segunda-feira, 25 de maio de 2015

TÍTULO: SALADA MISTA (ALIMENTAÇÃO)

TURMABerçário II B         Professores: Dilva,Andreia Jagiello,Suzane.

PROBLEMA: Por que precisamos diversificar nossa alimentação?

JUSTIFICATIVA: Com o  crescimento das nossas  crianças, precisamos de uma dieta apropriada para os menores, mesmo que no CEI, o cardápio seja de acordo com as necessidades das crianças, percebemos a  má aceitação de alguns alimentos, também é uma maneira de incentivar e reeducar a alimentação alienando a esse projeto com a família. As crianças desde muito pequenas devem ser estimuladas a desenvolver bons hábitos alimentares. A experimentação de frutas, verduras e legumes pode virar uma brincadeira de forma que experimentem sem terem receio pois através da brincadeira e da liberdade as crianças tem iniciativa própria e sozinhos podem descobrir o gosto diversificado e divertido de outros alimentos.

OBJETIVO GERAL: Introduzir os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual e reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentares dos alunos;
-Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
-Reconhecer os alimentos que faz bem a nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
-Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas.

CONTEÚDOS:

-Linguagem: Oral, corporal, comunicação e expressão:
-Movimento: Corpo humano;
-Matemática: formas e cores;
-Natureza e sociedade: noções de higiene, saúde, sentidos apurados;
-Artes visuais: exploração de materiais, imagens e objetos;
-Música: Participação em músicas cantadas e interpretadas;
-Identidade e Autonomia: expressão de objetos, desagrados e preferencias.

METODOLOGIA:

-Experimentar frutas diferentes as quais não estão presente dia a dia em nosso cardápio: morango, uva, kiwi;
-Degustar diferentes legumes e verduras separadamente cozidas, pelo fato da serem bebês: beterraba, couve flor, batata, chuchu, cenoura;
-Diferenciar diferentes alimentos como frutas e verduras através contato com as mesmas, deixar as crianças explorarem de forma que conheçam sua textura, forma, cor e cheiro;
-Histórias que envolvam alimentação;
-Fantoches em formas de frutas, para a dramatização de histórias identificando as mesmas;
-Cantar músicas relacionadas as alimentação principalmente na hora das alimentações;
-Visitar a horta; deixar as crianças observarem entrarem em contato com a terra da horta;
-Confeccionar um cartaz indicando os alimentos preferidos pelas crianças, envolvendo os pais, pedindo para trazerem rótulos, imagens dos alimentos preferidos de seus filhos;
-Confeccionar tinta de beterraba, para as crianças explorarem de forma de pintura;
-Confeccionar uma maçã de pet reciclável com papel crepom amassado pelas crianças.

AVALIAÇÃO:

-Aceita diferentes alimentos;
-Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
-Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
-Demonstra expressão facial;
-Sacode ou aperta objetos;

CRONOGRAMA: 30 DIAS.

AVALIAÇÃO:

Foi um projeto importante e muito legal de desenvolver, pois as minhas crianças gostaram muito de experimentar vários tipos de verduras e frutas diferentes, colocavam na boca com direito a repetir principalmente o morango e o kiwi, é desde pequenos que devemos ensinar a comer de uma forma saudável.













sexta-feira, 22 de maio de 2015

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contação de História

Dando continuidade ao Projeto de Literatura, aconteceu no dia 15/05 uma contação de história realizada pelos contadores Adriana e André e também utilizando contação através do data show da história Chapeuzinho Amarelo.

Percebeu-se o interesse e encanto das crianças ao verem os contadores fantasiados, dramatizando uma introdução para a história da Chapeuzinho Amarelo, e a concentração delas ao verem a história sendo narrada pela Patrícia Levy através de imagens do data show.


O incentivo ao mundo da leitura, da escrita e da fantasia deve acontecer desde a mais tenra idade, e é com momentos como este, de contação de história, que vamos despertando nas crianças ente interesse.















terça-feira, 19 de maio de 2015

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Turma: Berçário II A 

Professoras: Denise,Cerli,Fabiani,Suzana Lazzaris. 

Problemática: Por que é importante comer alimentos saudáveis ( frutas, verduras e legumes)?
 Justificativa: A instituição é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Sabe-se que há uma  necessidade muito grande de se  estimular a alimentação saudável, e ela deve começar desde a infância, principalmente nas primeiras fases da vida. Por isso, através deste projeto buscaremos estimular uma alimentação  incluindo  diversos alimentos (frutas, verduras e legumes), alimentos que muitas vezes as crianças não ingerem no CEI, ou em casa,  com tanta diversidade,  de uma forma  mais lúdica e atraente.
Como já  sabemos e  estudos  comprovaram  as verduras, legumes e frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos, devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças. Eles estão inseridos no grupo dos alimentos chamados de reguladores e recebem esse nome porque regulam as funções do organismo, como por exemplo, facilitam a digestão, a absorção dos demais nutrientes, protegem a pele, a visão, os cabelos, os dentes, aumentam a resistência contra infecções, melhoram o funcionamento intestinal, entre outras.
Por todas essas razões, é muito importante estimular na criança, desde cedo, a ingestão desses alimentos. Complementando,  sabe-se que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo para toda sua vida.

Objetivo Geral: Oportunizar as crianças  a experimentarem diferentes alimentos, (frutas, verduras e legumes).


Objetivos específicos:

·                    Oportunizar novas experiências alimentares;
·                    Incentivar as crianças a terem bons hábitos alimentares;
·                     Oportunizá-las a degustar frutas, verduras e legumes  que não são servidas normalmente;
·                     Identificar diferentes tipos de alimentos e os cuidados que devemos ter com a nossa saúde;
·                     Diferenciar as características dos alimentos, enfatizando salgado /doce /quente/ frio...
·                    Identificar cores, texturas, aromas e os diferentes sabores dos alimentos;
·                    Apresentar as formas e imagens dos alimentos;
·                    Desenvolver atitudes relacionadas á alimentação, a fim de aprender a comer sozinho e criar bons hábitos alimentares;

Conteúdos:

Identidade a Autonomia
·                    Iniciativa de fazer escolhas;
·                    Eu e o outro;
·                    Exploração do espaço;
·                    Saúde e bem estar (Higiene e Alimentação)

Artes Visuais

·                    Fazer artístico;
·                    Observação e conversação sobre imagens;
·                    Elementos constituintes da linguagem visual: forma, cores e texturas;

Música
·                    Canto, ritmos e gêneros musicais;
·                    Expressão oral e corporal;
·                     Linguagem musical;

Linguagem

·                    Linguagem oral e corporal;
·                    Comunicação;
·                     Literatura infantil;

Natureza e Sociedade

·                    Família;
·                    Escola;
·                    Higiene;

Matemática

·         Contagem oral;
·         Classificação;
·          Comparação;
·         Grandezas e medidas;
·          Temperatura;

Corpo e Movimento

·                    Corpo humano;
·                    Expressividade;
·                     Sensações;


Metodologia:

·         Roda de conversa, (alimentos, benefícios e  produção);
·         Contação de histórias relacionadas ao tema;
·         Apresentação dos  alimentos;
·         Manuseio, exploração de frutas, verduras e legumes;
·         Preparo de uma salada de frutas e uma de verduras e legumes;
·         Degustação;
·         Apresentação de vídeos educativos sobre o tema ( Sid a alimentação saudável, alimentação saudável, frutas e verduras, salada de frutas, tomatinho vermelho, rock das frutas);

Cronograma:  O projeto será desenvolvido do dia 13 de abril a 24 de abril de 2015.


Avaliação:

·           Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos alimentos (formas, cores e texturas);
·          Aceita diferentes alimentos;
·          Identifica imagens de frutas, verduras e legumes;
·          Fala sobre as imagens que vê;
·          Brinca com formas e cores;
·         Explora sons, texturas e imagens de livros;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Demonstra compreensão do uso de novas palavras (amplia vocabulário);
·          Realiza contagem oral;
·          Participa de brincadeiras musicais;
·          Explora com prazer diversos alimentos;

·          Presta atenção ao ouvir alguém falando e cantando;












PROJETO: JARDIM DA ALEGRIA

Turma: Berçário II A

Professoras: Denise,Cerli,Fabiani,Suzana Lazzaris.  

Problema: porque precisamos desenvolver os sentidos?

Justificativa: Escolhemos trabalhar o título jardim da alegria por deprararmos com uma sala com onze crianças com muita dificuldade de adaptação, sendo que com este tema podemos explorar os sentidos com diversas atividades de acordo com a faixa etária proporcionando a socialização e instigando a curiosidade. Desde o nascimento as crianças experenciam o mundo através dos sentidos, por isso todos  devem ser bem desenvolvidos. No decorrer do tempo os sentidos vão se ampliando, devemos oportunizar as crianças, estimulando para que possam ampliar estes sentidos.

Objetivo Geral: despertar o conhecimento a cerca dos sentidos.
Objetivo  Especifico:
·         
                Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características propriedades e possibilidades de manuseio;
·          Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo seus limites e sensações que ele produz.
·          Expressar suas necessidades, desejos pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos para desenvolver sua autonomia.
·          Interagir com brinquedos sonoros ( sons de animais, do corpo, e instrumentos musicais).
·         Explorar as diversidades sonoras a fim de perceber os diferentes sons e ritmos.
·         Estimular a alimentação para desenvolver autonomia e bons hábitos alimentares.
·         Oportunizar a degustação de vários tipos de alimentos dos mais comuns aos mais elaboradas com cores e texturas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ( estratégias)

·         Rasgar, amassar papel.
·         Pintura facial e corporal;
·         Brincadeiras com espelhos, revistas e imagens;
·         Músicas ( sons da natureza) a fim de tranqüilizar as crianças em certos momentos do dia com auxilio  do aparelho de som e cd;
·         Caixa de surpresas: confeccionar uma caixa com buraco aonde as crianças possam entrar em contato com os objetos para sentir diferentes tipos de texturas, dentro da caixa iremos colocar: balão com água, lixa, esponja, bola, urso de pelúcia, até mesmo objetos das crianças.
·         Tapete de texturas: confeccionar um grande tapete para colocar exposto na sala para que as crianças possam caminhar sobre as diversas texturas usar: areia, brita, grama, lixa, folhas secas, espuma, botão, grãos, sementes.
·         Degustar alimentos com as mãos e colheres: para esta atividade usar a alimentação oferecida pelo CEI para que a criança desenvolva sua autonomia.
·         OBS: esta atividade iremos fazer com freqüência:
·         Experimentar vários gostos ( doce, salgado, azedo, amargo)a para esta atividade preparar geladinhos para que eles possam segurar sozinhos.
·         Histórias ( animais, jardins, flores). Contar histórias diariamente envolvendo vários temas;
·         Pinturas; colocar papel pardo no chão e carimbar as mãos e os pés das crianças e permitir que toquem na tinta para conhecerem sua textura, fazendo assim desenhos livres;
·         Brincadeiras livres e dirigidas na sala e no pátio interno e externo do CEI;
·         Dramatização das histórias com fantoches;
·         Aula passeio para que a criança possa observar o ambiente ao seu redor;
·         Confeccionar flores com o uso de CDs para enfeitar a sala;
Conteúdos:
·         Adaptação;
·         Eu e o outro;
·         Cuidados com o corpo;
·         Exploração do espaço;
·         Comunicação e expressão: oral, corporal:
·         Saúde e bem estar: higiene e alimentação;
·          Repouso;
Corpo e movimento:
·         Corpo humano; * expressividade; * equilíbrio; * coordenação motora ampla;
·         Sensações; * percepção; * flexibilidade;
·         Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.
Artes visuais:
·         Fazer artístico;
·         Exploração de diferentes  materiais;
·         Ele mentos constituintes da linguagem visual (forma, cor, volume, textura);
·         Observação e conversação sobre imagens e objetos;
Música:
·         Expressão oral e corporal;
·         Interpretação e dramatização musical;
·         Ritmos e gêneros musicais;
·         Canto;
·         Linguagem musical;
Linguagem orla e escrita:
Linguagem oral e corporal;
·         Comunicação;
·         Gêneros e formas de expressão;
Natureza e sociedade: família, comunidade, meio ambiente, seres vivos, fenômenos da natureza, tradições de diversidades socioculturais, higiene.

Avaliação:

 A avaliação far-se-á de acordo com a participação de cada criança durante as atividades proporcionadas, mediante observação, reflexão e registro de:
·         Manifesta confiança no ambiente da sala;
·         Vivenciou bem o processo de adaptação;
·         Reconhece pessoas do seu convívio;
·         Comunica idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Vocaliza em resposta aos estímulos (emite sons quer com estímulos dos adultos ou do ambiente)
·          Aceita diferentes alimentos;
·         Reconhece seus colegas de sala e professores;
·         Brinca com outras crianças;
·         Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·         Consegue se expressar de acordo com o ritmo músicos;
·         Balbucia;
·         Demonstra coordenação motora ampla e fina ( chutar, puxar, escavar, encaixar);
·         Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda quando for solicitado;
·         Demonstra equilibrio e ritmo nos movimentos;
·         Empilha objetos;

CRONOGRAMA:

Do dia 2 de março inicia-se as atividades e se estendem até o final do mês de abril.