segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA


PROJETO: DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: DIONEI RANGHETTI 

PROBLEMA: Como desenvolver as capacidades motoras nas crianças de 4 a 6 anos?

JUSTIFICATIVA: A Educação Física na Pré-Escola deve possibilitar às crianças uma maior integração com o mundo em que vivem, possibilitando o desenvolvimento da cultura corporal através de movimentos que ampliem suas experiências, respeitando suas características e necessidades. 

Encontramos reforço nos RCNEI quando afirma que "As instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios” (1998, p. 15). 

Segundo Plano Municipal da Educação de Massaranduba a “Educação Física tem por objetivo valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio de atividades próprias da cultura infantil a fim de desenvolver habilidades físico-motoras, percepto-cognitivas e socioafetivas”.  

Portanto a Educação Física trabalha com todo o corpo e principalmente na Pré-Escola tem uma função importante no desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da postura adequada, conhecer, valorizar e respeitar o ambiente e principalmente os seus limites enquanto aluno e de seus colegas.


OBJETIVO GERAL: Propiciar aos alunos atividades lúdicas a fim de desenvolver as capacidades motoras com crianças de 4 a 6 anos.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Observar que existem diferenças entre capacidade motora e habilidade motora.
  • Proporcionar atividades para desenvolver as capacidades físico-motoras, percepto-cognitivas e socioafetivas.

 CONTEÚDOS:
·        Locomoção: Correr, saltar, pular, rolar, rastejar, galopar, marchar.
·        Manipulação: Alongar, chutar, receber, pegar, arremessar, lançar, rebater, rolar objetos.
·        Equilíbrio: Equilibrar-se sobre a corda, equilibrar-se num pé só, andar de olhos fechados, equilibrar materiais no corpo.
·        Expressão e comunicação: Expressão facial, corporal, fala correta, tom de voz, emotividade, criatividade, adaptação, postura e aparência.

 METODOLOGIA:
·        Atividades com bolas: quicar com uma e duas mãos, lançar, arremessar para o alto, etc;
·        Com arcos: girar na cintura, no braço, pescoço, arremessando para acertar o colega e variações;
·        Com cordas: pular corda para frente, para traz, andar sobre a corda, salto em distância, salto em altura;
·        Brincadeiras de pegar: pega pega, pega corrente, pega congela, pega lobo e variações;
·        Brincadeiras em grupo: ovo choco, coelhinho sai da toca, imitar animais, jogo de futebol, caminhadas, dança da cadeira, amarelinha, a serpente, mata soldado, cabo de guerra;
·        Estratégias para alcançar os objetivos acima, montar circuitos com arcos, cones, bola e cordas explorando os mais diversos campos das habilidades motoras das crianças, também trabalhar com os materiais separados.


AVALIAÇÃO:

Será observado o desenvolvimento de cada criança diante os critérios de avaliação propostos para a educação física no Plano Municipal de Educação de Massaranduba.
 














 
 

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