segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PROJETO OS ANIMAIS DA FAZENDA

TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: FABIANI, ROZANA E PRISCILA D.

PROBLEMA: Que animais vivem na fazenda? 

JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu do interesse da turma pelos animais e pelos relatos de  algumas crianças durante o decorrente ano, onde demonstravam grande interesse e satisfação quando o assunto era animais, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuindo também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades.

“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas, são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos homens. O estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza”.(LEITE, 2005,  p.3)

Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender.  


OBJETIVO GERAL: Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
·        Incentivar o respeito à natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
·        Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·        Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
·        Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
·        Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·        Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
·        Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·        Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·        Refletir sobre as características individuais de cada animal;
·        Conhecer diferentes cores;
·        Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.  

CONTEÚDOS
·        Eu e o outro; (identidade e autonomia)
·        Comunicação e expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
·        Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
·        Interpretação e dramatização musical; (música)
·        Canto; (música)
·        Linguagem: oral, escrita, corporal; (linguagem)
·        Comunicação; (linguagem)
·        Gêneros textuais; (linguagem)

METODOLOGIA
·          Roda de conversas sobre os animais que vivem na fazenda através de histórias, e de cada animal a ser estudado;
·          Recorte e colagens;
·          Atividades com materiais de sucata (confeccionando diferentes animaizinhos);
·          Pintura com guache;
·          Músicas relacionadas ao tema;
·          Histórias relacionadas ao tema;
·          DVD´s  relacionado ao tema;
·          Dobraduras;
·          Confecção de uma vaquinha com prato de papelão e tinta guache;
·          Ovelha com prato de papelão e  com colagem de algodão;
·          Pintura das mãos com guache para fazer animais da fazenda;
·          Fazer o cofrinho do porquinho com garrafa pet Junior;
·          Pintura com guache e colagem em Eva para fazer a vaca que iremos tirar o leite;
·          Pesquisa e confecção de um mural sobre o animal que cada criança mais gosta;
·          Desenvolver atividades lúdicas;
·          Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...;
·          Elaborar cartazes e painéis.

CRONOGRAMA: O projeto será desenvolvido entre os dias 17 de outubro a 04 de novembro de 2016.

AVALIAÇÃO
·        Explora com prazer materiais variados;
·        Identifica imagens;
·        Fala sobre as imagens que vê;
·        Brinca com formas e cores;
·        Reconhece cores;
·        Rabisca;
·        Demonstra prazer em ouvir sons;
·        Canta e realiza movimentos de expressão musical;
·        Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·        Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·        Responde as perguntas dirigidas;
·        Presta atenção ao ouvir alguém falando;
·        Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·        Relata fatos e experiências;
·        Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·        Identifica fenômenos da natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
·        Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde  vive;
·        Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
·        Brinca de contar;
·        Demonstra noções de comparativos;
·        Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·        Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Manifesta interesse em superar seus limites;
·        Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;
·        Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).

O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Ao decorrer deste projeto, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas aos animais que vivem na fazenda, a cada atividade realizada as crianças exploravam e interagiam com os colegas e professoras. Foram estudados vários animais que vivem na fazenda,  dentre as diversas atividades realizadas as que mais se destacaram foram as contações de histórias, as  pinturas, recortes, colagens e a confecção  em materiais diversos da representação de alguns animais, os mesmos que as crianças mais  demonstraram interesse. Conforme realizávamos as atividades percebíamos o aprendizado adquirido pelas crianças em rodas de conversa, em momentos de brincadeiras e através do relato dos pais. Para nós professoras foi muito gratificante  e divertido realizar este projetos com as crianças da turma do maternal misto.

























                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário