segunda-feira, 16 de março de 2015

PROJETO: Adaptação

TÍTULO: Retornando com alegria ao nosso CEI

PROFESSORAS: Joseane Casagrande,Maiara S.

TURMA: JARDIM B

PROBLEMA: Como fazer com que a criança se adapte de uma forma agradável às novas mudanças?
         
             JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústia medo e dúvidas em pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de adaptação, os familiares que se separam dela também terão de se acostumar. A entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio familiar  em que ela é protegida de tudo e por todos. Para um ambiente onde encontra novas regras e uma nova rotina.  A criança precisará de tempo até se sentir parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e fundamental, desenvolvendo atividades que incluem o envolvimento da família. A criança precisa saber conhecer esse novo espaço por necessidade dos pais, também como a oportunidade de rever os amigos, conhecerem novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças.
       
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, familiarizando-se, com as pessoas que nele se encontram, constituindo vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e demonstrando interesse.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Familiarizar a criança aos espaços do CEI e sua rotina;
*Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
*Construir laços de afetividade entre crianças e professoras;
*Elaborar oralmente e coletivamente regras de convivência;
*Situar-se e orientar-se nos espaços físicos do CEI;
*Aprender a ter autonomia com seus pertences;
Conteúdos:
*Conversar, dialogar, nomear pessoas em geral, cantar histórias (Linguagem oral);
*Apresentação de funcionários e coleguinhas (Natureza e sociedade);
* Pintura, desenho livre, modelagem, colagem ( Artes visuais);
*Dança (Movimento);
*Diferentes tipos de sons e músicas diversos estilos ( Música);

METODOLOGIA:
*Rodas de conversa;
* Confecção de lembrancinhas;
*Brincadeiras de roda;
*Passeios aos arredores do CEI;
* Atividades com massinha, pintura com guache e lápis de cor;
*Confecção de mural com fotos das crianças mostrando a sua adaptação;
*Músicas em geral e dança;
*Contação de histórias, rasgar, colar, folhear;
*Músicas cantadas variadas, envolvendo o nome das crianças;
*Jogos de quebra- cabeça;
*Brincadeiras livres em diversos espaços do CEI;

Cronograma:

Mês de fevereiro

Avaliação:

Durante o projeto adaptação realizamos  diversas atividades e brincadeiras onde as crianças interagiram entre si  e com as professoras, observamos cada criança de forma individual e coletiva conhecendo cada uma. A turma do jardim B adaptou-se bem a rotina, colegas e professoras, sendo assim avaliamos esse momento tão importante na vida de cada um, de maneira positiva.


















terça-feira, 10 de março de 2015

Projeto: Momento de desafio, descoberta e aprendizado no Jardim A.

Turma: Jardim A.
Professoras: Andréia Ione Abelino Safanelli e Alcinéia Cristina da Silva.
Problema: Como fazer da adaptação um momento tranquilo?

Justificativa: o período de adaptação é muito importante na vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências, conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portanto é necessário reconhecer as reações da criança como: choro ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento. São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inserir-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui pra frente. O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período onde as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelo educando e todas as pessoas que fazem parte da escola, então sentindo-se seguras e felizes, suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil  para eles e importante no desenvolvimento educacional de seu filho.

Objetivo Geral: proporcionar um ambiente que inicie o processo de socialização de forma acolhedora, estimulando a autonomia e promovendo o desenvolvimento integral da criança através da interação em um ambiente rico em estímulos e com a própria família fortalecendo os laços afetivos.

Objetivos Específicos:

·         Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·         Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de aprender a comer sozinho e criar bons hábitos alimentar;
·         Aprender a conviver no espaço físico da instituição, identificando os locais favoráveis à brincadeira, à descoberta e também os locais que trazem riscos;
·         Ampliar o circulo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência;
·         Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas;
·         Brincar com as demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e socializar-se.

 Conteúdos:

·         Identidade e autonomia;
·         Higiene e alimentação;
·         Movimentos;
·         Artes visuais;
·         Musica;

Metodologia:

·         Apresentação das professoras dos colegas de turma e o nome do CEI
·         Rodas de conversas utilizando: livros com desenhos, CD´S, filmes, fantoches;
·         Rodas de musicas com Cd´s, exploração do conhecimento de cada um cantando a musica que conheça, também cantando musicas sem o aparelho de som;
·         Estimular as crianças o uso correto dos banheiros e bebedouros;
·         Jogos de encaixe;
·         Brincadeiras com bolas e brinquedos diversos;
·         Socialização com as demais turmas e funcionários do CEI;
·         Brincadeiras na brita, gramado, areia, bosque, realizando a socialização entre as criança;
·         Rasgar, cortar e colar  imagens de revistas;


Cronograma: este projeto será realizado inicialmente no mês de e fevereiro e quando for necessário na adaptação de novas crianças.



Avaliação: Neste projeto no período de adaptação há necessidade de orientar, estimular com amor, paciência aos novos compromissos das crianças e familiares. Foi desta forma que desenvolvemos as atividades realizadas no período de adaptação. Percebemos que a maioria das crianças se adaptaram facilmente ao ambiente, aos colegas, as professoras, as rotinas estabelecidas demonstrando satisfação ao realizarmos algumas ações como há de higiene, brincar com os colegas e professoras tanto na sala como nos diferentes espaços do CEI, e, atividades do projeto. Acreditamos que o bom desenvolvimento da adaptação se deu de forma positiva devido a compreensão e parceria de todos os envolvidos, criança, professoras e familiares.