quarta-feira, 28 de março de 2018

PROJETO: MEUS PRIMEIROS DIAS NO JARDIM B



TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: FRANCIELE E JURÁRIA
AUXILIARES: SUSANE E ALCINÉIA

PROBLEMA: De que forma pode acontecer um bom processo de adaptação para as crianças?

 JUSTIFICATIVA:  O período de adaptação é muito importante na vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências, conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portando, é necessário reconhecer as reações da criança como: choro ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento. São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto com a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui para frente. O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período onde as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelas professoras e todas as pessoas que fazem parte da escola, então sentindo-se seguras e felizes, suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para eles, e importante no desenvolvimento educacional de seu filho
 É importante nesta fase que todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando, podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência em uma creche que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL: Estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação, afim de, desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Desenvolver confiança da criança no ambiente da instituição;

       Comunicar ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;

        Reconhecer o ambiente do CEI;

         Reconhecer colegas e professores;

       Desenvolver identidade e autonomia;

        Incentivar o desenvolvimento de seus movimentos;

  Utilizar comparação e contagem oral nas brincadeiras realizadas;

         Explorar conceitos de família e higiene;

       Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir como adulto ou com outra criança;

        Participar de brincadeiras musicais;

        Brincar com as linguagens artísticas;


CONTEÚDOS:

        Adaptação, Eu e o outro, Repouso, Saúde e Bem-estar (Identidade e autonomia);

       Exploração de diferentes materiais, Fazer artístico (Artes Visuais);

        Expressão oral e corporal, Canto (Música);

        Linguagem corporal e oral (Linguagem);

         Família, Higiene (Natureza e sociedade);

         Contagem oral, Comparação (Matemática);

         Expressividade, Sensações (Corpo e movimento).



METODOLOGIA:

Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente e entregar para cada criança uma lembrancinha.

Recepção e despedida de forma afetiva diálogo de como está sendo a adaptação.

Interação com outras turmas e outros profissionais.

Estímulo para estabelecer o vinculo afetivo: na hora da troca, banho, recepção e entrega da criança, hora das refeições e na hora do repouso.

Exploração do ambiente da instituição.

Identificação da criança com nome para colocar sua bolsa.


Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais.

Disponibilizar de músicas relaxantes em cd’s, principalmente na hora do soninho.

Utilização de CDs de músicas de repertório variado.

Manusear diversos portadores de textos revistas, livros de papel, plástico e pano.

Passeios aos arredores do CEI

Histórias ilustrativas que chamem a atenção.

Apreciação de imagens presentes na literatura infantil contação de histórias.

Contação de histórias e comentários sobre os personagens; conversa com a criança; oferta de materiais diversificados para que a criança crie sua oralidade individualmente e em grupo utilizar os fantoches da instituição, bichinhos, livros com textos.

Desenvolver a autonomia durante as brincadeiras na escolha dos brinquedos que lhe agradam.

Diante do espelho, diálogo com a criança, apontando e nomeando características das crianças.

Oferta do alimento explorando seu nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc.

Incentivar o uso do vaso sanitário demonstrando para a criança segurança.

Brincadeiras no parque balanço, escorregador, casinha, etc.

Atividades que as crianças possam: rasgar papéis livremente com várias espessuras, manusear com cuidado areia e brita.

Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés músicas cantadas e gesticuladas pelas professoras.


Nos dias de calor deixar as crianças tomar banho de piscina e chuveiro externo.
Pintura com guache em papel kraft, expressando os sentimentos;

Pintar desenho tesoura cola

Massinha de modelar.

Momento de epítome do projeto ecoformador; Montar uma tenda na sala utilizando tnt e fotos das crianças com suas famílias e convidar algum familiar par realizar uma atividade na tenda.


AVALIAÇÃO:

Manifesta confiança no ambiente da instituição;
Vivenciou bem o processo de adaptação;
Reconhece seus colegas de sala e professores;
Reconhece o ambiente;
Explora com prazer materiais variados;
Observa e relaciona imagens;
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
Demonstra prazer em ouvir sons;
Participa de brincadeiras musicais;
Reage aos estímulos de linguagem;
Imita sons, palavras e frases;
Demonstra noções de comparativos;
Realiza contagem oral;
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).

 A adaptação das crianças é um processo bem importante e essencial para as crianças. Observando essa importância, realizamos um projeto pensando primordialmente nos primeiros dias da criança no CEI, fazendo com que ela se sinta acolhida, feliz e bem. Nos primeiros dias, algumas crianças demonstraram alguma insegurança, estavam desconfiadas com o ambiente e professoras novas. Mas logo, essa primeira sensação foi passando, todos já chegavam bem, ficavam bem, comiam, brincavam, participavam das atividades. Buscamos, nesse primeiro mês, desenvolver atividades de reconhecimento dos ambientes do CEI, tanto na parte interna quanto na parte externa. Fomos passear pelos arredores do CEI, brincamos em diferentes espaços, de diferentes formas. Realizamos brincadeiras dirigidas, contações de histórias e cantamos músicas. Uma das atividades mais interessantes, que a turma gostou bastante, foi a pintura com tinta guache na parede de azulejos do CEI. A atividade de “fazer chuvinha” utilizando papeis picados, também foi bem interessante. Além das crianças gostarem bastante da atividade, podemos verificar a coordenação motora fina das crianças, que estão se desenvolvendo de acordo com a faixa etária. O momento de epítome do projeto Ecoformador do CEI, foi realizar um espaço diferenciado dentro da sala. Construímos uma tenda, utilizando TNT, almofadas e tapete macio, proporcionando um cantinho aconchegante e acolhedor. Também colocamos fotos das crianças com suas famílias em toda a tenda. As crianças diziam que a tenda era “fofinha como a cama”. Também gostavam de ver as fotos e apresenta-las as outras crianças. Em um segundo momento, convidamos familiares das crianças para vir ao CEI realizar algumas atividades na tenda. Alguns familiares vieram para contar histórias e brincar com a turma. Foi bem gostoso esse momento, as crianças demonstraram bastante prazer e alegria. Acreditamos ser bem importante essa parceria entre família e escola, aproximando as duas partes, desenvolvendo as crianças e promovendo conhecimento.




















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