Turma: Berçário II A
Professoras: Kátia, Roseli R., Simone
L. e Jordana
PROBLEMA: De que forma podemos contribuir para um bom
processo de adaptação das nossas crianças?
JUSTIFICATIVA: A introdução ou até mesmo o regresso da
criança ao CEI implica na separação das pessoas que fazem parte do seu
universo. Em consequência, implica na sua mudança diária. Assim, a fase da
adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente do qual
estava habituada, necessitando da ajuda interferência e proteção do adulto.
Nesta fase é importante que a criança se sinta segura para que aos poucos
conquiste seu espaço desenvolvendo-se de forma plena.
“As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação
infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade de relacionamento que
estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento da criança. A atenção
e o afeto recebido na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais
adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a
acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as
crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais. Ao
iniciar sua adaptação da Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas
mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria
novas relações afetivas.”
OBJETIVO GERAL: Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança,
possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
- · Brincar com as crianças do grupo da instituição, a fim de interagir e socializar-se;
- · Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- · Explorar o corpo com a voz, mãos e pés, produzindo música;
- · Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
- · Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.
CONTEÚDOS:
·
Adaptação,
Eu e o Outro, Nome, Exploração do Espaço, Família (IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·
Exploração
de diferentes materiais; Observação e conversação de imagens e objetos (ARTES
VISUAIS);
·
Exploração
oral e corporal, Canto (MÚSICA);
·
Linguagem
oral e corporal, Comunicação (LINGUAGEM);
·
Família,
Escola (NATUREZA E SOCIEDADE);
·
Noção
de Espaço, pegar brinquedo dentro e fora (MATEMÁTICA);
·
Sensações, Expressividade (CORPO E MOVIMENTO).
METODOLOGIA:
- · Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente;
- · Muito colinho, carinho e atenção;
- · Decoração da sala e porta a fim de deixar o ambiente colorido e alegre;
- · Confecção das lembrancinhas;
- · Cantar e gesticular cantigas infantis;
- · Exploração do ambiente do CEI, passeio aos corredores da instituição;
- · Exploração do CEI (bosque, areia, gramado, etc.)
- · Interação com outras turmas;
- · Oferecer o alimento explorando seu nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc;
- · Interação na troca de fraldas e na hora do banho;
- · Dialogar com a criança na frente do espelho apontando e nomeando característica das crianças;
- · Contação de histórias, manuseio de livros de diversas texturas;
- · Utilização de recursos tecnológicos: CD, DVD, rádio, câmera fotográfica;
- · Na oralidade, conversar sobre distâncias e espaços: “O brinquedo está longe, vá busca-lo! ” “A bola está debaixo do berço”;
- · Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- · Bolinhas de sabão;
- · Mural com fotos dos momentos de adaptação;
- · Brincar com lençol ou cobertor (colocar a criança sentada e puxá-la);
- · Manuseio de revistas, rasgar, amassar etc.
AVALIAÇÃO:
·
Manifesta
confiança no ambiente da instituição;
·
Vivenciou
bem o processo de adaptação;
·
Reconhece
seus colegas de sala e professores;
·
Reconhece
o ambiente;
·
Explora
com prazer materiais variados;
·
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
·
Demonstra
prazer em ouvir sons;
·
Reage
aos estímulos de linguagem;
· Imita sons, palavras e frases.
CRONOGRAMA:
Janeiro e fevereiro (sempre que houver necessidade o projeto
será retomado, de acordo com o fluxo de novas crianças na turma.)
muito bom adorei
ResponderExcluir