sexta-feira, 11 de maio de 2018

PROJETO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO



TURMAS: PRÉ I B VESPERTINO E PRÉ II B MATUTINO
PROFESSORA: LUIZA KRUG LABES

Problema: Como as plantas crescem?

Justificativa: Na educação infantil inicia-se o processo de conscientização de cuidar do ambiente. Neste sentindo precisamos formar crianças para que aprendam a cuidar do meio ambiente e também que saibam construí-lo. Desta maneira surgi este projeto que tem por finalidade construir um olhar de cuidado com as plantas e também de conhecer seu processo de crescimento.

Objetivos Geral: Explorar o ambiente descobrindo e entrando em contato com as plantas a fim de conhecer suas características, como crescem e seus cuidados básicos.

Objetivos Específicos:
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·        Sensibilizar para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·        Expressar necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demonstrando iniciativa;
·        Experimentar e explorar diferentes materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·        Ter cuidado com material pessoal e coletivo, participando da organização do espaço físico da sala;
·        Manusear corretamente alguns materiais como tesoura, cola, pincéis;
·        Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
·        Reconhecer os números construindo seu significado a partir dos diferentes usos no contexto social;
·        Relacionar a ideia de número à quantidade correspondente;
·        Desenvolver o traçado dos números;
·        Apropriar-se de noções de medidas e grandezas;
·        Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe, recorte, modelagem;
·        Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
·        Reconhecer e escrever seu nome;
·        Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o reconhecimento e o traçado de letras e numerais;
·        Ampliar e compartilhar o repertório de canções infantis a fim de desenvolver memória musical;
·        Conhecer e reproduzir jogos verbais a fim de desenvolver a memória, a oralidade e o conhecimento cultural.

Conteúdos:

Natureza e sociedade: Plantas: características, preservação e conservação ambiental.
Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, comunicação e expressão de desejos e sentimento.
Artes Visuais: fazer artístico, exploração de materiais, organização dos materiais, recorte, colagem, pintura.
Matemática: Função social dos números, contagem oral, números, traçado dos números, Noções de grandezas e medidas, noções de espaço.
Corpo e movimento: Coordenação motora fina.
Linguagem: Contato com a leitura e escrita, nome, traçado das letras, vogais, alfabeto, gênero textual parlenda.
Música: Repertório de canções infantis.

Metodologia:
Leitura da História: João e o Pé de feijão;
Questão Norteadoras: Quais são as partes das plantas? Por que as plantas têm raízes? O que as plantas comem? As plantas tomam água? Como as plantas crescem? Qual a importância das plantas? Quais os tipos de plantas que você conhece?
Parlenda: A galinha do vizinho;
Contar os ovos;
Pintar a quantidade;
Atividade de treinar os números;
Labirinto – levar João até o castelo;
Circular os números contidos em cada grupo;
Pintar os pés de feijões pequenos, médios e grandes;
Traçado do número 3/ 4 (pré1);
Desenhar o João no pé de feijão e colar algodão;
Confecção de um pote com pé de feijão (plantar), um palito e o castelo na ponta colar algodão para as nuvens;
Ir no bosque pegar folhas para construir uma árvore no papel;
Ligue as partes da planta;
Preencher com eva marrom o desenho de um feijão;
Colocar na sequência correta a germinação do feijão;
Contar feijões e colar o numeral correspondente;
Turma dos números;
Conversa com uma professora de biologia;
Escrever as vogais;
Circular na palavra feijão as vogais;

Cronograma: 05 até 23 de março.

Avaliação:
·        Nomeia e reconhece alguns tipos de plantas;
·        Demonstra atitudes de preservação e conservação do meio ambiente: utiliza o lixeiro, não desperdiça água, copos descartáveis, energia, etc;
·        Demonstra iniciativa expressando seus desejos e sentimentos;
·        Produz trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;
·        Demonstra cuidado com material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala;
·        Manuseia corretamente e domina o manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis;
·        Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça necessidade;
·        Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;
·        Relaciona a ideia de numero a quantidade correspondente;
·        Realiza o traçado dos números;
·        Apresenta noções de longe/perto, dentro/fora, grande/médio/pequeno, fino/grosso
·        Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar etc...);
·        Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feitas pelos adultos;
·        Reconhece o seu nome escrito nas diversas situações do cotidiano;
·        Reconhece algumas letras do alfabeto;
·        Desenvolver memória e conhecimento musical através de repertório de canções;
·        Conhece e produz oralmente parlendas.




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário