TURMA: MATERNAL I
PROFESSORA: CHEILA
MAREZANI
AUXILIARES DE SALA:
CARLA FRAGUNDES E SIMONE RANGHETTI
PROBLEMA: Como
desenvolver a coordenação motora fina nas crianças do maternal I?
JUSTIFICATIVA: Durante
o período correspondente ao processo de adaptação no novo ambiente, observou-se
a necessidade de trabalhar algumas habilidades motoras com as crianças do
maternal I. Sabemos que nesta idade é
importante estimular a independência das crianças para que consigam se
alimentar, escovar os dentes, lavar as
mãos e até calçar chinelos. Mas, para que as crianças consigam realizar tais
atividades, faz-se necessário primeiramente estimular sua coordenação motora fina,
para que gradativamente adquiramhabilidades motoras para realizarem ações
simples do dia-a-dia.(Segundo Marinho 2017) a coordenação motora fina envolve o
uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas,
escrever, desenhar, coordenar principalmente os movimentos das mãos e dos
olhos. Esta é uma habilidade que se desenvolve bastante na primeira infância
(período que vai da gestação aos 6 anos). Sabendo que a coordenação motora fina é
responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados principalmente nas
mãos e nos pés; serão propostas várias atividades lúdicas que contribuirão para
o desenvolvimento e fortalecimento motor, do raciocínio, da visão, associação e
atenção. As atividades também irão contribuir para que em um futuro próximo as
crianças adquiram habilidades em açõescomo
recortar, pintar, fazer desenhos e sem dúvida escrever. Utilizaremos
algumas atividades baseadas no método de Maria Montessori, pois de acordo com(Pereira), Montessori defendia atividades que
favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do
intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a
compreensão do abstrato.
OBJETIVO GERAL:Explorar
diversos movimentos manuais a fim de ampliar gradualmente o desenvolvimento das
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina em situações do dia
a dia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Interessar-se pelo cuidado com o corpo
humano, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
·
Desenvolver atitudes relacionadas à
alimentação a fim de aprender a comer sozinho;
·
Manipular diferentes materiais e
objetos, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Realizar modelagens com diferentes
materiais;
·
Participara de brincadeiras musicais;
·
Estabelecer comunicação através da
linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·
Explorar o ambiente através da
brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos
da natureza e do grupo social em que vive;
·
Utilizar comparação, classificação e
seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes
conceitos;
·
Identificar o lugar de pessoas e objetos
conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe, cheio, vazio);
·
Explorar e utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento e pinça para desenvolver a coordenação motora fina;
·
Reconhecer e ampliar os movimentos,
percebendo assim as potencialidades e limites do corpo;
·
Brincar com diferentes situações de
movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
CONTEÚDOS:
·
Cuidado com o corpo, saúde e bem estar (identidade e autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais,
modelagem (artes visuais);
·
Brincadeiras musicais (música);
·
Linguagem oral e corporal (linguagem);
·
Interação com a natureza e o grupo
social (natureza e sociedade);
·
Comparação, classificação, seriação,
noções de espaço (dentro, fora, perto, longe...);
·
Coordenação motora fina (preensão,
encaixe, pinça, lançamento), reconhecimento das potencialidades do próprio
corpo, brincadeiras que envolvam movimento(corpo
e movimento).
METODOLOGIA:
·
Colocar bolinhas dentro de uma garrafa
pet de 5lt;
·
Passar grãos e líquidos de uma caneca
para outra;
·
Ilustrar desenhos utilizando cotonetes;
·
Dentro de uma bacia com água, pegar
tampinhas coloridas utilizando palitos de picolé;
·
Colocar grampos em caixas de papelão;
·
Colocar elásticos de escritório ao redor
de uma latinha ou garrafa pet;
·
Pintar rolos de papel higiênico, para
posteriormente passar uma corda/barbantepor dentro dos rolos;
·
Fixar um canudo em um pedaço de massinha
de modelar e a criança irá colocar macarrões pelo canudo;
·
Esconder pequenos objetos ( botões
grandes) na massinha de modelar e depois achar com os dedos em movimentos de
pinça;
·
Abrir e fechar zíperes;
·
Colocar canudinhosnos orifícios do
escorredor de macarrão;
·
Fazer pequenos orifícios em uma caixa e
pedir para as crianças colocarem palitos de picolé;
·
Jogar bolinhas em fitas adesivas (esta
atividade poderá ser realizada fora da sala);
·
Brincar com o jogo do boliche;
·
Puxar barbantes. Em uma caixa fazer
furos e colocar pedaços de barbantes/debrume dar nós;
·
Encher uma bacia com água, colocar
bolinhas coloridas e pedir para as crianças pegarem as bolinhas utilizando uma
peneira e coloca-las em outro recipiente;
·
Ocupar os espaços de caixas de ovos
colocandosementes (de palmeiras e de sombreiro encontradas no bosque)
utilizando o pegador de salada;
·
Abrir e fechar recipientes com rosca.
Solicitaremos aos pais que enviem para o cei diversos recipientes como:
garrafas pequenas de amaciante, potes de maionese, todos os objetos deverão ter tampas médias e
grandes. Será montada uma caixa com estes objetos.
·
Em algumespaço fora da sala deixar que
as crianças brinquem de lavar pedaços de pano e depois pendurem em um varal com
grampos;
·
Brincar de lavar as bonecas e depois
secá-las;
·
Manusear argila;
·
Pedir para os familiares mandarem para o
cei, bolsas, roupas usadas que contenham
botões grandes, zíperes; carteiras,
calçados de adulto(se possível até o tam. 38), com e sem cadarço, chinelos,
óculos, tiaras. Montar um espaço para
que as crianças brinquem com estes objetos e consequentemente estimulem sua
coordenação motora, seja abrindo um botão ou se equilibrando para caminhar com
um calçado grande;
·
Estimular a coordenação motora na
escovação dos dentes. Mostrar para as crianças uma “boca grande” permitir que
as mesmas escovem os dentes desta boca para que gradativamente aprendam os
movimentos de escovação;
·
Instalação de um suporte para papel
higiênico na sala, em uma altura apropriada para a criança e próximo a um cesto
de lixo, para orientar e estimular a limpeza do nariz;
·
Realizar um café diferente no bosque,
estimulando o manuseio correto da colher;
·
Durante as refeições estimular as
crianças para que se alimentem sozinhas;
·
Estimular a colocarem os calçados sem
auxílio;
·
Manusear livros folheando-os;
·
Cantar a música do patatipatatá “ minhas
mãos”,
·
Atividadesde pintura com pincel, giz de
cera e giz branco;
AVALIAÇÃO:
·
Expressa satisfação em realizar algumas
ações de higiene (lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes);
·
Direciona os utensílios de alimentação,
utilizando-os de forma autônoma;
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Modela materiais diversos (massinha,
argila...);
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Imita sons palavras e frases;
·
Faz perguntas;
·
Brinca conhecendo a natureza ea
sociedade em que vive;
·
Demonstra noções de seriação,
classificação e comparação;
·
Identifica o lugar de pessoas e objetos
conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
·
Demonstra habilidades em ações que
utilizam a coordenação motora fina (preensão, encaixe, pinça e lançamento);
·
Manifestas interesse em superar seus
limites;
·
Participam de brincadeiras que envolvam
qualquer tipo de movimento.
Estimular a coordenação
motora fina em crianças pequenas é muito importante, pois, através deste
estímulo as crianças irão gradualmente adquirindo habilidades para realização
de atividades simples do dia-a-dia, como escovar os dentes, limpar o nariz,
lavar as mãos, calçar seus calçados e futuramente este estímulo refletirá na
sua escrita. As crianças do maternal I demonstraram muito prazer e satisfação
na realização das atividades pedagógicas que foram e ainda estão sendo
desenvolvidas. Algumas crianças apresentaram dificuldades na realização de
atividades aparentemente simples, mas de grande poder motor e cognitivo.
Demonstraram gostar muito de brincar de lavar e estender no varal os paninhos,
lavar e secar as bonecas, de brincar de vestirdiversas roupas, sapatos e
acessórios. Algumas atividades além de estimular a coordenação motora fina
também estimulou a paciência das crianças como, por exemplo, colocar os
elásticos de escritório em volta de uma garrafa e colocar canudinhos nos
orifícios de um escorredor de macarrão. As atividades que as crianças
demonstraram gostar mais serão realizadas outras vezes no decorrer do ano.
CRONOGRAMA:
Mês de abril e maio. (durante o projeto será intercalado as atividades referentes
a semana da páscoa).
REFERÊNCIAS:
PEREIRA,LucilaConseição.ArtigoDisponívelem:<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/pedagogia/metodo-montessoriano/amp/>.
Acesso em : 11/03/2018.
MARINHO,Patrícia. Disponível em: <www.tempojunto.com/2017/11/10/10-brincadeiras-para-estimular-a-coordenação-motora-fina/>.Acesso
em: 28/02/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário