TURMA: MATERNAL II
B
PROFESSORAS: DILVA
E TATIANI
AUXILIARES DE SALA:
TÂNIA E SUZANA
PROBLEMÁTICA: Quem são esses animais do fundo
do mar?
JUSTIFICATIVA:
Este projeto possibilita o conhecimento sobre vida marinha através de
atividades que promovem a curiosidade e a autonomia da criança ao investigar e
descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas características e
importância para o meio ambiente. Além da ampliação do conhecimento social e
natural, as atividades do projeto propiciam o conhecimento sobre a importância
da preservação ambiental, assim como o desenvolvimento da expressão por
diferentes linguagens, tais como fala, pintura e desenho. Propõe também uma
atividade que desenvolve habilidades motoras.
OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a
curiosidade através do novo e inusitado fundo do mar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Manipular diferentes objetos
e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
Utilizar diversas cores em
suas produções e fazer nomeação de algumas cores trabalhadas;
Interagir com brinquedos e
materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais
a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discrimina-las;
Explorar as diversidades
sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumento);
Recontar histórias
conhecidas com aproximação ás características da história original referente ás
personagens, cenário e objetos;
Explorar o ambiente,
descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas
características, cuidados básicos e valorização da vida;
Desenvolver atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
Demonstra noções de
agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas);
Brincar com diferentes
situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
CONTEÚDOS:
ARTES VISUAIS: Exploração de
diferentes materiais;Cores;
EIXO MÚSICA: Sons e ritmos;
EIXO LINGUAGEM: Reconto de
histórias;
NATUREZA E SOCIEDADE: Seres
vivos; Meio ambiente; Consciência ecológica;
MATEMÁTICA: Formas
Geométricas, Cores.
CORPO E MOVIMENTO:
Brincadeiras que envolvam movimento;
ESTRATÉGIAS:
Trazer para o CEI uma
tartaruga de verdade;
Explorar o aquário do CEI;
Confeccionar tartaruga com
garrafa pet;
Comer Tortuguita
(chocolate);
Pintar o peixe com giz de
cera, imitando a arte Peixes do artista Romero Britto, e colar areia;
Pintar bolinha de isopor de
marrom e espetar com palito de churrasco para imitar o ouriço do mar;
Pintar polvo gigante no
papel pardo utilizando tinta guache e pincel;
Contação de histórias do
fundo do mar;
Criar um habitat marinho, um
aquário;
Solicitar para cada família
confeccionar um animal marinho com material reciclável;
Observação do cavalo marinho
empalhado;
Folhear revistas e procurar
animais marinhos, utilizar tesoura;
CRONOGRAMA: 19 DE MARÇO ATÉ 04/05.
AVALIAÇÃO:
Experimenta diferentes
materiais;
Explora com prazer materiais
variados;
Explora as possibilidades de
transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas);
Utiliza diversas cores em
suas produções;
Reconhece algumas cores;
Manipula brinquedos e
materiais sonoros;
Produz sons com ritmo;
Reconhece diferentes sons
produzidos por diferentes materiais e instrumentos musicais;
Consegue criar música;
Reconhece, produz e imita
sons diferenciados;
Demonstra capacidade de
memorização;
Interage com os seres vivos;
Nomeia papéis sociais
existentes em seu grupo de convívio;
Demonstra interesse em
preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
Demonstra noções de
agrupamento (organiza objetos de diferentes cores e formas);
Participa de brincadeiras
que envolvam qualquer tipo de movimento;
AVALIAÇÃO FINAL
Através da vivência deste projeto podemos perceber o interesse que o
tema despertou nas crianças, os mesmos questionavam tudo, desde as cores,
formas, o que é, sempre com muita curiosidade.
A atividade que mais gostaram com certeza foi a de degustar a
tortuguita, onde primeiramente contamos a história da tartaruga e depois
degustamos a tortuguita, as crianças demonstraram adorar,
até ouvimos relatos de pais, questionando o porquê deste grande interesse na
tartaruga, que o foi o animal que mais chamou a atenção das crianças.
A atividade de confecção do ouriço do mar, onde as crianças rolaram a
bolinha de isopor na tinta e depois espetaram com palitos para imitar o ouriço
do mar, também despertou muito interesse nas crianças, que sempre falavam ao
sair da sala e observar a atividade, olha o ouriço do mar.
Através destes momentos com projetos que despertam a curiosidade podemos
ver o quanto as crianças necessitam desses momentos que são muito validos para
o desenvolvimento e também para despertar a curiosidade nos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário