terça-feira, 7 de agosto de 2018

CRIANÇAS E O PROTAGONISMO


TURMAS DO CEI IVETE S. SCHMITT REALIZAM ATIVIDADES ENFATIZANDO O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS

Um dos objetivos do Projeto Criativo Ecoformador é que a criança desenvolva seu protagonismo. Durante a realização de atividades nas diferentes turmas do CEI, as professoras vêm proporcionando momentos em que as crianças demonstram seu protagonismo, recolhendo elementos da natureza, escolhendo e dando sua opinião construindo suas produções. Estas são algumas das atividades desenvolvidas no CEI, sendo que há mais turmasque também estão desenvolvendo diferentes atividades.

Na sala do Maternal II A, o projeto é “Chapeuzinho vermelho” e ao produzir um lobo as crianças escolheram a cor e elementos como folhas, casca de ovo para colar no lobo.

As professoras do Maternal I estão desenvolvendo projeto sobre as cores, estão trabalhando a história do Gato xadrez. Usando materiais recicláveis e elementos da natureza cada criança construiu seu gato.

Já no Maternal II B as crianças coletaram elementos da natureza e formaram um quadro com estes elementos, explorando também as produções artísticas que cada um pode fazer.

As professoras do Berçário II estão trabalhando os sentidos e as sensações e levaram as crianças para conhecerem a horta e canteiro do chá e puderam tocar as hortaliças e sentir os diferentes aromas dos chás.

No Jardim A surgiu curiosidade das crianças sobre os peixes e as professoras desenvolveram projeto sobre este interesse das crianças. Durante as atividades também utilizaram diferentes espaços, elementos da natureza, aula passeio pesquisas sobre diferentes peixes para desenvolver o projeto.

A turma do Jardim B, que está trabalhando com as cores, levaram as crianças até a horta para observar diferentes cores da natureza como as folhas, a terra, elementos da natureza que estão no bosque do CEI. Momentos em que as crianças observam, fazem seus comentários, expões suas opiniões utilizando os espaços e a natureza para conhecerem diferentes cores.

“Pensar no espaço para a criança pequena significa colocá-la como protagonista do processo educativo, como um sujeito de direitos e de desejos, que se apropria e constrói cultura.” (BARROS; RAIZER; SINGULANI, 2017, p. 01).












































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