segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PROJETO ADAPTAÇÃO - BERÇÁRIO II A


Turma: Berçário II A
Professoras: Kátia, Roseli R., Simone L. e Jordana

PROBLEMA: De que forma podemos contribuir para um bom processo de adaptação das nossas crianças?

JUSTIFICATIVA: A introdução ou até mesmo o regresso da criança ao CEI implica na separação das pessoas que fazem parte do seu universo. Em consequência, implica na sua mudança diária. Assim, a fase da adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente do qual estava habituada, necessitando da ajuda interferência e proteção do adulto. Nesta fase é importante que a criança se sinta segura para que aos poucos conquiste seu espaço desenvolvendo-se de forma plena.
“As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade de relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento da criança. A atenção e o afeto recebido na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais. Ao iniciar sua adaptação da Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.”

OBJETIVO GERAL: Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • ·        Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
  • ·        Brincar com as crianças do grupo da instituição, a fim de interagir e socializar-se;
  • ·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
  • ·        Explorar o corpo com a voz, mãos e pés, produzindo música;
  • ·        Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
  • ·        Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.

CONTEÚDOS:
·        Adaptação, Eu e o Outro, Nome, Exploração do Espaço, Família (IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·        Exploração de diferentes materiais; Observação e conversação de imagens e objetos (ARTES VISUAIS);
·        Exploração oral e corporal, Canto (MÚSICA);
·        Linguagem oral e corporal, Comunicação (LINGUAGEM);
·        Família, Escola (NATUREZA E SOCIEDADE);
·        Noção de Espaço, pegar brinquedo dentro e fora (MATEMÁTICA);
·         Sensações, Expressividade (CORPO E MOVIMENTO).

METODOLOGIA:
  • ·        Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente;
  • ·        Muito colinho, carinho e atenção;
  • ·        Decoração da sala e porta a fim de deixar o ambiente colorido e alegre;
  • ·        Confecção das lembrancinhas;
  • ·        Cantar e gesticular cantigas infantis;
  • ·        Exploração do ambiente do CEI, passeio aos corredores da instituição;
  • ·        Exploração do CEI (bosque, areia, gramado, etc.)
  • ·        Interação com outras turmas;
  • ·        Oferecer o alimento explorando seu nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc;
  • ·        Interação na troca de fraldas e na hora do banho;
  • ·        Dialogar com a criança na frente do espelho apontando e nomeando característica das crianças;
  • ·        Contação de histórias, manuseio de livros de diversas texturas;
  • ·        Utilização de recursos tecnológicos: CD, DVD, rádio, câmera fotográfica;
  • ·        Na oralidade, conversar sobre distâncias e espaços: “O brinquedo está longe, vá busca-lo! ” “A bola está debaixo do berço”;
  • ·        Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
  • ·        Bolinhas de sabão;
  • ·        Mural com fotos dos momentos de adaptação;
  • ·        Brincar com lençol ou cobertor (colocar a criança sentada e puxá-la);
  • ·        Manuseio de revistas, rasgar, amassar etc.


AVALIAÇÃO:
·        Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·        Vivenciou bem o processo de adaptação;
·        Reconhece seus colegas de sala e professores;
·        Reconhece o ambiente;
·        Explora com prazer materiais variados;
·        Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·        Demonstra prazer em ouvir sons;
·        Reage aos estímulos de linguagem;
·      Imita sons, palavras e frases.

CRONOGRAMA:
Janeiro e fevereiro (sempre que houver necessidade o projeto será retomado, de acordo com o fluxo de novas crianças na turma.)





















Um comentário: