos estimular a criança para conhecer o seu corpo num todo e através do mesmo possam explorar os sentidos de uma forma diversificada, para desenvolver sua inteligência num ambiente rico e desafiador.

Objetivo Geral: Reconhecer seu próprio corpo e suas partes, assim como reconhecer e explorar os órgãos dos sentidos, realizando atividades que enfoquem cores primárias e secundárias.

Objetivos Específicos:
·        Interessar-se com o cuidado do próprio corpo;
·        Identificar todas as partes do corpo;
·        Reconhecer os cinco sentidos do corpo humano;
·        Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo, com as partes do corpo do amigo;
·        Vestir-se e despir-se sozinho;
·        Desenvolver percepção e noção das cores primárias e em seguida secundárias;
·        Desenvolver a autonomia;
·        Movimentar-se e explorar o corpo e os movimentos;
·        Expressar sensações, por meio de gestos, posturas e linguagem oral, para ampliar suas formas de expressões;
·        Observar imagens diversas, a fim de identificá-las e explorá-las.
·        Desenvolver atitudes relacionadas á alimentação através do paladar;
·        Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções.

Conteúdos:
·        Corpo Humano (Movimento);
·         Cinco Sentidos (Movimento);
·        Higiene Pessoal (Identidade e Autonomia);
·        Alimentação (Identidade e Autonomia);
·        Cores Primárias e Secundárias (Artes Visuais);
·        Diferentes Imagens (Artes Visuais);
·        Linguagem Oral (Linguagem);
·         Histórias ( linguagem );
·        Cantos Infantis (Música);
·        Músicas e Danças (Música);
·        Comparação (Matemática);
·        Coordenação Motora Ampla e Fina (Movimento);
·        Iniciativa para fazer Escolhas (Identidade e Autonomia);
·        Fazer Artístico (Artes Visuais);
·        Sensações (Movimento);

Metodologia:
·        Roda de conversa sobre os cinco sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição;
·        Músicas: cabeça ombro joelho e pé. Põe a mãozinha para frente...;
·        Estética corporal;
·        Brincar de olhos fechados: adivinhações;
·        Na higiene vestir-se e despir-se sozinhos; lavar as mãos...;
·        Com a visão ampliaremos o projeto, enfocando as cores primárias e em seguida as secundárias;
·        Explorar os movimentos do corpo através de DVD´s e CD´s diversos;
·        Com o tato, paladar e olfato explorar diferentes sensações: salgado, azedo, gelado, doce;
·        Explorar diferentes materiais: lixa, gelo, gelatina, quente;
·        Recortar e colar;
·        Explorar diferentes movimentos com o próprio corpo;
·        Brincadeiras dirigidas: estátua, morto vivo, elefantinho colorido;
·        Jogo das cores, para memorizar as cores (bingo das cores e elefantinho colorido);
·        Explorar e criar um livro das cores com páginas coloridas usando diferentes materiais e técnicas para colorir as páginas: guache, lixa, canudinhos, esponja;
·        Criar com as crianças um arco-íris para fixar na sala;
·        Desenhar pegadas coloridas no chão da sala para as crianças pularem nas suas cores preferidas e memorizá-las;
·        Trabalhar a poesia de Vinicius de Moraes: As Borboletas;
·        Decorar a sala com as cores trabalhadas;
·        Fazer uma lupa de cada cor com papel celofane para que as crianças visualizem os objetos a sua frente coloridos;
·        Criar e colorir desenhos usando o programa de computador: Paint;

Cronograma:
02/05 a 27/05/2011.

Avaliação:
 O projeto ainda está sendo desenvolvido com as crianças, porém nas atividades já trabalhadas, identificamos que as crianças estão se demonstrando entusiasmadas em trabalhar sobre seu próprio corpo e também as cores.
Nas atividades realizadas muitas já reconhecem algumas das cores apresentadas, porém outras ainda não possuem este conhecimento.
Como o projeto está em andamento temos a certeza que todas as crianças estão interagindo, construindo tais conhecimentos repassados á elas, através de diferentes atividades que tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos das crianças e sua constante participação.














Um comentário: