terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PROJETO EU E MINHAS ROUPAS

PROJETO: EU E MINHAS ROUPAS
Professoras: Carina P. V. Darolt
Jurária E. Odwazny
Kerolen M. Stringari

PROBLEMA:
Como trocar as minhas roupas sozinho?

JUSTIFICATIVA:
            Quando as crianças iniciam o ano letivo no primeiro ano do ensino fundamental, muitas delas passam por uma frustração com relação as aulas de educação física. A partir desta fase, antes de iniciar as aulas de educação física, as crianças tem que ir ao banheiro e trocar de roupa, tirar o uniforme  e colocar uma roupa para a prática de educação física sozinhos.
        Muitas crianças ainda não sabem tirar e colocar suas próprias roupas e principalmente amarrar o cadarço do tênis.
            Pensando nesses problemas que poderão acontecer no próximo ano, resolvemos iniciar esse projeto para que as crianças se familiarizam e aprendam a trocarem suas próprias roupas.


OBJETIVO GERAL:
            Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades e a percepção de suas habilidades e competências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§  Desenvolver a autonomia, fortalecendo a auto confiança na troca de roupa;
§  Aprender a tirar e colocar sua própria roupa;
§  Adaptar-se ao espaço, agindo conforme o planejamento;
§  Respeitar as características pessoais relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor, a fim de promover o respeito a diversidade;
§  Executar ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e da aparência pessoal;
§  Ampliar as possibilidades do corpo, deslocando-se com maior agilidade e destreza em movimentos mais complexos.

CONTEÚDOS:
§  Identidade e autonomia;
§  Corpo e movimento;
§  Habilidade de trabalho em equipe;
§  Organização do pensamento;
§  Aparência;
§  Equilíbrio.

METODOLOGIA
§  Atividades de troca de roupas, separados por gênero;
§  Atividades de procurar o calçado e colocar sozinho;
§  Atividades para aprender dobrar e guardar sua roupa na mochila;
§  Reflexão sobre as atividades executadas.

CRONOGRAMA
            As atividades foram desenvolvidas no mês de Novembro de 2015.

AVALIAÇÃO

            O processo avaliativo é feito por meio de observação em todas as atividades desenvolvidas, acompanhando todo o aprendizado da criança.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário