ADAPTAÇÃO: INICIANDO UMA NOVA FASE NA VIDA DOS
BEBÊS!!!!
TURMA: BERÇÁRIO I A MATUTINO
PROFESSORA: VALMIRA
AUXILIAR DE SALA: CLÁUDIA
Problema:
De que maneira realizar momentos de prazer
onde a ausência dos familiares seja amenizada proporcionando um ambiente seguro
e acolhedor para os bebês?
Justificativa:
Os
primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia medo
e duvidas em pais professores e crianças. Considerando esse momento muito
importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do
ambiente familiar ao ambiente do CEI , planejando atividades que garantam uma
inserção gradativa envolvendo todos em
ambiente acolhedor. Criar um ambiente saudável onde a criança ira permanecer
por varias horas longe dos seus familiares, ambiente este que devera suprir a
dependência tanto física quanto emocional.
Desta forma a criança inicia suas
experiências com o mundo físico e social, obrigatoriamente estabelece interação
com o grupo de pessoas para sobreviver e se desenvolver.
Objetivo
Geral:
Oferecer
tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de
conhecimento e construção de vínculos afetivos entre as crianças, professoras,
instituição e familiares a fim de que todos possam conhecer e viver novas
experiências, expressando seus sentimentos e emoções livremente.
Objetivos
específicos:
·
Promover
confiança no ambiente da instituição vivenciando um processo de adaptação;
·
Brincar com as
demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e socializar se;
·
Manipular
diferentes objetos e matérias explorando características e possibilidades de
manuseio;
·
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto
ou com outra criança.
·
Estimular a troca
de informações entre o professor e os pais;
·
Proporcionar o
desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo do bebê de maneira
harmônica;
Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Eu e o outro, adaptação,
família.
Movimento: Coordenação motora corpo e
sensações.
Linguagem: Comunicação, linguagem oral e
corporal.
Artes Visuais: Exploração de diferentes tipos
de materiais.
Música: Expressão oral e corporal, ritmos e
gêneros musicais.
Natureza e Sociedade: Família.
Metodologia:
·
Cantar fazer gestos,
dançar utilizando recursos como rádio, cds Etc...
·
Sentar no chão e
participar das brincadeiras.
·
Manusear objetos
coloridos e sonoros para chamar a atenção.
·
Evitar ao máximo
que as crianças chorem, deixando as mais tranquilas possíveis no ambiente que
se encontram.
·
Alimentação e
higiene adequadamente sempre buscando o bem estar enquanto permanecem no CEI.
·
Sempre que
possível levar as crianças em outros ambientes, salas corredores e solário.
·
Dar banho sempre
que necessário possibilitando um contato maior com a criança e proporcionado
prazer e descontração nestes momentos.
·
Cuidar com muito
afeto e carinho para que elas sintam se amadas e protegidas.
·
Confecção de
lembranças.
·
Confecção de
mural para enfeite da sala onde se torne um ambiente aconchegante.
·
Utilizar os rolos
e bola de pilates para estimulação;
·
Explorar espaços
como grama, areia e brita.
·
Estimulação em frente ao espelho.
·
Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- Bolinhas
de sabão;
Cronograma:
Janeiro e
fevereiro (sempre que houver necessidade o projeto será retomado, de acordo com
o fluxo de novas crianças na turma.)
Avaliação:
·
Reconhecer
pessoas do seu convívio.
·
Manifestar
confiança no ambiente da instituição.
·
Movimentar se ao
ouvir diferentes sons.
·
Demostra prazer
em ouvir sons.
·
Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
·
Manipula
brinquedos.
·
Reconhece sua
imagem no espelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário