TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: FABIANI, ROZANA E PRISCILA D.
PROBLEMA: Que animais
vivem na fazenda?
JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu do interesse da turma pelos animais e pelos
relatos de algumas crianças durante o
decorrente ano, onde demonstravam grande interesse e satisfação quando o assunto
era animais, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os
animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em
desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuindo também
um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O
tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária
que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Este estudo
facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que
serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades.
“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão
delas, são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são
seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos
homens. O estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o
mundo animal e a natureza”.(LEITE, 2005, p.3)
Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos
as capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a
educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens
significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que
faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar um
contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas
conheçam diversas espécies e suas principais características.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer os diversos
animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação,
seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
· Incentivar o respeito à
natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas
características, onde vivem e para que servem;
· Desenvolver atitudes de
respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
· Manipular diferentes
objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio;
· Criar trabalhos de arte
através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se
com o mundo;
· Observar imagens
diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
· Explorar diferentes
gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
· Cantar e interpretar
diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
· Explorar as
diversidades sonoras (sons de animais);
· Estabelecer comunicação
através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras
crianças;
· Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela
literatura infantil;
· Desenvolver atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
· Refletir sobre as
características individuais de cada animal;
· Conhecer diferentes
cores;
· Movimentar-se de forma
variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS
· Eu e o outro;
(identidade e autonomia)
· Comunicação e
expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
· Exploração de
diferentes materiais; (artes visuais)
· Observação e
conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
· Interpretação e
dramatização musical; (música)
· Canto; (música)
· Linguagem: oral,
escrita, corporal; (linguagem)
· Comunicação;
(linguagem)
· Gêneros textuais;
(linguagem)
METODOLOGIA
·
Roda de conversas sobre os animais que
vivem na fazenda através de histórias, e de cada animal a ser estudado;
·
Recorte e colagens;
·
Atividades com materiais de sucata
(confeccionando diferentes animaizinhos);
·
Pintura com guache;
·
Músicas relacionadas ao tema;
·
Histórias relacionadas ao tema;
·
DVD´s relacionado ao tema;
·
Dobraduras;
·
Confecção de uma vaquinha com prato de
papelão e tinta guache;
·
Ovelha com prato de papelão e com colagem de algodão;
·
Pintura das mãos com guache para fazer
animais da fazenda;
·
Fazer o cofrinho do porquinho com
garrafa pet Junior;
·
Pintura com guache e colagem em Eva
para fazer a vaca que iremos tirar o leite;
·
Pesquisa e confecção de um mural sobre
o animal que cada criança mais gosta;
·
Desenvolver atividades lúdicas;
·
Fazer pintura coletiva individual com
as mãos, pincéis...;
·
Elaborar cartazes e painéis.
CRONOGRAMA: O
projeto será desenvolvido entre os dias 17 de outubro a 04 de novembro de 2016.
AVALIAÇÃO
· Explora com prazer materiais
variados;
· Identifica imagens;
· Fala sobre as imagens
que vê;
· Brinca com formas e
cores;
· Reconhece cores;
· Rabisca;
· Demonstra prazer em
ouvir sons;
· Canta e realiza
movimentos de expressão musical;
· Reconhece, produz e
imita sons diferenciados;
· Memoriza canções
reproduzindo parte delas;
· Responde as perguntas
dirigidas;
· Presta atenção ao ouvir
alguém falando;
· Reconhece imagens e
expressa este conhecimento;
· Relata fatos e
experiências;
· Explora sons, texturas
e imagens dos livros;
· Identifica fenômenos da
natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
· Demonstra interesse em
preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
· Nomeia e reconhece
alguns animais e plantas;
· Brinca de contar;
· Demonstra noções de
comparativos;
· Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
· Demonstra habilidades
em ações que utilizam a coordenação motora fina;
· Manifesta interesse em
superar seus limites;
· Explora os diferentes
espaços oferecidos pela instituição;
· Identifica sua própria
imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).
O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Ao decorrer deste projeto, foram
desenvolvidas várias atividades relacionadas aos animais que vivem na fazenda,
a cada atividade realizada as crianças exploravam e interagiam com os colegas e
professoras. Foram estudados vários animais que vivem na fazenda, dentre as diversas atividades realizadas as
que mais se destacaram foram as contações de histórias, as pinturas, recortes, colagens e a confecção em materiais diversos da representação de
alguns animais, os mesmos que as crianças mais
demonstraram interesse. Conforme realizávamos as atividades percebíamos
o aprendizado adquirido pelas crianças em rodas de conversa, em momentos de
brincadeiras e através do relato dos pais. Para nós professoras foi muito
gratificante e divertido realizar este
projetos com as crianças da turma do maternal misto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário