TURMA: PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: LIANA Z. RANGHETTI
PROBLEMA: De que forma pode-se adaptar as
crianças a essa nova ou primeira etapa escolar, de maneira que se estimule o
conhecimento de si mesmo, suas capacidades e seu novo espaço?
JUSTIFICATIVA:
As crianças chegam ao Pré-Escolar,
e cada uma com um sentimento diferente, uns com certa insegurança por não
conhecer o ambiente e a professora, outros por intermédio dos pais ou tutores
que dizem a para a criança: - Nossa! Agora você já é grande e já vai para a
Escolinha. Outros ainda vem com um sentimento de ansiedade querendo logo
escrever e conhecer tudo de uma vez.
Sendo assim durante este projeto é
o momento em que as crianças têm para conhecer, e se familiarizar com a rotina,
o ambiente escolar, a professora e os colegas que os acompanhará durante o ano
letivo. Conhecer e desenvolver a percepção, habilidades, e potencialidades de
seu próprio corpo. Pois segundo (LDB 9394/96, art. 29).
A
educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade.
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar para as crianças do
Pré I, atividades que possibilitem uma boa adaptação a fim de que ela passe a
observar este novo ambiente como parte de sua rotina e oportunidade
envolvimento social.
E assim sinta-se acolhido para construir novos
conhecimento, estimular suas habilidades sociais e de motricidade, por meio do
conhecimento de si próprio e também do outro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§ Adaptar-se ao espaço educativo,
agindo conforme planejamento/ propostas construídas coletivamente.
§ Aprender a conviver na escola e
sociedade respeitando a utilização de algumas regras do convívio social.
§ Participar da elaboração das regras
de convívio com o grupo comprometendo-se com as mesmas;
§ Identificar situações de conflitos
utilizando o argumento das crianças para a resolução dos problemas;
§ Utilizar gestos e atitudes que
demonstrem respeito com colegas, professores e demais pessoas do convívio
escolar.
§ Explorar diferentes materiais e
cores para realizar seu trabalho.
§ Estimular a percepção espacial e a
coordenação motora (ampla e fina).
§ Ampliar e compartilhar o repertório
de canções a fim de desenvolver a memória musical;
§ Expressar suas necessidades desejos
e sentimentos, com fala clara e organizada;
§ Vivenciar diversas situações de
escrita.
§ Apreciar a literatura infantil através
da escuta de leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha e
manuseio;
§ Contar e recontar histórias em
contexto;
§ Ampliar o vocabulário empregando as
palavras adequadamente de acordo como contexto.
§ Reconhecer seu próprio nome em
diferentes situações;
§ Realizar contagem oral e coletiva
para diferentes situações em sala (contagem de crianças: meninos e meninas,
materiais, atividades etc.).
§ Reconhecer os números em contexto
(calendário e registros).
§ Familiarizar com a imagem do
próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações.
§ Utilizar o corpo para acompanhar
ritmos musicais das cantigas em sala.
§ Reconhecer gradativamente os
limites e potencialidades do corpo, aperfeiçoando os movimentos e ajustando as
habilidades.
§ Desenvolver a coordenação motora em
atividades que envolvam a utilização de movimentos finos de preensão, encaixe e
recorte.
§ Apropriar-se da imagem global do
corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado.
§ Respeitar características pessoais
relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor a fim de promover respeito
a diversidade;
§ Executar ações relacionadas a saúde e a
higiene percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e higiene pessoal.
§ Desenhar o Corpo Humano com a
estrutura das principais partes; (cabeça, tronco e membros);
CONTEÚDOS:
·
Eixo
Identidade e Autonomia:
o
Adaptação.
o
Eu
e o outro.
o
Corpo
Humano.
o
Iniciativa
de Fazer escolhas
o
Comunicação
e expressão de desejos e sentimentos.
·
Eixo
Artes Visuais:
o
Fazer
artístico;
·
Eixo
Música:
o
Expressão
corporal
o
Repertório
de canções
·
Eixo
Corpo e Movimento:
o
Coordenação
ampla e fina.
o
Manipulação
de materiais diversos.
o
Expressividade.
·
Eixo
Linguagem;
o
Relato
de suas vivências e fatos.
o
Contato
com a leitura e a escrita.
o
Apreciação
da literatura infantil.
o
Conto
e reconto de histórias;
o
Ampliação
do vocabulário;
o
Pronúncia
de fonemas;
o
Nome.
·
Eixo
Matemática:
o
Contagem
oral
o
Medidas
e grandezas
o
Quantidades
METODOLOGIA:
§ Decoração da sala; (Patrulha
Canina: A escolha do tema deu-se por ser um desenho animado que está em
evidência na mídia e muito apreciado pelas crianças desta faixa etária de modo
geral. Também com ele é possível trabalhar valores como amizade, ajuda e
respeito ao próximo, cuidado com seus pertences, assuntos que serão abordados
para a construção do mural de combinados da turma).
§ Organização dos materiais trazidos
pelas crianças;
§ Brincadeiras com brinquedos na
sala; livres e dirigidas.
§ Rodas de conversa.
§ Mural de combinados (com fotos das
crianças).
§ Lembrancinha para o primeiro dia de
aula.
§ Mural de rotina (com foto das
crianças).
§ Crachá para chamadinha (Nome);
§ Pasta para arquivo de atividades
primeiramente com foto e nome depois somente nome e data de aniversário;
§ Evidenciar com as crianças o
cuidado com seus pertences e dos colegas.
§ Construir diariamente o calendário.
§ Montar um mural de:
Ø Números com suas quantidades.
Ø Alfabeto
Ø Vogais
§
§ Desenho o que eu fiz nas férias e
achei mais legal.
§ Passeio pelo C.E.I. para conhecer
os espaços e profissionais (registro do passeio em folha.
§ Conto e reconto de histórias. (Com
o tema e aleatórias).
§ Cantigas e parlendas construir um
livrinho para registro no decorrer do ano.
§ Pintura da folha de abertura do
caderno.
§ Pinturas de linha do caderno.
§ Brincadeira com balão (passar por
cima da cabeça e por baixo das pernas sem deixar cair.
§ Brincadeira balão no lençol. (Todos
seguram e chacoalham o lençol no ritmo da música sem deixar cair os balões que
estão em cima).
§ Pintura abstrata com balões.
§ Atividade (cobrir o tracejado e
colar papel colorido no balão).
§ Atividade Labirinto;
§ Atividade: Eu Sou Especial;
§ Construir um livrinho com o Tema:
Este sou eu.
§ Medir a criança com um barbante
(formar uma fila do maior para o menor e do menor para o maior), colar em folha
e colorir com tinta guache.
§ Desenho coletivo do corpo de um dos
coleguinhas no Kraft, (picotar papel para fazer a roupa). (Nomear as partes do
corpo).
§ Cantigas relacionadas ao tema: Fui
ao mercado, cabeça, ombro, joelho e pé.
§ Silhueta do rosto, completar com
massinha de modelar;
§ Roda de conversar: o que precisamos
fazer para manter a saúde do nosso corpo?
§ Incluir hábitos de higiene na
rotina.
AVALIAÇÃO:
§ Manifesta confiança no ambiente da
instituição;
§ Vivenciou bem o processo de
adaptação;
§ Demonstra organização e
responsabilidade com seus pertences e materiais de uso comum;
§ Considera as regras de convívio
social construídas com grupo;
§ Demonstra cuidado com seus
pertences e dos colegas;
§ Expressa seus desejos,
necessidades, ideias, opiniões e sentimentos.
§ Relata experiências e fatos;
§ Participa de situações de leitura;
§ Valoriza a leitura como fonte de
prazer e entretenimento;
§ Faz escolha de livros para apreciar
e ler ainda que não de forma convencional;
§ Reconta histórias conhecidas com
aproximação às características da história original;
§ Utiliza a fala com coerência de
acordo com o contexto;
§ Produz trabalhos de artes dando
forma aos desenhos, modelagens e colagens;
§ Desenha o Corpo Humano com
estrutura das principais partes;
§ Desenvolve memória e conhecimento
musical;
§ Participa de brincadeiras
envolvendo música;
§ Utiliza a contagem oral em
situações que reconheça sua necessidade.
§ Faz comparações de medidas
maior\menor.
§ Reconhece o calendário como forma
de contar o tempo.
§ Reconhece o ontem e hoje e amanhã.
§ Demonstra habilidade de coordenação
ampla e fina;
§ Valoriza seu corpo adotando
atitudes de cuidado e vaidade;
REGISTRO
AVALIATIVO DO PROJETO:
É possível destacar que, de modo
geral os objetivos pré-relacionados acima no projeto foram alcançados; já que
as crianças demonstravam interesse e atenção durante o desenvolvimento das
atividades realizadas. Foram ficando mais participativas nas rodas de conversas
relatando seus interesses e questionamentos.
Com relação a autonomia das
crianças, a medida em que o período de adaptação foi acontecendo e elas
conhecendo a rotina e o ambiente aparentavam-se mais seguras para realizar
atividades do cotidiano sozinhas como: pegar o copo para tomar água, e irem ao
banheiro,bem como realizar escolhas de cores, materiais, colegas com quem
queiram sentar-se a mesa e ambientes do C.E.I que mais lhe agradam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário