TURMA:
BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS:
DOLARICE, ALCINEIA, JURÁRIA E JORDANA
PROBLEMA: Porque preciso socializar-me?
JUSTIFICATIVA
Com um novo ano letivo se
iniciando dá-se início a uma fase delicada para nossas crianças, a separação e adaptação.
São choros que lentamente se perdem no novo ambiente, pois são muitas novidades que acontecem ao mesmo
tempo, professoras, coleguinhas e um ambiente agradável propício a faixa etária
de nossas crianças.
Para fazermos
deste período mais agradável propiciamos
um projeto que reúne atividades interessantes, muito aconchego, ambiente
acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das
professoras. Entendendo o sentido de adaptar como: “marcado por encontros e
desencontros, a de adaptação escolar é o momento em que a criança e seus
familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer
a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas
conquistas e aprendizagens.” (Luciana
Wolker da Silva).
Nesse sentido
consideramos importantíssima a parceria e interação com a família / escola para
que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e o pleno desenvolvimento da
criança sendo ela o principal sujeito da adaptação.
OBJETIVO GERAL
Propiciar um ambiente acolhedor
e seguro onde a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades,
desagrados e sentimentos, a fim de que aconteça um pleno desenvolvimento
físico, emocional e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a individualidade
das crianças e o tempo de adaptação;
· Estabelecer vínculos
afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e
ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
· Conhecer os pais e dialogar com eles, para manter um bom
relacionamento durante o ano;
· Propiciar momentos variados
realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e avaliação
de cada aluno;
· Promover espaços/ situações
de aconchego e acolhimento.
CONTEÚDOS
·
Identidade
e autonomia: exploração do espaço;
·
Movimento:
sensações, expressividade;
·
Linguagem:
comunicação;
·
Natureza
e Sociedade: família, escola, higiene;
·
Artes
Visuais: exploração de diferentes materiais;
·
Música:
expressão oral e corporal, canto;
·
Matemática:
formas geométricas.
ESTATÉGIAS
·
Experimentar
situações de interação com a música, canções e movimentos corporais. Músicas: o
sapo lava o pé, olá amiguinho, quem mora na casa torta, lagartixa, jacaré, roda
cutia ,comer comer, se esta rua fosse
minha;
·
Decorar
o ambiente e a porta de entrada, também com painel de aniversário;
·
Passeios
aos redores do CEI;
·
Histórias
ilustrativas que chamem atenção;
·
Manusear
diversos portadores de textos ( revistas, livros de papel, plástico e pano);
·
Brincar
no espelho para que as crianças familiarizam-se com a imagem do próprio corpo:
·
Ampliar
progressivamente a destreza de deslocar-se
no espaço (rolar, sentar, engatinhar);
·
Estimular
a emissão de sons e palavras cantando músicas, imitando os personagens da
história;
·
Desenvolver
a autonomia durante brincadeiras na escolha dos brinquedos que
lhe agradam;
·
Descobrir
o mundo sonoro a sua volta;
·
Disponibilizar de músicas relaxantes com cd’s,
principalmente na hora do soninho;
·
Utilizar
o momento da troca como ferramenta de atenção e carinho;
·
Chamar
a criança sempre pelo nome sempre que se comunicar com ela;
·
Estimulação
na alimentação;
·
Brincar
de esconder;
·
Pintura
com guache e giz de cera;
·
Manter
um bom relacionamento com os pais, para que em conjunto possamos possibilitar o
maior e o melhor desenvolvimento da criança.
CRONOGRAMA:
Este tema deverá ser
trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no berçário é constante e
constante também se faz a adaptação, uma vez que a cada nova criança que entra
no CEI o tema deve ser retomado.
AVALIAÇÃO
·
Reconhece
pessoas do seu convívio;
·
Aceita
diferentes alimentos;
·
Reconhece
sua imagem no espelho;
·
Reconhece
o ambiente;
·
Demonstra
prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
·
Segue
visualmente um objeto em movimento;
·
Engatinha,
senta, rola ou anda;
·
Movimenta
a cabeça em posição deitada de costas e de ventre;
·
Reage
aos estímulos da linguagem;
·
Chora
ou ri demonstrando sentimentos;
·
Balbucia;
·
Demonstra
atenção ao ouvir alguém falando;
·
Manuseia
livros, folhando-os;
·
Explora
sons, texturas e imagens de livros;
·
Experimenta
diferentes materiais;
·
Produz
música utilizando as partes do corpo;
·
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons.
AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO
O período de adaptação é um
momento difícil para a criança e também para os pais, nós professoras
trabalhamos com paciência e amor, para tornar esse momento mais tranquilo
possível.
Nossas crianças reconhecem
pessoas do seu convívio, e também o ambiente. Reagem aos estímulos da
linguagem, demonstram atenção ao ouvir alguém falando, também aceitam
diferentes alimentos, e experimentam diversos materiais.
Uma das atividades que
demonstraram gostar mais foi ficar na frente do espelho, olhavam para sua
imagem e alguns riam, outros batiam palmas e os pés.
Neste momento nossas crianças estão todas
adaptadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário