segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PROJETO A APRENDIZAGEM, ALEGRIA E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS NO BERÇÁRIO II B


TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: JURÁRIA, DILVA, VANESSA R. E TÂNIA

PROBLEMA: Como tornar o período de adaptação do berçário II divertido proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para as crianças?

JUSTIFICATIVA: O período de adaptação da criança ao berçário é de suma importância na sua vida e merece todo cuidado. Ficar bem no berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores entre eles, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho. Por isso é indispensável que o educador receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos e seus pais. Ter carinho e muito amor é o essencial!
Aos pais, cabe à missão de enfrentar o momento de separação de forma madura, demonstrar segurança ao deixarem a criança no novo ambiente, pois ela ainda não tem noção de sua capacidade de enfrentar situações novas. O choro diminui e desaparece tão logo as crianças sentem-se mais seguras e familiarizadas.
Sendo assim, preparamos este projeto repleto de atividades estimuladoras para que os bebês possam adaptar-se ao ambiente do CEI de forma tranquila, minimizando a angústia presente em vista da separação da família, ajudando-os a descobrirem sua própria identidade e a aprenderem a conviver com o outro. Através da construção de vínculo do educador com a criança e sua família, e das crianças entre si, buscamos tornar o ambiente do CEI em um lugar prazeroso para os bebês onde eles sintam bem e possam ampliar com alegria suas experiências de mundo e suas habilidades.

OBJETIVO GERAL:
Propiciar um ambiente lúdico, agradável e seguro proporcionando uma adaptação tranquila para as crianças e suas famílias, a fim de possibilitar seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
*Oportunizar aos pais que acompanhem o trabalho realizado pelo CEI, para que compreendam a extensão das atividades propostas;
*Suprir as necessidades de alimentação, sono, estimulação e higiene do bebê;
*Propiciar um ambiente aconchegante, apropriado e gostoso para os bebês;
*Assegurar o estabelecimento de relações afetivas estáveis e de segurança;
*Propiciar o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo do bebê de maneire harmônica;
*Estimular a troca de informações entre o berçário e os pais, contribuindo para a educação do bebê de um modo mais amplo;
*Incentivar o desenvolvimento da fala, durante todos os momentos da rotina, pronunciando corretamente as palavras;
*Familiarização das crianças com: as professoras, funcionários, outras crianças, com os espaços e ambientes, com a rotina;
*Familiarização das professoras com: as crianças, seus familiares e responsáveis;
*Transmitir segurança para os pais para que se se sintam tranquilos e confiantes ao deixarem a criança no CEI durante o período de sua permanência no ambiente escolar;
*Facilitar o contato físico e afetivo do bebê com suas educadoras proporcionando uma adaptação tranquila;
*Explorar o ambiente escolar e os objetos da sala proporcionando a descoberta do ambiente;
*Ter interesse por explorar e manipular diversos objetos da sala;
*Orientação e exploração no pátio e ao ar livre. Oferecer um ambiente acolhedor e estimulante;
* Estimular os aspectos sociais e afetivos como: sorrir, brincar, reconhecer os educadores, imitar, abraçar, acenar, beijar e obedecer;
*Estimular hábitos diários através da rotina;
*Estimular o desenvolvimento auditivo e visual, individualmente;
*Estimular os movimentos amplos de: andar, subir e descer pequenos obstáculos, levantar-se com apoio e sem apoio, empurrar, chutar;

CONTEÚDOS:
*Adaptação (Identidade e autonomia);
*Eu e o outro (Identidade e autonomia);
*Exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
*Canto (Música);
*Comunicação (Linguagem);
*Família (Natureza e sociedade);
*Escola (Natureza e sociedade);
*Contagem oral (Matemática);
*Sensações (Corpo e movimento);
*Expressividade (Corpo e movimento);

METODOLOGIA:
*Tornar cada dia mais atrativo e aconchegante o ambiente da sala, enfeitando-a e organizando-a de maneira que a criança sinta-se segura e atraída para entrar e permanecer no ambiente;
*Ao receber a criança, motivá-la a entrar, recebê-las demonstrando alegria e satisfação ao vê-la, usando um tom de voz suave e um olhar tranquilo, fazendo elogios, conquistado, com isso, a confiança de cada uma delas. Cumprimentar pessoalmente a criança e chamá-la pelo nome;
*Chamar a atenção das outras crianças sobre a chegada de cada colega, estimulando para que a recebam e a levem aos brinquedos;
*Na chegada estimular a criança que se despeça do pai, da mãe ou da pessoa que a traz;
*Exploração de fotos das crianças e familiares: pedir para os pais trazerem uma foto da criança com pessoas do convívio familiar para confecção de um painel na sala de que a criança sinta no CEI uma pequena extensão de sua casa;
*Interação durante o banho, alimentação, troca de fraldas;
*O descanso deve ser um momento de relaxamento e tranquilidade com músicas e canções suaves;
*Brincadeiras com motocas no solário;
*Brincar na sala com brinquedos sonoros e objetos variados;
*Exploração do ambiente externo do CEI;
*Andar, engatinhar, empurrar, subir, descer, sentar, levantar, bater, abrir, fechar, empilhar;
*Bater palmas, bater com o pé no chão, com a mão na mesa;
*Exploração e manipulação de materiais como bolas, balões, peças de jogos e pelúcias;
*Observar-se no espelho;
*Passeios pela instituição e arredores;
*Histórias e canções que instiguem a afetividade;
*Toque, massagem, embalo, acalento;
*Impressão das mãos;
*Utilização de Cd’s e DVD’s infantis;
*Utilização de brinquedos que emitem som;
*Estímulos à criança através do toque, abraço, cócegas, beijos, objetos...;
*Brincadeiras com água;
*Entrada e saída em caixas;
*Utilização de móbiles, tapete das sensações, caixa de texturas, túnel;
*Brincadeiras ao ar livre;
*Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza em atividades externas;
*Conversar e cantar, frequentemente com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;
* Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
*Organizar um quadro de aniversariantes, contendo a data do aniversário de cada criança;
*Informar aos pais sobre o estado que a criança ficou durante o período em que permaneceu no CEI;

AVALIAÇÃO:
*Vivenciou bem o processo de adaptação;
*Manifesta confiança no ambiente da Instituição;
*Manipula brinquedos e materiais sonoros;
*Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
*Explora com prazer materiais variados.

CRONOGRAMA: Um mês e ser utilizado sempre que entrar crianças novas.

AVALIAÇÃO: Foi um projeto onde todas as crianças gostaram muito de fazer as atividades, mas o que mais destacou foi pintar a parede e brincar de puxar a coberta, sendo que a alegria tomou conta da turma e ainda estamos dando continuidade no projeto adaptação. 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário