PROJETO: DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: DIONEI RANGHETTI
PROBLEMA:
Como desenvolver as capacidades motoras nas crianças de 4 a 6 anos?
JUSTIFICATIVA: A Educação Física na
Pré-Escola deve possibilitar às crianças uma maior integração com o mundo em
que vivem, possibilitando o desenvolvimento da cultura corporal através de
movimentos que ampliem suas experiências, respeitando suas características e
necessidades.
Encontramos
reforço nos RCNEI quando afirma que "As instituições de educação infantil
devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam
protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer
desafios” (1998, p. 15).
Segundo
Plano Municipal da Educação de Massaranduba a “Educação Física tem por objetivo
valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio de atividades próprias
da cultura infantil a fim de desenvolver habilidades físico-motoras,
percepto-cognitivas e socioafetivas”.
Portanto
a Educação Física trabalha com todo o corpo e principalmente na Pré-Escola tem
uma função importante no desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio,
da postura adequada, conhecer, valorizar e respeitar o ambiente e
principalmente os seus limites enquanto aluno e de seus colegas.
OBJETIVO
GERAL: Propiciar aos alunos atividades lúdicas a fim de desenvolver as
capacidades motoras com crianças de 4 a 6 anos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Observar que existem diferenças entre capacidade motora e habilidade motora.
- Proporcionar atividades para desenvolver as capacidades físico-motoras, percepto-cognitivas e socioafetivas.
·
Locomoção:
Correr, saltar, pular, rolar, rastejar, galopar, marchar.
·
Manipulação:
Alongar, chutar, receber, pegar, arremessar, lançar, rebater, rolar objetos.
·
Equilíbrio:
Equilibrar-se sobre a corda, equilibrar-se num pé só, andar de olhos fechados,
equilibrar materiais no corpo.
·
Expressão
e comunicação: Expressão facial, corporal, fala correta, tom de voz,
emotividade, criatividade, adaptação, postura e aparência.
·
Atividades com bolas: quicar com uma e duas mãos,
lançar, arremessar para o alto, etc;
·
Com arcos: girar na cintura, no braço, pescoço,
arremessando para acertar o colega e variações;
·
Com cordas: pular corda para frente, para traz,
andar sobre a corda, salto em distância, salto em altura;
·
Brincadeiras de pegar: pega pega, pega corrente,
pega congela, pega lobo e variações;
·
Brincadeiras em grupo: ovo choco, coelhinho sai da
toca, imitar animais, jogo de futebol, caminhadas, dança da cadeira,
amarelinha, a serpente, mata soldado, cabo de guerra;
·
Estratégias para alcançar os objetivos acima,
montar circuitos com arcos, cones, bola e cordas explorando os mais diversos
campos das habilidades motoras das crianças, também trabalhar com os materiais
separados.
AVALIAÇÃO:
Será
observado o desenvolvimento de cada criança diante os critérios de avaliação
propostos para a educação física no Plano Municipal de Educação de
Massaranduba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário