TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: FRANCIELE E JURÁRIA
AUXILIARES: SUSANE E ALCINÉIA
PROBLEMA: De que forma pode acontecer
um bom processo de adaptação para as crianças?
JUSTIFICATIVA: O período de adaptação é muito importante na
vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências,
conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portando, é necessário reconhecer as
reações da criança como: choro ficar sem se alimentar, agressividade, não se
comunicar, regredir no seu comportamento. São atitudes normais no período de
adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto com a sua
família.
Nós educadores temos o papel
importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal
que irá nortear suas vidas daqui para frente. O professor deve
planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta
segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento
difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na
escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período onde as crianças devem
sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelas professoras e
todas as pessoas que fazem parte da escola, então sentindo-se seguras e felizes,
suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para
eles, e importante no desenvolvimento educacional de seu filho
É importante nesta fase que
todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança
de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai
se integrando, podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência
em uma creche que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL: Estimular nas
crianças a manifestação da confiança no ambiente da instituição vivenciando um
bom processo de adaptação, afim de, desenvolver uma imagem positiva de si,
atuando de forma independente, confiante em suas capacidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver
confiança da criança no ambiente da instituição;
Comunicar
ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
Reconhecer
o ambiente do CEI;
Reconhecer
colegas e professores;
Desenvolver
identidade e autonomia;
Incentivar
o desenvolvimento de seus movimentos;
Utilizar comparação e
contagem oral nas brincadeiras realizadas;
Explorar
conceitos de família e higiene;
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir como adulto
ou com outra criança;
Participar
de brincadeiras musicais;
Brincar
com as linguagens artísticas;
CONTEÚDOS:
Adaptação,
Eu e o outro, Repouso, Saúde e Bem-estar (Identidade e autonomia);
Exploração
de diferentes materiais, Fazer artístico (Artes Visuais);
Expressão
oral e corporal, Canto (Música);
Linguagem
corporal e oral (Linguagem);
Família,
Higiene (Natureza e sociedade);
Contagem
oral, Comparação (Matemática);
Expressividade,
Sensações (Corpo e movimento).
METODOLOGIA:
Acolhimento das crianças e famílias
no novo ambiente e entregar para cada criança uma lembrancinha.
Recepção e despedida de forma afetiva
diálogo de como está sendo a adaptação.
Interação com outras turmas e outros
profissionais.
Estímulo para estabelecer o vinculo
afetivo: na hora da troca, banho, recepção e entrega da criança, hora das
refeições e na hora do repouso.
Exploração do ambiente da instituição.
Identificação da criança com nome
para colocar sua bolsa.
Experimentar situações de interação
com a música, canções e movimentos corporais.
Disponibilizar de músicas relaxantes
em cd’s, principalmente na hora do soninho.
Utilização de CDs de músicas de
repertório variado.
Manusear diversos portadores de
textos revistas, livros de papel, plástico e pano.
Passeios aos arredores do CEI
Histórias ilustrativas que chamem a
atenção.
Apreciação de imagens presentes na
literatura infantil contação de histórias.
Contação de histórias e comentários
sobre os personagens; conversa com a criança; oferta de materiais
diversificados para que a criança crie sua oralidade individualmente e em grupo
utilizar os fantoches da instituição, bichinhos, livros com textos.
Desenvolver a autonomia durante as
brincadeiras na escolha dos brinquedos que lhe agradam.
Diante do espelho, diálogo com a
criança, apontando e nomeando características das crianças.
Oferta do alimento explorando seu
nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc.
Incentivar o uso do vaso sanitário
demonstrando para a criança segurança.
Brincadeiras no parque balanço,
escorregador, casinha, etc.
Atividades que as crianças possam:
rasgar papéis livremente com várias espessuras, manusear com cuidado areia e
brita.
Exploração de sons produzidos com o
corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés músicas cantadas e gesticuladas
pelas professoras.
Nos dias de calor deixar as crianças
tomar banho de piscina e chuveiro externo.
Pintura com guache em papel kraft,
expressando os sentimentos;
Pintar desenho tesoura cola
Massinha de modelar.
Momento de epítome do projeto
ecoformador; Montar uma tenda na sala utilizando tnt e fotos das crianças com
suas famílias e convidar algum familiar par realizar uma atividade na tenda.
AVALIAÇÃO:
Manifesta confiança no ambiente da
instituição;
Vivenciou bem o processo de
adaptação;
Reconhece seus colegas de sala e
professores;
Reconhece o ambiente;
Explora com prazer materiais
variados;
Observa e relaciona imagens;
Movimenta-se ao ouvir diferentes
sons;
Demonstra prazer em ouvir sons;
Participa de brincadeiras musicais;
Reage aos estímulos de linguagem;
Imita sons, palavras e frases;
Demonstra noções de comparativos;
Realiza contagem oral;
Demonstra espontaneidade ao
movimentar seu próprio corpo;
Identifica sua própria imagem em
outros meios (espelho, foto, vídeo).
A
adaptação das crianças é um processo bem importante e essencial para as
crianças. Observando essa importância, realizamos um projeto pensando
primordialmente nos primeiros dias da criança no CEI, fazendo com que ela se
sinta acolhida, feliz e bem. Nos primeiros dias, algumas crianças demonstraram
alguma insegurança, estavam desconfiadas com o ambiente e professoras novas.
Mas logo, essa primeira sensação foi passando, todos já chegavam bem, ficavam
bem, comiam, brincavam, participavam das atividades. Buscamos, nesse primeiro
mês, desenvolver atividades de reconhecimento dos ambientes do CEI, tanto na
parte interna quanto na parte externa. Fomos passear pelos arredores do CEI,
brincamos em diferentes espaços, de diferentes formas. Realizamos brincadeiras
dirigidas, contações de histórias e cantamos músicas. Uma das atividades mais
interessantes, que a turma gostou bastante, foi a pintura com tinta guache na
parede de azulejos do CEI. A atividade de “fazer chuvinha” utilizando papeis
picados, também foi bem interessante. Além das crianças gostarem bastante da
atividade, podemos verificar a coordenação motora fina das crianças, que estão
se desenvolvendo de acordo com a faixa etária. O momento de epítome do projeto
Ecoformador do CEI, foi realizar um espaço diferenciado dentro da sala.
Construímos uma tenda, utilizando TNT, almofadas e tapete macio, proporcionando
um cantinho aconchegante e acolhedor. Também colocamos fotos das crianças com
suas famílias em toda a tenda. As crianças diziam que a tenda era “fofinha como
a cama”. Também gostavam de ver as fotos e apresenta-las as outras crianças. Em
um segundo momento, convidamos familiares das crianças para vir ao CEI realizar
algumas atividades na tenda. Alguns familiares vieram para contar histórias e
brincar com a turma. Foi bem gostoso esse momento, as crianças demonstraram bastante
prazer e alegria. Acreditamos ser bem importante essa parceria entre família e
escola, aproximando as duas partes, desenvolvendo as crianças e promovendo
conhecimento.
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