TURMA: BERÇÁRIO
I A
PROFESSORAS:
DENISE, TÂNIA, SUZANA E MAIARA B.
2
– PROBLEMA: Como trabalhar com bebês de 4 meses à um ano e fazer uma adaptação tranquila?
3
– JUSTIFICATIVA: Crianças inseguras, pais angustiados e sofrimento diante da
separação iminente. Esse não precisa ser o retrato do início dos pequenos na
creche. É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila
e saudável para os bebês e sua família. E para fazermos desse período o mais
agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades
interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação,
amor, carinho e paciência por parte das professoras, sendo muito importante o
entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos
desafios.
Marcado por encontros e desencontros, a
adaptação escolar é o momento em que a criança
e seus familiares passam a criar com o CEI relações afetivas destinadas
a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens;
como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na creche tende a gerar
ansiedade. Assim é importante que esse período se organize de forma gradual,
com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos para que
esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos( Luciana
Wolker da Silva) .
Nesse
sentido, consideramos importante a parceria e a interação da família para que
haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno
desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
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– OBJETIVO GERAL: Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para a criança,
possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
5
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Proporcionar
a familiarização das crianças com: as professoras, funcionários, outras
crianças, com os espaços e ambientes, com a rotina;
·
Proporcionar
a familiarização das professoras com: as crianças, seus familiares e
responsáveis;
- Promover a
percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço:
- Observar
que a separação da família aconteça com tranquilidade por uma parte do
dia:
- Garantir
e situar as crianças quanto ao momento de retorno para junto aos seus
familiares (responsáveis).
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– CONTEÚDOS:
Identidade
e autonomia:
Integração,
socialização;
Comunicação;
Afetividade
(vínculo);
Autoestima.
Música:
Explorar
diferentes sons, canções e gestos.
Movimento:
Exploração de diferentes posturas corporais e
agilidade.
Artes
Visuais:
Observação
e identificação de imagens diversas, a sua imagem no espelho.
Linguagem
oral:
Estimulação da fala, sons e balbucios.
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– METODOLOGIA:
- Nesta
etapa, devemos apostar numa relação pessoal com o bebê, fazendo gestos na
comunicação corporal. Como sugestão, brincar de: cosquinhas, carícias,
pegar, esconde-esconde, canções, etc. Dar a oportunidade para que eles
comecem também a manejar o material da sala de convívio, com brinquedos
musicais, bolas, bichinhos e livrinhos, etc. aproveitar esses momentos para
observar seu comportamento;
- Na hora da
refeição, descanso e trocas não se convertam em algo rotineiro, dado que
são momentos importantes para estabelecer uma comunicação individual (evitar
pressas, nervosismo, etc.);
- Aproveitar
os momentos de troca para conversar com eles, cantar, nomear as partes do
corpo ao mesmo tempo em que as tocar;
- O descanso
deve ser um momento de relaxamento e tranquilidade com músicas e canções
suaves;
- Canções
variadas;
- Batucar,
bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração,
expressão de sons e silêncio com a voz e materiais diversos;
- Participação
em situações que integram música, movimento e canção;
- Perceber,
imitar e produzir sons utilizando diversos materiais;
- Equilíbrio
e coordenação;
- Arrastar-se;
- Engatinhar;
- Rolar;
- Conhecer o
próprio corpo.
8
– CRONOGRAMA:
Esse
projeto tem início no mês de janeiro até o mês de fevereiro ( 30 dias
aproximadamente ) e no decorrer do ano assim que recebemos crianças novas
voltaremos a desenvolver as mesmas atividades.
9
– AVALIAÇÃO:
Será
realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do
projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas,
considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Nosso foco na
fase de adaptação é a observação. Avaliaremos individualmente cada criança
através da observação e com registros diários (registro escrito e fotográfico)
e durante o período de adaptação de cada criança faremos um acompanhamento para
informar aos familiares através de conversas diárias e atividades trabalhadas.
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