TURMAS: PRÉ I B
VESPERTINO E PRÉ II B MATUTINO
PROFESSORA: LUIZA KRUG
LABES
Problema: Como as plantas crescem?
Justificativa: Na educação infantil inicia-se o
processo de conscientização de cuidar do ambiente. Neste sentindo precisamos
formar crianças para que aprendam a cuidar do meio ambiente e também que saibam
construí-lo. Desta maneira surgi este projeto que tem por finalidade construir
um olhar de cuidado com as plantas e também de conhecer seu processo de crescimento.
Objetivos Geral: Explorar o ambiente descobrindo e
entrando em contato com as plantas a fim de conhecer suas características, como
crescem e seus cuidados básicos.
Objetivos Específicos:
·
Explorar
o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·
Sensibilizar
para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·
Expressar
necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas
demonstrando iniciativa;
·
Experimentar
e explorar diferentes materiais para expressar sua criatividade e fantasia na
construção de trabalhos artísticos;
·
Ter
cuidado com material pessoal e coletivo, participando da organização do espaço
físico da sala;
·
Manusear
corretamente alguns materiais como tesoura, cola, pincéis;
·
Utilizar
a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
·
Reconhecer
os números construindo seu significado a partir dos diferentes usos no contexto
social;
·
Relacionar
a ideia de número à quantidade correspondente;
·
Desenvolver
o traçado dos números;
·
Apropriar-se
de noções de medidas e grandezas;
·
Desenvolver
a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos
de preensão, encaixe, recorte, modelagem;
·
Vivenciar
diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de
textos;
·
Reconhecer
e escrever seu nome;
·
Familiarizar-se
com a escrita, desenvolvendo o reconhecimento e o traçado de letras e numerais;
·
Ampliar
e compartilhar o repertório de canções infantis a fim de desenvolver memória
musical;
·
Conhecer
e reproduzir jogos verbais a fim de desenvolver a memória, a oralidade e o
conhecimento cultural.
Conteúdos:
Natureza e sociedade: Plantas: características, preservação e conservação
ambiental.
Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, comunicação e
expressão de desejos e sentimento.
Artes Visuais: fazer artístico, exploração de materiais, organização dos
materiais, recorte, colagem, pintura.
Matemática: Função social dos números, contagem oral, números, traçado
dos números, Noções de grandezas e medidas, noções de espaço.
Corpo e movimento: Coordenação motora fina.
Linguagem: Contato com a leitura e escrita, nome, traçado das letras, vogais,
alfabeto, gênero textual parlenda.
Música: Repertório de canções infantis.
Metodologia:
Leitura da História: João e o Pé de feijão;
Questão Norteadoras: Quais são as partes das plantas? Por que
as plantas têm raízes? O que as plantas comem? As plantas tomam água? Como as
plantas crescem? Qual a importância das plantas? Quais os tipos de plantas que
você conhece?
Parlenda: A galinha do vizinho;
Contar os ovos;
Pintar a quantidade;
Atividade de treinar os números;
Labirinto – levar João até o castelo;
Circular os números contidos em cada grupo;
Pintar os pés de feijões pequenos, médios e grandes;
Traçado do
número 3/ 4 (pré1);
Desenhar o João no pé de feijão e colar algodão;
Confecção de um pote com pé de feijão (plantar), um palito e
o castelo na ponta colar algodão para as nuvens;
Ir no bosque pegar folhas para construir uma árvore no papel;
Ligue as partes da planta;
Preencher com eva marrom o desenho de um feijão;
Colocar na sequência correta a germinação do feijão;
Contar feijões e colar o numeral correspondente;
Turma dos números;
Conversa com uma professora de biologia;
Escrever as vogais;
Circular na palavra feijão as vogais;
Avaliação:
·
Nomeia
e reconhece alguns tipos de plantas;
·
Demonstra
atitudes de preservação e conservação do meio ambiente: utiliza o lixeiro, não
desperdiça água, copos descartáveis, energia, etc;
·
Demonstra
iniciativa expressando seus desejos e sentimentos;
·
Produz
trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação;
·
Demonstra
cuidado com material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço
físico da sala;
·
Manuseia
corretamente e domina o manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis;
·
Utiliza
contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça necessidade;
·
Identifica
números nos diferentes contextos em que se encontra;
·
Relaciona
a ideia de numero a quantidade correspondente;
·
Realiza
o traçado dos números;
·
Apresenta
noções de longe/perto, dentro/fora, grande/médio/pequeno, fino/grosso
·
Demonstra
motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar,
empilhar etc...);
·
Participa
de situações de leitura de diferentes gêneros feitas pelos adultos;
·
Reconhece
o seu nome escrito nas diversas situações do cotidiano;
·
Reconhece
algumas letras do alfabeto;
·
Desenvolver
memória e conhecimento musical através de repertório de canções;
·
Conhece
e produz oralmente parlendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário