TURMA:
BERÇÁRIO II A
PROFESSORA:
ALINE
AUXILIARES
DE SALA: MAIARA E ANDRESSA
Justificativa:
“O primeiro contato da
criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos
avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a
criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros
e outros mais, contados durante o dia, numa tarde de chuva, ou estando todos
soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, á noite,
antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e
para um sonho rico, embalado por uma voz amada.” (ABRAMOVICH)
A leitura é uma
atividade permanente da condição humana, uma habilidade a seR adquirida desde
cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e
curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e
resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo,
envolvendo-o em ideias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de
forma mais atraente.
E para que esta longa,
criativa e produtiva viagem pelo mundo da literatura continuem faz-se
necessárias dar suporte para ela e assim cada vez mais ampliar o vocabulário e
a imaginação da criança.
Objetivo
geral:
Proporcionar
oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a
aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o
lazer, a fim de criar e manter nas crianças o hábito e prazer da leitura da
aprendizagem e da utilização dos livros, das bibliotecas ao longo de suas
vidas.
Objetivos
específicos:
Despertar o interesse e
o gosto pela leitura, a fim de ampliar assim o universo linguístico da criança.
Propiciar no C.E.I a
dinamização da cultura viva, diversificada e criativa a fim de conhecer e
representar os conjuntos de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente,
nossas crenças, expectativas e esperanças.
Apresentar as mais
diversas formas de literatura, a fim de ampliar, transformar ou enriquecer sua
própria experiência de vida.
Familiarizar a criança
com os diferentes estilos literários.
Ensinar a cuidar e
compartilhar o livro.
Estimular a capacidade
de síntese e de argumentação.
Estimular a
criatividade.
Encorajar as crianças a
contarem a versão delas da história anteriormente apresentada, deixando-as
livres para acrescentarem ou retirarem fatos ou mesmo criarem novas histórias.
Encorajar as crianças a
manusear os livros e contar histórias umas as outras a partir das figuras
impressas nos livros manuseados.
Metodologia:
Contação de histórias;
Explorar gravuras de
histórias;
Baú de livros;
História cantada;
Atividade com participação da família: “Os
três porquinhos”
Conteúdos:
Brincar com as demais
crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se (identidade e autonomia);
Explorações de diversos
materiais (Artes visuais);
Observação e
conversação de diferentes objetos e imagens (Artes Visuais);
Interpretação e
dramatização musical (Música);
Comunicação (Linguagem);
Avaliação:
Brinca com outras
crianças;
Experimenta e explora
diferentes materiais;
Identifica imagens nos
mais diversos contextos;
Participa de momentos e
brincadeiras musicais;
Demonstração expressão
facial, imita sons, palavras, balbucia, estabelece relação entre palavra e
sentido.
Cronograma:
Mês
de maio e junho
Avaliação:
Durante o projeto “É
hora da história” oportunizamos momentos de contação de histórias. Entre esses
momentos percebemos que o mais adorado foram as histórias cantadas. Batiam
palminhas e ficavam atentos quando a professora tocava violão. Foram momentos
significativos, de aprendizado e principalmente muita diversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário