JUSTIFICATIVA:
A criança na Educação Infantil apresenta um conhecimento construído a partir de
suas experiências vividas, que se referem a um processo da capacidade de
simbolização, permitindo ampliar as habilidades de atenção e memorização, ao
expressar-se verbalmente propicia maior desenvolvimento na construção do
conhecimento. Conforme RCNEI (2002, p.21),
no processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das
mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e
hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as
crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com
as outras pessoas e com o meio que vivem. O conhecimento não se constitui em
cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação,
significação e ressignificação.
Tendo este entendimento, o
conhecimento do nome próprio, dos nomes das pessoas com quem convive e
dos números, se torna essencial, já que muitas vezes percebemos curiosidade da
criança nessa área, tentando ler placas, revistas e livros infantis. Da mesma
maneira, os números estão presentes em diferentes momentos da vida das crianças
pequenas e, sendo assim, esses primeiros conhecimentos da área da matemática
precisam ser trabalhados no dia a dia com as crianças.
Acreditamos que a aprendizagem
das letras e dos números desde os momentos mais precoces da educação promovem a
inserção da criança dentro de seu contexto socialmente leitora do seu mundo e
participante efetiva de um mundo letrado.
Por tanto, percebendo o interesse
das crianças da turma do Jardim A e suas dúvidas em relação aos conhecimentos
das letras do próprio nome e dos nomes de seus colegas, além das questões
relativas aos números, onde procuramos trabalhar questões numéricas iniciais (0
a 5) e de alfabetização (nomes e letra inicial), de forma lúdica e integrada a
leitura de livros, a ludicidade, estimulando a imaginação e a criatividade,
colaborando para um aprendizado do mundo das letras e dos números mais
significativos.
OBJETIVO GERAL: Apresentar o
alfabeto e os números e possibilitar a criança um primeiro contato com a
diversidade de letras e números existentes.
OBJETIVOS EXPECÍFICOS:
-Criar trabalhos de
arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e
expressar-se com o mundo.
-Realizar diferentes
movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
-Apreciar e cuidar dos
trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente, a fim de promover o
respeito às obras.
-Observar imagens
diversas a fim de identifica-las e interpreta-las.
-Brincar com as
linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo.
-Cantar e interpretar
diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.
-Conhecer o universo
musical através da produção de obras.
-Participar de
brincadeiras musicais.
-Utilizar a linguagem
oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões,
ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas
situações de interação com o grupo.
-Conhecer diferentes
gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de
desenvolver a linguagem oral.
-Estabelecer contato
com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista,
calendário, ficha com nomes, receitas, música, poesia etc.) a fim de reconhecer
a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento.
-Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela
literatura infantil.
-Brincar com as letras
nos diversos contextos que se encontram para reconhecê-las.
-Utilizar a contagem
oral.
-Utilizar a comparação,
classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções
simples destes conceitos.
-Brincar com os números
nos diversos contextos que se encontram para
reconhece-los.
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia
*Nome;
*Eu e o outro;
*Comunicação e expressão:
oral, corporal e escrita;
Artes Visuais
*Fazer artístico;
*Exploração de
diferentes matérias;
*Observação e
conversação sobre imagens e objetos;
Música
*Ritmos e gêneros
musicais;
*Canto;
Linguagem
*Comunicação;
*Gêneros textuais;
*Linguagem: oral,
escrita e corporal;
Matemática
*Comparação;
*Classificação;
*Seriação;
*Contagem oral;
*Número;
METODOLOGIA:
-Roda de conversa com
as crianças sobre o conhecimento das letras e números, onde podemos
encontra-los.
-Apresentar para as
crianças todas as letras do alfabeto nomeando cada uma.
-Apresentar os numerais
de 0 a 5 nomeando cada um.
-Contação de historias:
*BICHADÁRIO (Telma
Guimarães)
*DEZ PATINHOS (Graça
Lima)
*UM NÚMERO DEPOIS DO
OUTRO (José Paulo Paes e Kiko Farkas)
*CONTANDO VAQUINHAS
*ALFABETO DOS PINGOS
(Mary França)
*NÚMEROS DOS PINGOS
(Mary França)
*ZERINHO FOGE DE CASA
(Iria Muller Poças)
*DE AVESTRUZ A ZEBRA
(Rodrigo Frank)
*PALAVRAS MUITAS
PALAVRAS (Ruth Rocha)
*LIVRO-VARAL DE NÚMEROS
E LETRAS (Editora Moderna)
*A DE AMOR A DE ABC
(Eloí Elisabet)
*UM BICHINHO DIFERENTE
(Priscila Ramos de Azevedo)
-Escrever a Letra
inicial do nome de cada criança na areia.
-Escrever o nome de
cada criança em uma folha e as mesmas colam bolas de papel correspondente à
quantidade de letras.
-Atividade no quadro
branco da sala.
-Jogos relacionados às
letras e números
-Alfabeto maiúsculo
exposto na sala.
-Números de 0 a 5
expostos na sala.
-Jogo da pescaria de
peixes com a letra inicial do nome de cada criança.
-Passeio pelos
arredores para ver onde encontramos letras e números (placas, casas etc.).
-Fazer o nome de cada
criança em uma folha e as mesmas tentam novamente montar o nome embaixo.
-Brincar de amarelinha.
-Dança da cadeira.
-Tiro ao alvo (Números)
-Boliche dos números.
-Pintar a história Um Bichinho
Diferente para confeccionarmos a nossa porta.
-Atividades de
pontilhados.
-Atividades com guache,
massinha, letras em EVA, lápis de cor, giz de cera.
-DVD´S da Xuxa e outros
cantores que privilegiem os temas abordados.
-Atividades de recorte
e colagem.
-Colar a letra inicial
de cada criança no chão para que a mesma possa identificar.
-Colocar a foto da
criança e a inicial do nome colada na caixa onde as crianças colocam as bolças.
-Alinhavo dos Números.
AVALIAÇÃO:
-Atende aos combinados.
-Experimenta diferentes
materiais.
-Explora com prazer
materiais variados.
-Respeita o seu
trabalho e de seus colegas.
-Demostra avanço no
processo de rabiscação (formas e construção corporal).
-Explora as possibilidades
de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas).
-Movimenta-se ao ouvir
diferentes sons.
-Consegue se expressar
de acordo com o ritmo musical.
-Reconhece o som do seu
nome.
-Responde as perguntas
dirigidas.
-Participa oralmente
das ações do grupo.
-Reconhece a letra inicial
do seu nome.
-Identifica sua letra
no alfabeto.
AVALIAÇÃO FINAL DO
PROJETO:
A execução do referido
projeto, teve como eixo norteador, o conhecimento do nome próprio da criança,
do nome das pessoas de seu convívio, a letra inicial do nome, como também conhecer
os números de 0 a 5.
Por tanto, concluímos
que o projeto foi bem aceito pelas crianças, a grande maioria já possui
conhecimento da sua letra inicial e de algumas letras do alfabeto, como também realizam
a contagem e o reconhecimento dos números.
Procuramos assim, de forma
lúdica e integrada estimular a imaginação e a criatividade.
Gostei muito desse projeto! Pretendo usar algumas dessas atividades com meus alunos. Obrigada.
ResponderExcluirGostei muito desse projeto! Pretendo usar algumas dessas atividades com meus alunos. Obrigada.
ResponderExcluirBom e elegante postagem . PARABÉNS!
ResponderExcluirEssas sugestões são importantes e com certeza só ajuda! Agradecida!
ResponderExcluirBoa tarde, seria possível me passar a bibliografia utilizada para a escrita? Grata
ResponderExcluir