Título:Conhecendo a identidade de cada um
Turma: Maternal II B
Professoras: Andreia J. Kátia e Maura Rozana
Problema:Quem sou eu?
Justificativa:
A questão da identidade é um conceito que vai fundo, trazendo a subjetividade da criança à tona. O contexto da autonomia que esta diretamente ligada à identidade, busca a independência da criança dentro de seu dia-a-dia, contextualizado nas vivências do grupo. A identidade e autonomia é caracterizada pela capacidade da criança conhecer, desenvolver e utilizar seus recursos pessoais para lidar com o mundo e com as diferentes situações de vida. Conforme Gayotto (1992), “Ao observar sua história e compará-la com a dos outros amigos, gradativamente, cada criança passa a perceber-se como ser único, diferenciando-se dos demais, pois a identidade é o reconhecimento de si mesmo”.
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida.
Objetivo geral
- Conhecer a identidade da criança, por meio das relações sociais, afetivas, cognitivas e pessoais, a fim de valorizar a origem de cada um.
Objetivos Específicos
- Resgatar a história de vida da criança,tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
- Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos utilizando seus argumentos para desenvolver a sua autonomia;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Explorar o fazer artístico utilizando materiais variados;
- Buscar a participação familiar na construção da identidade;
-Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente;
- Cantar e interpretar músicas;
-Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
- Executar atitudes de respeito às regras e ao grupo no qual esta inserida: família, escola, comunidade;
- Utilizar comparação a fim de desenvolver noções simples deste conceito;
- Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
Conteúdos
- Eu e o outro; (identidade e autonomia)
- Nome;(identidade e autonomia)
- Comunicação e expressão: corporal, verbal e escrita; (identidade e autonomia)
- Família; (identidade e autonomia, natureza e sociedade)
- Fazer artístico; (artes visuais)
- Leitura e releitura de obras de arte; (artes visuais)
- Cantar; (música)
- Expressão oral e corporal; (música)
- Linguagem oral, escrita, corporal; (linguagem)
- Comunicação; (linguagem)
- Comparação;(matemática)
- Corpo humano; (corpo e movimento)
Metodologia
- Realizar uma roda de conversas com as crianças abordando que todos somos diferentes e que temos uma família e uma história de vida;
- Instigar a curiosidade das crianças para o assunto através de histórias;
- Enviar uma entrevista para os pais ou responsáveis, conhecendo a visão dos pais sobre seus filhos e um pouco de sua história;
- Realizar ilustração do corpo de cada um usando papel Kraft com cada aluno em tamanho natural;
- Fazer comparação dos tamanhos de cada um;
- Observação de imagens e de obras de arte: a partir da obra “Os operários” de Tarsila do Amaral fizemos uma montagem com as fotos das crianças da turma a fim de fazer com que elas se identifiquem na imagem;
- Enviar estes desenhos para casa com a seguinte tarefa: construir uma roupa para ilustração utilizando diferentes materiais, como: tecido, papeis coloridos, jornal, etc.;
- Desenho: quem sou eu? (a criança desenhará sua própria imagem em folha de papel sulfite).
- Música: Eu sou diferente de você; (Xuxa)
- Arvore genealógica da família: colagem com bolinhas de papel e raspas de lápis;
- DVD: Miss Spider que demonstra uma vida em família;
- Livro: Minha história (este livro será confeccionado com atividades que as crianças desenvolverão no decorrer do projeto: pintura com guache das mãos e pés, recorte e colagem, etc.);
- Identificação de imagens através de fotos;
- Texto para os pais salientando sobre a importância da participação da família na construção da aprendizagem da criança;
- Conversar com as crianças que assim como em casa eles possuíam uma família aqui no CEI eles também fazem parte de um grupo que é a nossa sala do maternal. Assim como eles possuem um nome também elegeremos um nome para o nosso grupo, construindo assim a identidade da turma;
Avaliação
- Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
- Reconhece sua imagem no espelho;
- Reconhece seus colegas de sala e professores;
- Brinca com outras crianças;
- Reconhece o ambiente;
- Respeita o seu trabalho e dos colegas;
- Identifica imagens;
- Fala sobre as imagens que vê;
- Rabisca;
- Demonstra avanço no processo de rabiscação;
- Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais;
- Demonstra prazer em ouvir sons;
- Imita sons palavras e frases;
- Nomeia e identifica projetos;
- Responde as perguntas dirigidas;
- Reconhece som do seu próprio nome;
- Presta atenção ao ouvir alguém falando;
- Demonstra compreensão do uso de novas palavras (amplia vocabulário);
- Desenha e fala sobre o que desenhou;
- Reconhece papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
- Participa das diferentes tradições culturais;
- Demonstra noções de comparação entre o grande e o pequeno;
- Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Referência Bibliográfica
GAYOTTO. Maria Lenor Cunha. et al. Creches: Desafios e contradições da criação da criança pequena. São Paulo: Editora Ícone, 1992.
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