sexta-feira, 27 de abril de 2018

PROJETO: MINHAS MÃOS



TURMA: MATERNAL I
PROFESSORA: CHEILA MAREZANI
AUXILIARES DE SALA: CARLA FRAGUNDES E SIMONE RANGHETTI

PROBLEMAComo desenvolver a coordenação motora fina nas crianças do maternal I?

JUSTIFICATIVA: Durante o período correspondente ao processo de adaptação no novo ambiente, observou-se a necessidade de trabalhar algumas habilidades motoras com as crianças do maternal I.  Sabemos que nesta idade é importante estimular a independência das crianças para que consigam se alimentar,  escovar os dentes, lavar as mãos e até calçar chinelos. Mas, para que as crianças consigam realizar tais atividades, faz-se necessário primeiramente estimular sua coordenação motora fina, para que gradativamente adquiramhabilidades motoras para realizarem ações simples do dia-a-dia.(Segundo Marinho 2017) a coordenação motora fina envolve o uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas, escrever, desenhar, coordenar principalmente os movimentos das mãos e dos olhos. Esta é uma habilidade que se desenvolve bastante na primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos).  Sabendo que a coordenação motora fina é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés; serão propostas várias atividades lúdicas que contribuirão para o desenvolvimento e fortalecimento motor, do raciocínio, da visão, associação e atenção. As atividades também irão contribuir para que em um futuro próximo as crianças adquiram habilidades em açõescomo  recortar, pintar, fazer desenhos e sem dúvida escrever. Utilizaremos algumas atividades baseadas no método de Maria Montessori, pois de acordo com(Pereira),  Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato.

OBJETIVO GERAL:Explorar diversos movimentos manuais a fim de ampliar gradualmente o desenvolvimento das habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina em situações do dia a dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Interessar-se pelo cuidado com o corpo humano, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
·        Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de aprender a comer sozinho;
·        Manipular diferentes materiais e objetos, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Realizar modelagens com diferentes materiais;
·        Participara de brincadeiras musicais;
·        Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
·        Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·        Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe, cheio, vazio);
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e pinça para desenvolver a coordenação motora fina;
·        Reconhecer e ampliar os movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do corpo;
·        Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.

CONTEÚDOS:
·        Cuidado com o corpo, saúde e bem estar (identidade e autonomia);
·        Exploração de diferentes materiais, modelagem (artes visuais);
·        Brincadeiras musicais (música);
·        Linguagem oral e corporal (linguagem);
·        Interação com a natureza e o grupo social (natureza e sociedade);
·        Comparação, classificação, seriação, noções de espaço (dentro, fora, perto, longe...);
·        Coordenação motora fina (preensão, encaixe, pinça, lançamento), reconhecimento das potencialidades do próprio corpo, brincadeiras que envolvam movimento(corpo e movimento).

METODOLOGIA:
·        Colocar bolinhas dentro de uma garrafa pet de 5lt;
·        Passar grãos e líquidos de uma caneca para outra;
·        Ilustrar desenhos utilizando cotonetes;
·        Dentro de uma bacia com água, pegar tampinhas coloridas utilizando palitos de picolé;
·        Colocar grampos em caixas de papelão;
·        Colocar elásticos de escritório ao redor de uma latinha ou garrafa pet;
·        Pintar rolos de papel higiênico, para posteriormente passar uma corda/barbantepor dentro dos rolos;
·        Fixar um canudo em um pedaço de massinha de modelar e a criança irá colocar macarrões pelo canudo;
·        Esconder pequenos objetos ( botões grandes) na massinha de modelar e depois achar com os dedos em movimentos de pinça;
·        Abrir e fechar zíperes;
·        Colocar canudinhosnos orifícios do escorredor de macarrão;
·        Fazer pequenos orifícios em uma caixa e pedir para as crianças colocarem palitos de picolé;
·        Jogar bolinhas em fitas adesivas (esta atividade poderá ser realizada fora da sala);
·        Brincar com o jogo do boliche;
·        Puxar barbantes. Em uma caixa fazer furos e colocar pedaços de barbantes/debrume dar nós;
·        Encher uma bacia com água, colocar bolinhas coloridas e pedir para as crianças pegarem as bolinhas utilizando uma peneira e coloca-las em outro recipiente;
·        Ocupar os espaços de caixas de ovos colocandosementes (de palmeiras e de sombreiro encontradas no bosque) utilizando   o pegador de salada;
·        Abrir e fechar recipientes com rosca. Solicitaremos aos pais que enviem para o cei diversos recipientes como: garrafas pequenas de amaciante, potes de maionese,  todos os objetos deverão ter tampas médias e grandes. Será montada uma caixa com estes objetos.
·        Em algumespaço fora da sala deixar que as crianças brinquem de lavar pedaços de pano e depois pendurem em um varal com grampos;
·        Brincar de lavar as bonecas e depois secá-las;
·        Manusear argila;
·        Pedir para os familiares mandarem para o cei,  bolsas, roupas usadas que contenham botões grandes, zíperes;  carteiras, calçados de adulto(se possível até o tam. 38), com e sem cadarço, chinelos, óculos, tiaras.  Montar um espaço para que as crianças brinquem com estes objetos e consequentemente estimulem sua coordenação motora, seja abrindo um botão ou se equilibrando para caminhar com um calçado grande;
·        Estimular a coordenação motora na escovação dos dentes. Mostrar para as crianças uma “boca grande” permitir que as mesmas escovem os dentes desta boca para que gradativamente aprendam os movimentos de escovação;
·        Instalação de um suporte para papel higiênico na sala, em uma altura apropriada para a criança e próximo a um cesto de lixo, para orientar e estimular a limpeza do nariz;
·        Realizar um café diferente no bosque, estimulando o manuseio correto da colher;
·        Durante as refeições estimular as crianças para que se alimentem sozinhas;
·        Estimular a colocarem os calçados sem auxílio;
·        Manusear livros folheando-os;
·        Cantar a música do patatipatatá “ minhas mãos”,
·        Atividadesde pintura com pincel, giz de cera e giz branco;

AVALIAÇÃO:
·        Expressa satisfação em realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes);
·        Direciona os utensílios de alimentação, utilizando-os de forma autônoma;
·        Experimenta diferentes materiais;
·        Explora com prazer materiais variados;
·        Modela materiais diversos (massinha, argila...);
·        Participa de brincadeiras musicais;
·        Imita sons palavras e frases;
·        Faz perguntas;
·        Brinca conhecendo a natureza ea sociedade em que vive;
·        Demonstra noções de seriação, classificação e comparação;
·        Identifica o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
·        Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina (preensão, encaixe, pinça e lançamento);
·        Manifestas interesse em superar seus limites;
·        Participam de brincadeiras que envolvam qualquer tipo de movimento.
Estimular a coordenação motora fina em crianças pequenas é muito importante, pois, através deste estímulo as crianças irão gradualmente adquirindo habilidades para realização de atividades simples do dia-a-dia, como escovar os dentes, limpar o nariz, lavar as mãos, calçar seus calçados e futuramente este estímulo refletirá na sua escrita. As crianças do maternal I demonstraram muito prazer e satisfação na realização das atividades pedagógicas que foram e ainda estão sendo desenvolvidas. Algumas crianças apresentaram dificuldades na realização de atividades aparentemente simples, mas de grande poder motor e cognitivo. Demonstraram gostar muito de brincar de lavar e estender no varal os paninhos, lavar e secar as bonecas, de brincar de vestirdiversas roupas, sapatos e acessórios. Algumas atividades além de estimular a coordenação motora fina também estimulou a paciência das crianças como, por exemplo, colocar os elásticos de escritório em volta de uma garrafa e colocar canudinhos nos orifícios de um escorredor de macarrão. As atividades que as crianças demonstraram gostar mais serão realizadas outras vezes no decorrer do ano.

CRONOGRAMA:
Mês de abril e maio. (durante o projeto será intercalado as atividades referentes a semana da páscoa).

REFERÊNCIAS:
PEREIRA,LucilaConseição.ArtigoDisponívelem:<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/pedagogia/metodo-montessoriano/amp/>. Acesso em : 11/03/2018.
 MARINHO,Patrícia. Disponível em: <www.tempojunto.com/2017/11/10/10-brincadeiras-para-estimular-a-coordenação-motora-fina/>.Acesso em: 28/02/2018.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário