quarta-feira, 13 de março de 2019

PROJETO ADAPTAÇÃO, INICIANDO UMA NOVA FASE COM OS BEBÊS


ADAPTAÇÃO: INICIANDO UMA NOVA FASE NA VIDA DOS BEBÊS!!!!
TURMA: BERÇÁRIO I A MATUTINO
PROFESSORA: VALMIRA
AUXILIAR DE SALA: CLÁUDIA

Problema:
 De que maneira realizar momentos de prazer onde a ausência dos familiares seja amenizada proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para os bebês?
Justificativa:
Os primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia medo e duvidas em pais professores e crianças. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao ambiente do CEI , planejando atividades que garantam uma inserção gradativa envolvendo todos  em ambiente acolhedor. Criar um ambiente saudável onde a criança ira permanecer por varias horas longe dos seus familiares, ambiente este que devera suprir a dependência tanto física quanto emocional.
            Desta forma a criança inicia suas experiências com o mundo físico e social, obrigatoriamente estabelece interação com o grupo de pessoas para sobreviver e se desenvolver.
Objetivo Geral:
Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre as crianças, professoras, instituição e familiares a fim de que todos possam conhecer e viver novas experiências, expressando seus sentimentos e emoções livremente.

Objetivos específicos:
·         Promover confiança no ambiente da instituição vivenciando um processo de adaptação;
·         Brincar com as demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e socializar se;
·         Manipular diferentes objetos e matérias explorando características e possibilidades de manuseio;
·         Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.
·         Estimular a troca de informações entre o professor e os pais;
·         Proporcionar o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo do bebê de maneira harmônica;
Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Eu e o outro, adaptação, família.
Movimento: Coordenação motora corpo e sensações.
Linguagem: Comunicação, linguagem oral e corporal.
Artes Visuais: Exploração de diferentes tipos de materiais.
Música: Expressão oral e corporal, ritmos e gêneros musicais.
Natureza e Sociedade:  Família.
Metodologia:
·         Cantar fazer gestos, dançar utilizando recursos como rádio, cds Etc...
·         Sentar no chão e participar das brincadeiras.
·         Manusear objetos coloridos e sonoros para chamar a atenção.
·         Evitar ao máximo que as crianças chorem, deixando as mais tranquilas possíveis no ambiente que se encontram.
·         Alimentação e higiene adequadamente sempre buscando o bem estar enquanto permanecem no CEI.
·         Sempre que possível levar as crianças em outros ambientes, salas corredores e solário.
·         Dar banho sempre que necessário possibilitando um contato maior com a criança e proporcionado prazer e descontração nestes momentos.
·         Cuidar com muito afeto e carinho para que elas sintam se amadas e protegidas.
·         Confecção de lembranças.
·         Confecção de mural para enfeite da sala onde se torne um ambiente aconchegante.
·         Utilizar os rolos e bola de pilates para estimulação;
·         Explorar espaços como grama, areia e brita.
·         Estimulação em frente ao espelho.
·         Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
  • Bolinhas de sabão;

Cronograma:
Janeiro e fevereiro (sempre que houver necessidade o projeto será retomado, de acordo com o fluxo de novas crianças na turma.)
Avaliação:
·         Reconhecer pessoas do seu convívio.
·         Manifestar confiança no ambiente da instituição.
·         Movimentar se ao ouvir diferentes sons.
·         Demostra prazer em ouvir sons.
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
·         Manipula brinquedos.
·         Reconhece sua imagem no espelho.















Nenhum comentário:

Postar um comentário