terça-feira, 21 de outubro de 2014

PROJETO: DESCOBRINDO AS LETRAS E OS NÚMEROS

Professoras:Jenifer,Kátia,Josiane D,Andressa,Josiane.
JUSTIFICATIVA: A criança na Educação Infantil apresenta um conhecimento construído a partir de suas experiências vividas, que se referem a um processo da capacidade de simbolização, permitindo ampliar as habilidades de atenção e memorização, ao expressar-se verbalmente propicia maior desenvolvimento na construção do conhecimento. Conforme RCNEI (2002, p.21),
 
no processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
 
Tendo este entendimento, o conhecimento  do nome próprio, dos nomes das pessoas com quem convive e dos números, se torna essencial, já que muitas vezes percebemos curiosidade da criança nessa área, tentando ler placas, revistas e livros infantis. Da mesma maneira, os números estão presentes em diferentes momentos da vida das crianças pequenas e, sendo assim, esses primeiros conhecimentos da área da matemática precisam ser trabalhados no dia a dia com as crianças.
Acreditamos que a aprendizagem das letras e dos números desde os momentos mais precoces da educação promovem a inserção da criança dentro de seu contexto socialmente leitora do seu mundo e participante efetiva de um mundo letrado.
Por tanto, percebendo o interesse das crianças da turma do Jardim A e suas dúvidas em relação aos conhecimentos das letras do próprio nome e dos nomes de seus colegas, além das questões relativas aos números, onde procuramos trabalhar questões numéricas iniciais (0 a 5) e de alfabetização (nomes e letra inicial), de forma lúdica e integrada a leitura de livros, a ludicidade, estimulando a imaginação e a criatividade, colaborando para um aprendizado do mundo das letras e dos números mais significativos.
OBJETIVO GERAL: Apresentar o alfabeto e os números e possibilitar a criança um primeiro contato com a diversidade de letras e números existentes.
OBJETIVOS EXPECÍFICOS:
-Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo.
-Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
-Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente, a fim de promover o respeito às obras.
-Observar imagens diversas a fim de identifica-las e interpreta-las.
-Brincar com as linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo.
-Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.
-Conhecer o universo musical através da produção de obras.
-Participar de brincadeiras musicais.
-Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo.
-Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral.
-Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, ficha com nomes, receitas, música, poesia etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento.
-Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil.
-Brincar com as letras nos diversos contextos que se encontram para reconhecê-las.
-Utilizar a contagem oral.
-Utilizar a comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.
-Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para  reconhece-los.
 
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia
*Nome;
*Eu e o outro;
*Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita;
 
Artes Visuais
*Fazer artístico;
*Exploração de diferentes matérias;
*Observação e conversação sobre imagens e objetos;
 
Música
*Ritmos e gêneros musicais;
*Canto;
 
Linguagem
*Comunicação;
*Gêneros textuais;
*Linguagem: oral, escrita e corporal;
 
Matemática
*Comparação;
*Classificação;
*Seriação;
*Contagem oral;
*Número;
 
METODOLOGIA:
-Roda de conversa com as crianças sobre o conhecimento das letras e números, onde podemos encontra-los.
-Apresentar para as crianças todas as letras do alfabeto nomeando cada uma.
-Apresentar os numerais de 0 a 5 nomeando cada um.
-Contação de historias:
*BICHADÁRIO (Telma Guimarães)
*DEZ PATINHOS (Graça Lima)
*UM NÚMERO DEPOIS DO OUTRO (José Paulo Paes e Kiko Farkas)
*CONTANDO VAQUINHAS
*ALFABETO DOS PINGOS (Mary França)
*NÚMEROS DOS PINGOS (Mary França)
*ZERINHO FOGE DE CASA (Iria Muller Poças)
*DE AVESTRUZ A ZEBRA (Rodrigo Frank)
*PALAVRAS MUITAS PALAVRAS (Ruth Rocha)
*LIVRO-VARAL DE NÚMEROS E LETRAS (Editora Moderna)
*A DE AMOR A DE ABC (Eloí Elisabet)
*UM BICHINHO DIFERENTE (Priscila Ramos de Azevedo)
-Escrever a Letra inicial do nome de cada criança na areia.
-Escrever o nome de cada criança em uma folha e as mesmas colam bolas de papel correspondente à quantidade de letras.
-Atividade no quadro branco da sala.
-Jogos relacionados às letras e números
-Alfabeto maiúsculo exposto na sala.
-Números de 0 a 5 expostos na sala.
-Jogo da pescaria de peixes com a letra inicial do nome de cada criança.
-Passeio pelos arredores para ver onde encontramos letras e números (placas, casas etc.).
-Fazer o nome de cada criança em uma folha e as mesmas tentam novamente montar o nome embaixo.
-Brincar de amarelinha.
-Dança da cadeira.
-Tiro ao alvo (Números)
-Boliche dos números.
-Pintar a história Um Bichinho Diferente para confeccionarmos a nossa porta.
-Atividades de pontilhados.
-Atividades com guache, massinha, letras em EVA, lápis de cor, giz de cera.
-DVD´S da Xuxa e outros cantores que privilegiem os temas abordados.
-Atividades de recorte e colagem.
-Colar a letra inicial de cada criança no chão para que a mesma possa identificar.
-Colocar a foto da criança e a inicial do nome colada na caixa onde as crianças colocam as bolças.
-Alinhavo dos Números.
 
AVALIAÇÃO:
-Atende aos combinados.
-Experimenta diferentes materiais.
-Explora com prazer materiais variados.
-Respeita o seu trabalho e de seus colegas.
-Demostra avanço no processo de rabiscação (formas e construção corporal).
-Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas).
-Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
-Consegue se expressar de acordo com o ritmo musical.
-Reconhece o som do seu nome.
-Responde as perguntas dirigidas.
-Participa oralmente das ações do grupo.
-Reconhece a letra inicial do seu nome.
-Identifica sua letra no alfabeto.
 
AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:
A execução do referido projeto, teve como eixo norteador, o conhecimento do nome próprio da criança, do nome das pessoas de seu convívio, a letra inicial do nome, como também conhecer os números de 0 a 5.
Por tanto, concluímos que o projeto foi bem aceito pelas crianças, a grande maioria já possui conhecimento da sua letra inicial e de algumas letras do alfabeto, como também realizam a contagem e o reconhecimento dos números.
Procuramos assim, de forma lúdica e integrada estimular a imaginação e a criatividade.
Colaborando para um aprendizado do mundo das letras e dos números mais significativos.



 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Gostei muito desse projeto! Pretendo usar algumas dessas atividades com meus alunos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse projeto! Pretendo usar algumas dessas atividades com meus alunos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom e elegante postagem . PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Essas sugestões são importantes e com certeza só ajuda! Agradecida!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, seria possível me passar a bibliografia utilizada para a escrita? Grata

    ResponderExcluir