sexta-feira, 25 de maio de 2018

PROJETO: MERGULHANDO NO MAR



TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: DILVA E TATIANI
AUXILIARES DE SALA: TÂNIA E SUZANA

PROBLEMÁTICA: Quem são esses animais do fundo do mar?

JUSTIFICATIVA:
Este projeto possibilita o conhecimento sobre vida marinha através de atividades que promovem a curiosidade e a autonomia da criança ao investigar e descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas características e importância para o meio ambiente. Além da ampliação do conhecimento social e natural, as atividades do projeto propiciam o conhecimento sobre a importância da preservação ambiental, assim como o desenvolvimento da expressão por diferentes linguagens, tais como fala, pintura e desenho. Propõe também uma atividade que desenvolve habilidades motoras.

OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade através do novo e inusitado fundo do mar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
*     Utilizar diversas cores em suas produções e fazer nomeação de algumas cores trabalhadas;
*     Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discrimina-las;
*     Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumento);
*     Recontar histórias conhecidas com aproximação ás características da história original referente ás personagens, cenário e objetos;
*     Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
*     Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
*     Demonstra noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas);
*     Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;

CONTEÚDOS:
*     ARTES VISUAIS: Exploração de diferentes materiais;Cores;
*     EIXO MÚSICA: Sons e ritmos;
*     EIXO LINGUAGEM: Reconto de histórias;
*     NATUREZA E SOCIEDADE: Seres vivos; Meio ambiente; Consciência ecológica;
*     MATEMÁTICA: Formas Geométricas, Cores.
*     CORPO E MOVIMENTO: Brincadeiras que envolvam movimento;

ESTRATÉGIAS:
*     Trazer para o CEI uma tartaruga de verdade;
*     Explorar o aquário do CEI;
*     Confeccionar tartaruga com garrafa pet;
*     Comer Tortuguita (chocolate);
*     Pintar o peixe com giz de cera, imitando a arte Peixes do artista Romero Britto, e colar areia;
*     Pintar bolinha de isopor de marrom e espetar com palito de churrasco para imitar o ouriço do mar;
*     Pintar polvo gigante no papel pardo utilizando tinta guache e pincel;
*     Contação de histórias do fundo do mar;
*     Criar um habitat marinho, um aquário;
*     Solicitar para cada família confeccionar um animal marinho com material reciclável;
*     Observação do cavalo marinho empalhado;
*     Folhear revistas e procurar animais marinhos, utilizar tesoura;

CRONOGRAMA: 19 DE MARÇO ATÉ 04/05.

AVALIAÇÃO:
*     Experimenta diferentes materiais;
*     Explora com prazer materiais variados;
*     Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas);
*     Utiliza diversas cores em suas produções;
*     Reconhece algumas cores;
*     Manipula brinquedos e materiais sonoros;
*     Produz sons com ritmo;
*     Reconhece diferentes sons produzidos por diferentes materiais e instrumentos musicais;
*     Consegue criar música;
*     Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
*     Demonstra capacidade de memorização;
*     Interage com os seres vivos;
*     Nomeia papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
*     Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
*     Demonstra noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes cores e formas);
*     Participa de brincadeiras que envolvam qualquer tipo de movimento;

AVALIAÇÃO FINAL

Através da vivência deste projeto podemos perceber o interesse que o tema despertou nas crianças, os mesmos questionavam tudo, desde as cores, formas, o que é, sempre com muita curiosidade.
A atividade que mais gostaram com certeza foi a de degustar a tortuguita, onde primeiramente contamos a história da tartaruga e depois degustamos a tortuguita, as crianças demonstraram adorar, até ouvimos relatos de pais, questionando o porquê deste grande interesse na tartaruga, que o foi o animal que mais chamou a atenção das crianças.
A atividade de confecção do ouriço do mar, onde as crianças rolaram a bolinha de isopor na tinta e depois espetaram com palitos para imitar o ouriço do mar, também despertou muito interesse nas crianças, que sempre falavam ao sair da sala e observar a atividade, olha o ouriço do mar.
Através destes momentos com projetos que despertam a curiosidade podemos ver o quanto as crianças necessitam desses momentos que são muito validos para o desenvolvimento e também para despertar a curiosidade nos mesmos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário