sexta-feira, 8 de junho de 2018

PROJETO: SENTIR, EXPERIMENTAR, AGUÇAR, CONHECER E SE DESENVOLVER...



TURMA: BERÇÁRIO I A

PROFESSORAS: ANDREIA J., CARLA STEIN.
AUXILIARES DE SALA: JENIPHER E SUSANE.


Problema: Como proporcionar aos bebês momentos e possibilidades para que possam explorar e ampliar o conhecimento de mundo e descobertas desenvolvendo seus sentidos?

Justificativa: É nesta fase em que se encontram as crianças do berçário I (7meses à 12 meses) em que ocorrem as primeiras descobertas. Nossas crianças iniciaram o sentar recentemente (alguns o engatinhar)aonde seus movimentos para exploração do ambiente e do que é oferecidoestão se fortalecendo. Sendo assim, pensamos em um projeto que possibilitasse momentos de sentir, experimentar, aguçar, conhecer e desenvolver; através de diferentes objetos e ou materiais que irão proporcionar a exploração das sensações, texturas, cheiros, formas e cores. Também iremos proporcionar o contato com elementos encontrados na natureza.
O projeto parte do princípio de que, através da exploração de diferentes materiais, os bebes ampliam a capacidade de expressão, o desenvolvimento dos sentidos e conhecimento do mundo.


Objetivo geral:Promover momentos de estimulação que permitam um contato dos bebês com diversos materiais, texturas e sensações.

Objetivos específicos:

·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Entrar em contato com diferentes elementos da natureza (água, solo, luz sombra, calor, ar), interagindo e brincando com os mesmos.
·        Desenvolver noções de temperatura;
·        Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·        Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;


Conteúdos:

·        Identidade e autonomia: Expressividade, comunicação oral e corporal, conhecimento e possibilidades do corpo, exploração do espaço, eu e o outro;
·        Artes visuais: Exploração de diferentes materiais (formas, cores texturas...), observação e conversação de imagens e objetos;
·        Música: Expressão oral e corporal;
·        Linguagem: oral e corporal;
·        Natureza e sociedade: Meio ambiente;
·        Matemática: Peso e tamanho, Temperatura;
·        Corpo e movimento: Movimento livre, coordenação motora: ampla e fina, sentar, engatinhar, andar, rolar; sensações; expressividade;

Metodologia:

·        Explorar diversos materiais em espaços diversos: sala, grama, solário (dentro das possibilidades de encaixar na rotina);
·        Materiais a serem explorados: lixa, plástico bolha, esponja, rasgar revista, lã, algodão;
·        Contato e exploração de elementos da natureza: água, grama, areia, terra, folhas, conchas...
·        Massagem;
·        Bolinhas de sabão;
·        Utilização de um livro sensorial que as crianças levarão para casa a fim de que os pais contem a história e proporcionem o contato da criança com os diferentes materiais presentes no livro. Depois relatem como foi esse momento com seu filho; (Atividade PCE)
·        Atividade artística com tinta comestível possibilitando que o bebê pinte livremente e se suje;
·        Brincando com esponja em diferentes formatos e texturas;
·        Cesto dos tesouros: contendo diversos objetos sendo os mesmos de diferentes materiais, tamanhos, texturas, temperatura, som, cheiro e paladar; Pedir ajuda da família para trazer estes materiais;
·        Arte com gelatina;
·        Brincar com almofadas;
·        Brincar com bobes de cabelo;
·        Arte com mingau;
·        Sentir gelo, massa de pão, sagu cozido, entre outras texturas...
·        Garrafas pet com diferentes materiais coloridos dentro para trabalhar o sentido da visão;

Avaliação:

·        Vocaliza em respostas aos estímulos (emite sons do adulto ou do ambiente);
·        Reconhece os diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·        Experimenta e explora diferentes materiais;
·        Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·        Brinca com materiais de diferentes formas, cores texturas;
·        Reage aos estímulos da linguagem;
·        Imita sons, palavras;
·        Comunica-se através de gestos, sinais e linguagem corporal;
·        Explora sons, texturas e imagens;
·        Brinca e interage com elementos da natureza (água, solo, luz, sombra, calor, ar);
·        Percebe variações de temperatura (quente, frio) em objetos e ambiente;
·        Explora diferentes posturas corporais;
·        Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;


Duração: 26/02 à 20/04























Nenhum comentário:

Postar um comentário