sexta-feira, 22 de junho de 2018

PROJETO: “É HORA DA HISTÓRIA”



TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORA: ALINE
AUXILIARES DE SALA: MAIARA E ANDRESSA
Justificativa:
“O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais, contados durante o dia, numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, á noite, antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada.”  (ABRAMOVICH)
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a seR adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em ideias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.
E para que esta longa, criativa e produtiva viagem pelo mundo da literatura continuem faz-se necessárias dar suporte para ela e assim cada vez mais ampliar o vocabulário e a imaginação da criança.

Objetivo geral:
Proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer, a fim de criar e manter nas crianças o hábito e prazer da leitura da aprendizagem e da utilização dos livros, das bibliotecas ao longo de suas vidas.

Objetivos específicos:
Despertar o interesse e o gosto pela leitura, a fim de ampliar assim o universo linguístico da criança.
Propiciar no C.E.I a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa a fim de conhecer e representar os conjuntos de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças.
Apresentar as mais diversas formas de literatura, a fim de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida.
Familiarizar a criança com os diferentes estilos literários.
Ensinar a cuidar e compartilhar o livro.     
Estimular a capacidade de síntese e de argumentação.   
Estimular a criatividade.         
Encorajar as crianças a contarem a versão delas da história anteriormente apresentada, deixando-as livres para acrescentarem ou retirarem fatos ou mesmo criarem novas histórias.
Encorajar as crianças a manusear os livros e contar histórias umas as outras a partir das figuras impressas nos livros manuseados.    

Metodologia:         
Contação de histórias;
Explorar gravuras de histórias;
Baú de livros;      
História cantada;
 Atividade com participação da família: “Os três porquinhos”

Conteúdos:
Brincar com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se (identidade e autonomia);
Explorações de diversos materiais (Artes visuais);
Observação e conversação de diferentes objetos e imagens (Artes Visuais);
Interpretação e dramatização musical (Música);
Comunicação (Linguagem);

Avaliação:
Brinca com outras crianças;
Experimenta e explora diferentes materiais;
Identifica imagens nos mais diversos contextos;
Participa de momentos e brincadeiras musicais;
Demonstração expressão facial, imita sons, palavras, balbucia, estabelece relação entre palavra e sentido.

Cronograma: Mês de maio e junho                                                                 

Avaliação:
Durante o projeto “É hora da história” oportunizamos momentos de contação de histórias. Entre esses momentos percebemos que o mais adorado foram as histórias cantadas. Batiam palminhas e ficavam atentos quando a professora tocava violão. Foram momentos significativos, de aprendizado e principalmente muita diversão.


                                                        













                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário