sexta-feira, 4 de março de 2016

PROJETO: FACILITANDO A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NO BERCÁRIO I

TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: DOLARICE, ALCINEIA, JURÁRIA E JORDANA

PROBLEMA: Porque preciso socializar-me?

JUSTIFICATIVA
Com um novo ano letivo se iniciando dá-se início a uma fase delicada para nossas crianças, a separação e adaptação. São choros que lentamente se perdem no novo ambiente, pois  são muitas novidades que acontecem ao mesmo tempo, professoras, coleguinhas e um ambiente agradável propício a faixa etária de nossas crianças.
Para fazermos deste período mais agradável propiciamos  um projeto que reúne atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das professoras. Entendendo o sentido de adaptar como: “marcado por encontros e desencontros, a de adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens.” (Luciana  Wolker da Silva).
Nesse sentido consideramos importantíssima a parceria e interação com a família / escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca  de vivências e o pleno desenvolvimento da criança sendo ela o principal sujeito da adaptação.

OBJETIVO GERAL
Propiciar um ambiente acolhedor e seguro onde a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos, a fim de que aconteça um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Valorizar a individualidade das crianças e o tempo de adaptação;
·       Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·       Conhecer os  pais e dialogar com eles, para manter um bom relacionamento durante o ano;
·       Propiciar momentos variados realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças  para que sejam feitos os registros e avaliação de cada aluno;
·       Promover espaços/ situações de aconchego e acolhimento.

CONTEÚDOS
·       Identidade e autonomia: exploração do espaço;
·       Movimento: sensações, expressividade;
·       Linguagem: comunicação;
·       Natureza e Sociedade: família, escola, higiene;    
·       Artes Visuais: exploração de diferentes materiais;
·       Música: expressão oral e corporal, canto;
·       Matemática: formas geométricas.

ESTATÉGIAS
·              Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais. Músicas: o sapo lava o pé, olá amiguinho, quem mora na casa torta, lagartixa, jacaré, roda cutia ,comer  comer, se esta rua fosse minha;
·              Decorar o ambiente e a porta de entrada, também com painel de aniversário;
·              Passeios aos redores do CEI;
·              Histórias ilustrativas que chamem atenção;
·              Manusear diversos portadores de textos ( revistas, livros de papel, plástico e pano);
·              Brincar no espelho para que as crianças familiarizam-se com a imagem do próprio corpo:
·              Ampliar progressivamente a destreza  de deslocar-se no espaço (rolar, sentar, engatinhar);
·              Estimular a emissão de sons e palavras cantando músicas, imitando os personagens da história;
·              Desenvolver a autonomia  durante   brincadeiras na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·              Descobrir o mundo sonoro a sua volta;
·              Disponibilizar  de músicas relaxantes com cd’s, principalmente na hora do soninho;
·              Utilizar o momento da troca como ferramenta de atenção e carinho;
·              Chamar a criança sempre pelo nome sempre que se comunicar com ela;
·              Estimulação na alimentação;
·              Brincar de esconder;
·              Pintura com guache e giz de cera;
·              Manter um bom relacionamento com os pais, para que em conjunto possamos possibilitar o maior e o melhor desenvolvimento da criança.

CRONOGRAMA:
Este tema deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no berçário é constante e constante também se faz a adaptação, uma vez que a cada nova criança que entra no CEI o tema deve ser retomado.

AVALIAÇÃO
·        Reconhece pessoas do seu convívio;
·        Aceita diferentes alimentos;
·        Reconhece sua imagem no espelho;
·        Reconhece o ambiente;
·        Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
·        Segue visualmente um objeto em movimento;
·        Engatinha, senta, rola ou anda;
·        Movimenta a cabeça em posição deitada de costas e de ventre;
·        Reage aos estímulos da linguagem;
·        Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·        Balbucia;
·        Demonstra atenção ao ouvir alguém falando;
·        Manuseia livros, folhando-os;
·        Explora sons, texturas e imagens de livros;
·        Experimenta diferentes materiais;
·        Produz música utilizando as partes do corpo;
·        Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.


AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO
O período de adaptação é um momento difícil para a criança e também para os pais, nós professoras trabalhamos com paciência e amor, para tornar esse momento mais tranquilo possível.
Nossas crianças reconhecem pessoas do seu convívio, e também o ambiente. Reagem aos estímulos da linguagem, demonstram atenção ao ouvir alguém falando, também aceitam diferentes alimentos, e experimentam diversos materiais.
Uma das atividades que demonstraram gostar mais foi ficar na frente do espelho, olhavam para sua imagem e alguns riam, outros batiam palmas e os pés.

 Neste momento nossas crianças estão todas adaptadas.



















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