segunda-feira, 12 de março de 2018

ADAPTAÇÃO: COMO EU CRESCI! JÁ ESTOU NA PRÉ-ESCOLA.



TURMA: PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: LIANA Z. RANGHETTI

PROBLEMA: De que forma pode-se adaptar as crianças a essa nova ou primeira etapa escolar, de maneira que se estimule o conhecimento de si mesmo, suas capacidades e seu novo espaço?

JUSTIFICATIVA:
As crianças chegam ao Pré-Escolar, e cada uma com um sentimento diferente, uns com certa insegurança por não conhecer o ambiente e a professora, outros por intermédio dos pais ou tutores que dizem a para a criança: - Nossa! Agora você já é grande e já vai para a Escolinha. Outros ainda vem com um sentimento de ansiedade querendo logo escrever e conhecer tudo de uma vez.
Sendo assim durante este projeto é o momento em que as crianças têm para conhecer, e se familiarizar com a rotina, o ambiente escolar, a professora e os colegas que os acompanhará durante o ano letivo. Conhecer e desenvolver a percepção, habilidades, e potencialidades de seu próprio corpo. Pois segundo (LDB 9394/96, art. 29).
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar para as crianças do Pré I, atividades que possibilitem uma boa adaptação a fim de que ela passe a observar este novo ambiente como parte de sua rotina e oportunidade envolvimento social.
 E assim sinta-se acolhido para construir novos conhecimento, estimular suas habilidades sociais e de motricidade, por meio do conhecimento de si próprio e também do outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§  Adaptar-se ao espaço educativo, agindo conforme planejamento/ propostas construídas coletivamente.
§  Aprender a conviver na escola e sociedade respeitando a utilização de algumas regras do convívio social.
§  Participar da elaboração das regras de convívio com o grupo comprometendo-se com as mesmas;
§  Identificar situações de conflitos utilizando o argumento das crianças para a resolução dos problemas;
§  Utilizar gestos e atitudes que demonstrem respeito com colegas, professores e demais pessoas do convívio escolar.
§  Explorar diferentes materiais e cores para realizar seu trabalho.
§  Estimular a percepção espacial e a coordenação motora (ampla e fina).
§  Ampliar e compartilhar o repertório de canções a fim de desenvolver a memória musical;
§  Expressar suas necessidades desejos e sentimentos, com fala clara e organizada;
§  Vivenciar diversas situações de escrita.
§  Apreciar a literatura infantil através da escuta de leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha e manuseio;
§  Contar e recontar histórias em contexto;
§  Ampliar o vocabulário empregando as palavras adequadamente de acordo como contexto.
§  Reconhecer seu próprio nome em diferentes situações;
§  Realizar contagem oral e coletiva para diferentes situações em sala (contagem de crianças: meninos e meninas, materiais, atividades etc.).
§  Reconhecer os números em contexto (calendário e registros).
§  Familiarizar com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações.
§  Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais das cantigas em sala.
§  Reconhecer gradativamente os limites e potencialidades do corpo, aperfeiçoando os movimentos e ajustando as habilidades.
§  Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam a utilização de movimentos finos de preensão, encaixe e recorte.
§  Apropriar-se da imagem global do corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado.
§  Respeitar características pessoais relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor a fim de promover respeito a diversidade;
§   Executar ações relacionadas a saúde e a higiene percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e higiene pessoal.
§  Desenhar o Corpo Humano com a estrutura das principais partes; (cabeça, tronco e membros);


CONTEÚDOS:
·        Eixo Identidade e Autonomia:
o   Adaptação.
o   Eu e o outro.
o   Corpo Humano.
o   Iniciativa de Fazer escolhas
o   Comunicação e expressão de desejos e sentimentos.

·        Eixo Artes Visuais:
o   Fazer artístico;

·        Eixo Música:
o   Expressão corporal
o   Repertório de canções

·        Eixo Corpo e Movimento:  

o   Coordenação ampla e fina.
o   Manipulação de materiais diversos.
o   Expressividade.



·        Eixo Linguagem;
o   Relato de suas vivências e fatos.
o   Contato com a leitura e a escrita.
o   Apreciação da literatura infantil.
o   Conto e reconto de histórias;
o   Ampliação do vocabulário;
o   Pronúncia de fonemas;
o   Nome.


·        Eixo Matemática:
o   Contagem oral
o   Medidas e grandezas
o   Quantidades

METODOLOGIA:
§  Decoração da sala; (Patrulha Canina: A escolha do tema deu-se por ser um desenho animado que está em evidência na mídia e muito apreciado pelas crianças desta faixa etária de modo geral. Também com ele é possível trabalhar valores como amizade, ajuda e respeito ao próximo, cuidado com seus pertences, assuntos que serão abordados para a construção do mural de combinados da turma).
§  Organização dos materiais trazidos pelas crianças;
§  Brincadeiras com brinquedos na sala; livres e dirigidas.
§   Rodas de conversa.
§  Mural de combinados (com fotos das crianças).
§  Lembrancinha para o primeiro dia de aula.
§  Mural de rotina (com foto das crianças).
§  Crachá para chamadinha (Nome);
§  Pasta para arquivo de atividades primeiramente com foto e nome depois somente nome e data de aniversário;
§  Evidenciar com as crianças o cuidado com seus pertences e dos colegas.
§  Construir diariamente o calendário.
§  Montar um mural de:
Ø   Números com suas quantidades.
Ø  Alfabeto
Ø  Vogais
§   
§  Desenho o que eu fiz nas férias e achei mais legal.
§  Passeio pelo C.E.I. para conhecer os espaços e profissionais (registro do passeio em folha.
§  Conto e reconto de histórias. (Com o tema e aleatórias).
§  Cantigas e parlendas construir um livrinho para registro no decorrer do ano.
§  Pintura da folha de abertura do caderno.
§  Pinturas de linha do caderno.
§  Brincadeira com balão (passar por cima da cabeça e por baixo das pernas sem deixar cair.
§  Brincadeira balão no lençol. (Todos seguram e chacoalham o lençol no ritmo da música sem deixar cair os balões que estão em cima).
§  Pintura abstrata com balões.
§  Atividade (cobrir o tracejado e colar papel colorido no balão).
§  Atividade Labirinto;
§  Atividade: Eu Sou Especial;
§  Construir um livrinho com o Tema: Este sou eu.

§  Medir a criança com um barbante (formar uma fila do maior para o menor e do menor para o maior), colar em folha e colorir com tinta guache.

§  Desenho coletivo do corpo de um dos coleguinhas no Kraft, (picotar papel para fazer a roupa). (Nomear as partes do corpo).

§  Cantigas relacionadas ao tema: Fui ao mercado, cabeça, ombro, joelho e pé.

§  Silhueta do rosto, completar com massinha de modelar;

§  Roda de conversar: o que precisamos fazer para manter a saúde do nosso corpo?
§  Incluir hábitos de higiene na rotina.

AVALIAÇÃO:
§  Manifesta confiança no ambiente da instituição;
§  Vivenciou bem o processo de adaptação;
§  Demonstra organização e responsabilidade com seus pertences e materiais de uso comum;
§  Considera as regras de convívio social construídas com grupo;
§  Demonstra cuidado com seus pertences e dos colegas;
§  Expressa seus desejos, necessidades, ideias, opiniões e sentimentos.
§  Relata experiências e fatos;
§  Participa de situações de leitura;
§  Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
§  Faz escolha de livros para apreciar e ler ainda que não de forma convencional;
§  Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original;
§  Utiliza a fala com coerência de acordo com o contexto;
§  Produz trabalhos de artes dando forma aos desenhos, modelagens e colagens;
§  Desenha o Corpo Humano com estrutura das principais partes;
§  Desenvolve memória e conhecimento musical;
§  Participa de brincadeiras envolvendo música;
§  Utiliza a contagem oral em situações que reconheça sua necessidade.
§  Faz comparações de medidas maior\menor.
§  Reconhece o calendário como forma de contar o tempo.
§  Reconhece o ontem e hoje e amanhã.
§  Demonstra habilidade de coordenação ampla e fina;
§  Valoriza seu corpo adotando atitudes de cuidado e vaidade;

REGISTRO AVALIATIVO DO PROJETO:
É possível destacar que, de modo geral os objetivos pré-relacionados acima no projeto foram alcançados; já que as crianças demonstravam interesse e atenção durante o desenvolvimento das atividades realizadas. Foram ficando mais participativas nas rodas de conversas relatando seus interesses e questionamentos.
Com relação a autonomia das crianças, a medida em que o período de adaptação foi acontecendo e elas conhecendo a rotina e o ambiente aparentavam-se mais seguras para realizar atividades do cotidiano sozinhas como: pegar o copo para tomar água, e irem ao banheiro,bem como realizar escolhas de cores, materiais, colegas com quem queiram sentar-se a mesa e ambientes do C.E.I que mais lhe agradam.

CRONOGRAMA: 20 dias.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário