quinta-feira, 3 de março de 2016

PROJETO: ADAPTAÇÃO COM MUITA ALEGRIA E DIVERSÃO


TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: DENISE, TÂNIA, SUZANA E MAIARA B.


2 – PROBLEMA: Como trabalhar com bebês de 4 meses à um ano e fazer uma adaptação tranquila?

3 – JUSTIFICATIVA: Crianças inseguras, pais angustiados e sofrimento diante da separação iminente. Esse não precisa ser o retrato do início dos pequenos na creche. É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês e sua família. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das professoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.
 Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança  e seus familiares passam a criar com o CEI relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que  estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens; como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na creche tende a gerar ansiedade. Assim é importante que esse período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos( Luciana Wolker da Silva) .
       
Nesse sentido, consideramos importante a parceria e a interação da família para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.

4 – OBJETIVO GERAL: Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;

5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Proporcionar a familiarização das crianças com: as professoras, funcionários, outras crianças, com os espaços e ambientes, com a rotina;
·         Proporcionar a familiarização das professoras com: as crianças, seus familiares e responsáveis;
  • Promover a percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço:
  • Observar que a separação da família aconteça com tranquilidade por uma parte do dia:
  • Garantir e situar as crianças quanto ao momento de retorno para junto aos seus familiares (responsáveis).

6 – CONTEÚDOS:

Identidade e autonomia:
Integração, socialização;
Comunicação;
Afetividade (vínculo);
Autoestima.

Música:
Explorar diferentes sons, canções e gestos.

Movimento:
 Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade.

Artes Visuais:
Observação e identificação de imagens diversas, a sua imagem no espelho.

Linguagem oral:
 Estimulação da fala, sons e balbucios.

7 – METODOLOGIA:
  • Nesta etapa, devemos apostar numa relação pessoal com o bebê, fazendo gestos na comunicação corporal. Como sugestão, brincar de: cosquinhas, carícias, pegar, esconde-esconde, canções, etc. Dar a oportunidade para que eles comecem também a manejar o material da sala de convívio, com brinquedos musicais, bolas, bichinhos e livrinhos, etc. aproveitar esses momentos para observar seu comportamento;
  • Na hora da refeição, descanso e trocas não se convertam em algo rotineiro, dado que são momentos importantes para estabelecer uma comunicação individual (evitar pressas, nervosismo, etc.);
  • Aproveitar os momentos de troca para conversar com eles, cantar, nomear as partes do corpo ao mesmo tempo em que as tocar;
  • O descanso deve ser um momento de relaxamento e tranquilidade com músicas e canções suaves;
  • Canções variadas;
  • Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
  • Exploração, expressão de sons e silêncio com a voz e materiais diversos;
  • Participação em situações que integram música, movimento e canção;
  • Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais;
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Arrastar-se;
  • Engatinhar;
  • Rolar;
  • Conhecer o próprio corpo.

8 – CRONOGRAMA:
     
Esse projeto tem início no mês de janeiro até o mês de fevereiro ( 30 dias aproximadamente ) e no decorrer do ano assim que recebemos crianças novas voltaremos a desenvolver as mesmas atividades.

9 – AVALIAÇÃO:
   

Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Nosso foco na fase de adaptação é a observação. Avaliaremos individualmente cada criança através da observação e com registros diários (registro escrito e fotográfico) e durante o período de adaptação de cada criança faremos um acompanhamento para informar aos familiares através de conversas diárias e atividades trabalhadas.






















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