PROJETO: EU E MINHAS
ROUPAS
Professoras: Carina
P. V. Darolt
Jurária E. Odwazny
Kerolen M. Stringari
PROBLEMA:
Como trocar as minhas
roupas sozinho?
JUSTIFICATIVA:
Quando as crianças iniciam o ano
letivo no primeiro ano do ensino fundamental, muitas delas passam por uma
frustração com relação as aulas de educação física. A partir desta fase, antes
de iniciar as aulas de educação física, as crianças tem que ir ao banheiro e
trocar de roupa, tirar o uniforme e
colocar uma roupa para a prática de educação física sozinhos.
Muitas crianças ainda não sabem
tirar e colocar suas próprias roupas e principalmente amarrar o cadarço do
tênis.
Pensando nesses problemas que poderão
acontecer no próximo ano, resolvemos iniciar esse projeto para que as crianças
se familiarizam e aprendam a trocarem suas próprias roupas.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver uma
imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades
e a percepção de suas habilidades e competências.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§ Desenvolver
a autonomia, fortalecendo a auto confiança na troca de roupa;
§ Aprender
a tirar e colocar sua própria roupa;
§ Adaptar-se
ao espaço, agindo conforme o planejamento;
§ Respeitar
as características pessoais relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura,
cor, a fim de promover o respeito a diversidade;
§ Executar
ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do
próprio corpo e da aparência pessoal;
§ Ampliar
as possibilidades do corpo, deslocando-se com maior agilidade e destreza em
movimentos mais complexos.
CONTEÚDOS:
§ Identidade
e autonomia;
§ Corpo
e movimento;
§ Habilidade
de trabalho em equipe;
§ Organização
do pensamento;
§ Aparência;
§ Equilíbrio.
METODOLOGIA
§ Atividades
de troca de roupas, separados por gênero;
§ Atividades
de procurar o calçado e colocar sozinho;
§ Atividades
para aprender dobrar e guardar sua roupa na mochila;
§ Reflexão
sobre as atividades executadas.
CRONOGRAMA
As atividades foram desenvolvidas no mês de Novembro de
2015.
AVALIAÇÃO
O processo avaliativo é feito por meio de observação em
todas as atividades desenvolvidas, acompanhando todo o aprendizado da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário