TURMA:
BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS:
ANDREIA J., CARLA STEIN.
AUXILIARES
DE SALA: JENIPHER E SUSANE.
Problema: Como proporcionar aos bebês momentos e possibilidades
para que possam explorar e ampliar o conhecimento de mundo e descobertas
desenvolvendo seus sentidos?
Justificativa: É nesta fase em que se encontram as
crianças do berçário I (7meses à 12 meses) em que ocorrem as primeiras
descobertas. Nossas crianças iniciaram o sentar recentemente (alguns o
engatinhar)aonde seus movimentos para exploração do ambiente e do que é
oferecidoestão se fortalecendo. Sendo assim, pensamos em um projeto que
possibilitasse momentos de sentir,
experimentar, aguçar, conhecer e desenvolver; através de diferentes objetos e
ou materiais que irão proporcionar a exploração das sensações, texturas,
cheiros, formas e cores. Também iremos proporcionar o contato com elementos
encontrados na natureza.
O projeto parte do princípio de que, através da exploração
de diferentes materiais, os bebes ampliam a capacidade de expressão, o desenvolvimento
dos sentidos e conhecimento do mundo.
Objetivo geral:Promover momentos de estimulação que permitam um
contato dos bebês com diversos materiais, texturas e sensações.
Objetivos específicos:
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
·
Entrar em contato
com diferentes elementos da natureza (água, solo, luz sombra, calor, ar),
interagindo e brincando com os mesmos.
·
Desenvolver
noções de temperatura;
·
Movimentar e
explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Brincar com
diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
·
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, rasgar para
desenvolver a coordenação motora fina;
Conteúdos:
·
Identidade e
autonomia: Expressividade, comunicação oral e corporal, conhecimento e
possibilidades do corpo, exploração do espaço, eu e o outro;
·
Artes visuais:
Exploração de diferentes materiais (formas, cores texturas...), observação e
conversação de imagens e objetos;
·
Música: Expressão
oral e corporal;
·
Linguagem: oral e
corporal;
·
Natureza e
sociedade: Meio ambiente;
·
Matemática: Peso
e tamanho, Temperatura;
·
Corpo e
movimento: Movimento livre, coordenação motora: ampla e fina, sentar,
engatinhar, andar, rolar; sensações; expressividade;
Metodologia:
·
Explorar diversos
materiais em espaços diversos: sala, grama, solário (dentro das possibilidades
de encaixar na rotina);
·
Materiais a serem
explorados: lixa, plástico bolha, esponja, rasgar revista, lã, algodão;
·
Contato e
exploração de elementos da natureza: água, grama, areia, terra, folhas,
conchas...
·
Massagem;
·
Bolinhas de
sabão;
·
Utilização de um livro
sensorial que as crianças levarão para casa a fim de que os pais contem a
história e proporcionem o contato da criança com os diferentes materiais
presentes no livro. Depois relatem como foi esse momento com seu filho;
(Atividade PCE)
·
Atividade artística
com tinta comestível possibilitando que o bebê pinte livremente e se suje;
·
Brincando com
esponja em diferentes formatos e texturas;
·
Cesto dos
tesouros: contendo diversos objetos sendo os
mesmos de diferentes materiais, tamanhos, texturas, temperatura, som, cheiro e
paladar; Pedir ajuda da família para trazer estes materiais;
·
Arte com
gelatina;
·
Brincar com
almofadas;
·
Brincar com bobes
de cabelo;
·
Arte com mingau;
·
Sentir gelo,
massa de pão, sagu cozido, entre outras texturas...
·
Garrafas pet com
diferentes materiais coloridos dentro para trabalhar o sentido da visão;
Avaliação:
·
Vocaliza em
respostas aos estímulos (emite sons do adulto ou do ambiente);
·
Reconhece os
diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·
Experimenta e
explora diferentes materiais;
·
Explora com
prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·
Brinca com
materiais de diferentes formas, cores texturas;
·
Reage aos
estímulos da linguagem;
·
Imita sons,
palavras;
·
Comunica-se
através de gestos, sinais e linguagem corporal;
·
Explora sons,
texturas e imagens;
·
Brinca e interage
com elementos da natureza (água, solo, luz, sombra, calor, ar);
·
Percebe variações
de temperatura (quente, frio) em objetos e ambiente;
·
Explora
diferentes posturas corporais;
·
Explora os
diferentes espaços oferecidos pela instituição;
Nenhum comentário:
Postar um comentário