TÍTULO: Espelho,
espelho meu... Conte tudo sobre mim.
TURMA: JARDIM C
PROFESSORA: CHEILA
MAREZANI
AUXILIARES DE SALA:
CARLA FRAGUNDES E JANICE PARISI
PROBLEMA: Quem sou eu?
JUSTIFICATIVA:
Um projeto que estimule o autoconhecimento da criança se faz necessário
em todas as etapas do seu desenvolvimento. É nos primeiros anos da educação infantil que a criança inicia o
processo de percepção de seu corpo, compreende que tem um nome. O progressivo
conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas refere-se a construção
de sua identidade da autonomia. Devemos
trabalhar a construção da identidade para que as crianças pequenas consigam
identificarem-se como seres únicos, com corpo, hábitos, preferências e costumes
diferentes. Durante esse processo de
conhecimento é importante levar em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e
as pessoas com quem convivem.
OBJETIVO GERAL: Incentivar o conhecimento de si
próprio e de seu corpo de forma lúdica, a fim de reconhecer-se como ser único
possibilitando a construção de sua identidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Interessar-se
pelo cuidado com o corpo humano, executando ações simples relacionadas à saúde,
higiene e segurança;
·
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Reconhecer
e nomear as partes do corpo;
·
Realizar
diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas e
rabiscações;
·
Compreender
a estrutura do corpo humano, representando através do desenho um corpo semiestruturado;
·
Apreciar
e conhecer diferentes manifestações culturais;
·
Cantar
e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou com outra criança;
·
Relatar
experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causa;
·
Estabelecer
contato com a linguagem escrita (literatura infantil, revistas, jornais,
bilhetes, fixas com nomes, músicas, poesias, parlendas), a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
·
Interessar-se
pela escrita ainda que não de forma convencional;
·
Conhecer
a escrita do próprio nome;
·
Identificar
seu nome em diversas situações do cotidiano;
·
Aprender
a conviver com as diferenças, respeitando-as em seus aspectos: físicos, sociais e culturais;
·
Participar
de atividades que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de
outros grupos;
·
Utilizar
a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a
necessidade;
·
Utilizar
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos;
·
Desenvolver
noções de comprimento;
·
Brincar
com os números em diversos contextos que se encontram para sim reconhece-los.
CONTEÚDOS:
·
Cuidado
com o corpo; comunicação e expressão: oral, corporal e escrita; iniciativa para
fazer escolhas (identidade e autonomia);
·
Produção
de marcas gráficas; corpo humano; manifestações culturais ( artes visuais);
·
Memória
musical (música);
·
Comunicação;
relato narrativo; noções de letramento; contato com a leitura e escrita;
reconhecimento de seu nome escrito ( linguagem);
·
Tradições
e diversidades físicas e socioculturais (
natureza e sociedade);
·
Contagem
oral; comparação; classificação; seriação; grandezas e medidas; número (matemática).
METODOLOGIA
·
Dinâmica
da caixa com espelho. Organizar as crianças em roda, enfeitar uma caixa de
sapato e colocar um espelho dentro. A caixa deverá passar na mão de casa
criança, onde cada um deverá abri-la, observar que tesouro tem lá dentro, sem
falar para o amigo ao lado;
·
Enviar
uma entrevista para os pais ou responsáveis, para saber a história do nome.
Após o retorno das entrevistas socializar em roda de conversa um pouco da
história de cada criança;
·
Contar
histórias: Como é bonito o pé do Igor, O cabelo de Lelê, Gabriel tem 99 centímetros; o patinho feio,
Nerina a ovelha negra.
·
Contar
a história sobre a boneca “Abayoni”, e confeccionar uma boneca com restos de
tecidos;
·
Fazer
uma chamadinha com o nome e foto/desenho da criança;
·
Fazer
um gráfico com a altura, cor dos olhos e outras características das crianças;
·
Cantar músicas que falam sobre o corpo,
(cabeça, ombro joelho e pé, boneca de lata, sacudir o esqueleto, mexo meu
corpo);
·
Solicitar
a participação das famílias na confecção
de bonecas e bonecos de pano representando diferentes etnias. Sabemos que
algumas mães são costureiras, iremos pedir para elas costurarem bonecos de
pano. As demais famílias irão participar
confeccionando cabelo, rosto e roupas de menino e de menina.
·
Confeccionar
bonecos com papelão, e o rosto de
madeira;
·
Confeccionar
um jogo chamado: “corrida da diversidade”. A criança jogará o dado, se cair na
foto de algum amiguinho a criança deverá responder algumas perguntas como, por
exemplo, a cor dos olhos, do cabelo etc...;
·
Em
uma caixa de areia ou no parque fazer com o dedo ou com galhos de árvores a
primeira letra do nome;
·
Possibilitar
o conhecimento de alguns órgãos do corpo humano, através do corpo humano
existente no CEI;
·
Fazer
um corpo humano com materiais recicláveis;
·
Observar
a imagem de um esqueleto, falar sobre os ossos, posteriormente desenhar a mão
de cada criança e representar os ossos com palitos de fósforo.
·
Colar
a foto do corpo da criança e ela desenhar a cabeça;
·
Colara
a foto da cabeça e ela desenhar o corpo.
·
Confeccionar
um quebra cabeça do rosto com caixas pequenas/ou pedaços de madeira;
·
Procurar
e recortar a primeira letra do nome;
·
Desenhar
o contorno do corpo das crianças, colar na cabeça a foto do rosto e pintar o restante
com tinta guache;
·
Procurar
em revistas e recortar pessoas de
diferentes cores de pele, pessoas com cabelo comprido, curto;
AVALIAÇÃO:
·
Expressa
satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os
dentes, usar o vaso sanitário);
·
Comunica
ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·
Reconhece
e nomeia partes do corpo;
·
Demonstra
avanços no processo de rabiscação (formas e construção corporal);
·
Apresenta
desenho do corpo humano com estruturas principais;
·
Aprecia
e conhece diferentes manifestações culturais;
·
Memoriza
canções produzindo parte delas;
·
Responde
a perguntas dirigidas;
·
Relata
fatos e experiências em sequência de tempo e causa;
·
Reconhece
a função social da escrita e algumas noções de letramento;
·
Lê
deferentes textos ainda que não seja de forma convencional (placas, símbolos,
músicas, rótulos);
·
Reconhece
o nome escrito, identificando-o nas
diversas situações do cotidiano;
·
Aceita
e respeita a diversidade;
·
Participa
das diferentes tradições culturais;
·
Realiza
contagem oral;
·
Brinca
de contar;
·
Realiza
comparações em diferentes contextos;
·
Demonstra
noções de classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor,
forma, espessura, textura);
·
Demonstra
noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e
formas);
·
Brinca
com os números utilizando-os em diversos contextos de brincadeira.
Durante o projeto as
crianças puderam perceber a diferença existente entre elas como altura, cor dos
cabelos, olhos e pele. Algumas famílias participaram na confecção do corpo
de bonecos(as) de pano, outras, confeccionaram as roupas, cabelo e rosto. Através desta atividade ao brincar com os
bonecos(as) as crianças conversam entre si relatando naturalmente as diferenças
que percebiam nos bonecos (as), algumas falavam que o cabelo da boneca era
igual ao seu, outras comparavam o tamanho das bonecas(os). Vale ressaltar que
esta atividade foi incorporada ao PCE da instituição intitulado: Do jeito que a
gente é. No início do projeto apenas uma criança demonstrava compreender um
pouco a estrutura do corpo humano representando-o através de um desenho
semiestruturado. No decorrer das atividades que estimulavam compreender a estrutura do corpo, percebemos o
desenvolvimento e avanços no processo de rabiscação de cada criança. Em roda de
conversa falamos sobre a história do nome de cada criança, depois
confeccionamos uma chamadinha com nome e foto. Algumas reconhecem seu nome na
hora de fixar no painel, para conseguirem identificarem os nomes algumas
utilizam-se de pequenas estratégias como observar o acento que tem no nome como
por exemplo Vitória, a criança aponta com o dedo para o acento que contem no
nome e diz: “esse é meu nome porque tem esse risco aqui”, outras porque tem
dois nomes, e algumas sabem a primeira letra do nome e dizem que escrevem em casa, uma criança relatou que sabe porque está
escrito na porta do quarto dela. E assim de maneira natural respeitando o ritmo
de cada criança iremos continuar durante todo o ano oferecendo oportunidades
para a construção da identidade e autonomia, pois, este é um processo que
perdura ao longo da vida das nossas
crianças.
CRONOGRAMA:
04/03/19 A 26/04/19 SERÁ
INTERCALADO COM O TEMA PÁSCOA E
OUTRAS ATIVIDADES SE HOUVER NECESSIDADE.
EXCELENTE TRABALHO. ÓTIMAS SUGESTÕES.
ResponderExcluir